segunda-feira, 30 de março de 2009

Eixo de trabalho

Eixo de trabalho, Eixo temático, Sub-tema,Objetivo e Situação didática, tudo isto no mesmo registro de aula.

Vou exemplificar:

Eixo de trabalho: ( conteúdo de trabalho )
> leitura
> texto e Interpretação
> ditado
> Atividades

Eixo temático: ( assunto trabalhado )
> leitura: Textos didáticos,leitura silenciosa,contos,poesia etc)
> texto e interpretação ( nome do texto)

sub tema ( se dentro do assunto tratado surge outro assunto)
assunto: desemprego sub tema: fome,miséria,separação,etc.

objetivo ( qual é o objetivo que você quer alcançar )
_ ler fluentemente
_ saber interpretar textos
_ conhecer os problemas da sociedade através do texto
_ dar ditado das palavras com dificuldades

Observação: Isso é um Plano de aula. Ele deve ser elaborado de acordo com seu planejamnto. Espero ter ajudado.



PÁSCOA...TEMPO DE REFLEXÃO

A páscoa tem vários significados,para uns ela significa a passagem do povo escravo do egito a palestina,para outros significa o cordeiro que foi morto a pedido de Deus e a casa que foi marcada pelo sangue do cordeiro ,esta a peste enviada por Deus não foi atingida .Assim a crença da páscoa para cada religião tem um significado.Mas em nenhuma delas deixa de ser o recomeço, a vida,a celebração do novo.
Mais tarde eles colocaram os coelhinhos como símbolo da páscoa que significa fertilidade,portanto a vida se faz presente de
novo.
Presentear com ovos coloridos já é uma tradição milenar,isso já acontecia na Ucrania para comemorar a entrada da primavera.
A mais importante de todas as comemorações é a dos cristãos.Na época de Jesus já comemoravam a páscoa,tanto é que Jesus celebrou com os discípulos a festa da páscoa,na Santa Ceia.Logo em seguida foi preso e crucificado.Assim a páscoa também ficou conhecida pela ressureição de Jesus.
Novamente há um outro recomeço.Portanto a páscoa é tempo de pensarmos em ressurgir,renascer e tornar a viver.
A páscoa é para pensarmos o que é viver.Como estamos vivendo.De que forma essa vida está sendo importante pra mim.
Tempo de pensar e agir.


ESCREVA EM UM PARÁGRAFO O QUE SIGNIFICA A PÁSCOA PRA VOCÊ.SE QUISER ILUSTRAR PODE USAR FOTOGRAFIA OU DESENHO.FAÇA BONITO.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

quinta-feira, 19 de março de 2009

PLANEJAMENTO TRIMESTRAL DE PORTUGUÊS/MATAMÁTICA/ CIÊNCIAS/ GEO/HIST PARA O EJA

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – ESCOLA MUNICIPAL JOÃO ALVES DUCA – 2009 PLANEJAMENTO HISTÓRIA/GEOGRAFIA E CIÊNCIAS PARA O 1º TRIMESTTRE____ MESES: FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL.
3º PERÍODO
PROFESSORA: Ailce Zulmira da Costa

CONTEÚDOS
CAPACIDADES
DESENVOLVIMENTO

 Lixo
 Conseqüências do lixo
 Desmatamento
 Doenças causadas pelo desmatamento
 Reciclagem do lixo
____________________________________________________________________________________

 Conhecer as doenças causadas pelo desmatamento.
 Aprender sobre as consquencias do desmatamento para o meio ambiente.
 Conhecer produtos que levam anos para serem absorvidos pelo
Meio ambiente.
 Aprender como se faz a coleta seletiva do lixo.
_____________________________________________________________________________________

 Trabalhar com textos e atividades do livro
 Leitura de textos sobre o assunto em livros e jornais.
 Interpretar e produzir textos referentes aos conteúdos tratados.
 Debate sobre a importância da preservação do ambiente.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – ESCOLA MUNICIPAL JOÃO ALVES DUCA – 2009
PLANEJAMENTO DE PORTUGUÊS PARA O 1º TRIMESTTRE____ MESES: FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL.
3º PERÍODO
PROFESSORA: Ailce Zulmira da Costa
CONTEÚDO
CAPACIDADES
DESENVOLVIMENTO
_____________________________________________________________________________________
 Várias formas de comunicação.
 Leitura.
 Acentuação
 Textos variados
 Parágrafos e pontuações.
 Produção de textos.
 Ortografia: r,rr,s.ss,ç,z.
 Gramática: Substantivos próprios e comuns.
 Bilhete,convite e anúncio
 Texto e Interpretação
_____________________________________________________________________________________
 Mostrar a importância da comunicação verbal e não verbal na sociedade e enfatizar a função histórico-social da escrita.
 Ler oral e com rítimo.
 Compreender a importância do dicionário.
 Saber acentuar as palavras corretamente.
 Identificar parágrafos no texto e colocar a pontuação necessária.
 Diminuir dificuldades ortográficas.
 Identificar substantivos.
 Identificar verbosnos tempos:presente,passado e futuro  Leitura ( silenciosa,oral e individual)
_____________________________________________________________________________________
 Estudo do vocabulário.
 Trabalhar as diferenças entre a linguagem verbal (fala e escrita ) e as outras formas de linguagem.
 Saber interpretar textos ou outras formas de interpretação.
 Treino ortográfico.
 Texto para treinar parágrafos e pontuação.
 Produção de textos
 Textos para identificar substantivos e verbos.
 Compreender os passos corretos de escrever um anúncio,um bilhete ,etc.

_____________________________________________________________________________________
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – ESCOLA MUNICIPAL JOÃO ALVES DUCA – 2009
PLANEJAMENTO DE MATEMÁTICA PARA O 1º TRIMESTRE________ MESES: FEVEREIRO,MARÇO E ABRIL
- 3º período

CONTEÚDO
CAPACIDADES
DESENVOLVIMENTO
_____________________________________________________________________________________
 Operações
 Problemas
 Números cardinais e romanos.
 Geometria
 Sistema monetário brasileiro.
 Sucessor e antecessor
 Igual,diferente,maior,menor
 Trabalhar problemas que envolvam,adição,subtração, multiplicação e divisão.
 Trabalhar os numerais cardinais,ordinais e romanos:por extenso e algarismos.
 Familiarizar com as formas geométricas simples.
 Promover atividades que envolvam o sistema monetário brasileiro
_____________________________________________________________________________________
 Atividades que envolvam as 4 operações.
 Atividades para fixar a tabuada.
 Resolução de problemas com as 4 operações
 Utilizar fichas com numerais cardinais, ordinais e romanos;
escritos por extenso.
 Reconhecimento das cédulas. e moedas em circulação.
 Leitura e escrita de quantias em dinheiro.
 Resolução de operações envolvendo o real
_____________________________________________________________________________________

sábado, 14 de março de 2009

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS/GEO/HIST/ENSINO RELIGIOSO E ALFABETIZAÇÃO PARA O EJA

ABC...
No A encontro um Amigo
No B vejo Beleza
Se queres aprender
Cante o C com muita Certeza
A letra D não se pode Desprezar
E com o E aprendemos a Esperar
Com a letrinha F se escreve Fofinho
Com o G é meu Gatinho
A letra H é Hospital
O I se faz o Índio
A letra J é o Juvenal
E pra dizer a verdade
O K è da Karine
E por sinal muito legal
O L é a Lata
A letra M é o Macaco
O N é da Nair
O O é da Onça
O P é do Pato
A todos nós vou dizer
Que o Q é Querer
O R é Recomeçar
O S é do Sapo
O T é de ternura
Que devemos demonstrar.
O U é de União
A letra V é Violeta
O W é muito Wolts
O X é xis
O Y é do Yuri
O Z é do Zebu
Esse é o abecedário
Que devemos aprender
Ailce Costa
Atividades de Geografia/Ciências/]História – EJA

Nome__________________________________________

Conseqüências do Desmatamento

Uma das consequências do desmatamento é a destruição e extinção de diferentes espécies de animais. E de muitas espécies de ervas que podem ajudar na cura de doenças.
Um consequente agravante do desmatamento é o progresso dos processos de erosão. As árvores de uma floresta têm a função de proteger o solo, para que a água da chuva não passe pelo tronco e infiltre no subsolo. Elas diminuem a velocidade do escoamento superficial, e evitam o impacto direto das chuvas como o solo e suas raízes ajudam a retê-lo, evitando a sua desagregação.
A retirada da cobertura vegetal expõe o solo ao impacto das chuvas. As conseqüências dessa interferência humana são várias:
- aumento do processo erosivo, o que leva a um empobrecimento dos solos.
- assoreamento de rios e lagos, que provoca desequilíbrios nesses ecossistemas aquáticos, além de causar enchentes.
- extinção de nascentes.
- elevação das temperaturas locais e regionais
_ diminuição das chuvas, elevação das temperaturas, e, portanto, acentuada diminuição da biodiversidade.
- proliferação de pragas e doenças,





Atividades

1 – Marque V ou F:

• São consequências do desmatamento:
A ( ) destruição e extinção de animais.
B ( ) aumento da produção de alimentos.
C ( ) O progresso dos processos de erosão
D ( ) o enriquecimento dos solos.

2 _ Qual é a principal importância da árvore na natureza?

( ) Ela só serve para dar sombra.
( ) Tem a função de proteger o solo.

3 – Como as árvores protegem o solo?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – O empobrecimento do solo causa:

( ) o aumento das chuvas ( ) o aumento da erosão

5 – O Desmatamento causa:

( ) a poluição ( ) diminuição das chuvas

( ) extinção de nascentes

5 – Cite duas consequências do desmatamento:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ANÚNCIO
VENDE-SE UMA BICICLETA NOVA, POUCO USADA, DA COR VERMELHA E AZUL. QUEM ESTIVER INTERESSADO EM COMPRAR PROCURAR O SENHOR JOSÉ DA SILVA, NO TELEFONE 555 444. O PREÇO SERÁ TRATADO PESSOALMENTE.




AGORA É SUA VEZ DE FAZER O ANÚNCIO DA VENDA DE UM RÁDIO.
ANÚNCIO
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

LEIA O TEXTO E DÊ UM FIANL DE ACORDO COM A HISTÓRIA. CONTE QUAL FOI O PRESENTE DIFERENTE QUE MILENA GANHOU:

O ANIVERSÁRIO DE MILENA
MILENA É UMA GAROTA MUITO SAPECA. NO DIA DE SEU ANIVERSÁRIO ELA GANHOU UM PRESENTE BEM DIFERENTE. ELA GANHOU ____________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividades de Ensino Religioso Escola Municipal João Alves Duca - 3º EJA
NOME _____________________________________________________________
1- Ilustrar a poesia.
2- Circule as palavras corretas. De acordo com o texto. A vida se vive para:
Maltratar- Amar- Agredir- Acreditar- Atrapalhar- Dividir -Desprezar- Evoluir-Mudar - Melhorar –Oprimir - Gargalhar
3- Crie bonitas frases com estas palavras extraídas do texto poético acima e depois às leia para os colegas: VIDA; NATUREZA; FELIZ; SORRIR; BRINCAR:
4- Complete a frase escolhendo a palavra certa abaixo. Muitas religiões ensinam que as pessoas serão mais felizes acreditando em uma força infinita do bem que é chamada de.............................


A vida se vive pra quê?
A vida se vive pra quê?
Homens e mulheres me respondam por favor
A vida se vive para amar e ser feliz?
Sim, e para brincar na água do chafariz.
A vida se vive para aceitar os encantos da natureza?
Sim, e para nadar na correnteza.
A vida se vive para cada vez mais aprender?
Sim, e para deixar acontecer.
A vida se vive para acreditar na força infinita do bem?
Sim, e para dividir tudo de bom que se tem.
A vida se vive para mudar o que precisa ser mudado?
Sim, e para brincar de marcha soldado.
A vida se vive para evoluir e sempre melhorar?
Sim, para sorrir e até gargalhar.









Invente uma frase para o desenho abaixo: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



“Deus é o meu defensor e ele nunca é injusto.” (Salmo 92)

Atividades de Ciências - Escola Municipal “João Alves Duca”.
Nome ______________________________________________
RECICLAGEM DO LIXO
Símbolo da Reciclagem
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera renda, os materiais mais reciclados são os vidros, os alumínios, os papéis e os plásticos. Esta reciclagem ajuda a diminuir significativamente a poluição da água, do ar e do solo.
Outro importante benefício gerado pela reciclagem é a quantidade de novos empregos que ela tem gerado nos grandes centros urbanos e também no interior.
Em regiões de zona rural a reciclagem também está acontecendo. O lixo orgânico (sobras de vegetais, frutas, grãos e legumes) é utilizado na produção de adubo orgânico para ser usado na agricultura.
Curiosidade: Você sabia que muitos produtos levam muitos anos para serem absorvidos pelo meio-ambiente? Veja abaixo uma relação das substâncias e o tempo que elas levam para serem absorvidas no solo.

• Papel comum: de 2 a 4 semanas
• Cascas de bananas: 2 anos
• Latas: 10 anos
• Vidros: 4.000 anos
• Tecidos: de 100 a 400 anos
• Pontas de cigarros: de 10 a 20 anos
• Couro: 30 anos
• Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos
• Cordas de náilon: de 30 a 40 anos
• Chicletes: 5 anos
• Latas de alumínio: de 80 a 100 anos

Fonte de pesquisa: http://www.todabiologia.com/

Atividades

1 – Responda:

a) Porque é importante a reciclagem do lixo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Quais são as materiais mais reciclados?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 _ De acordo com o texto, a reciclagem ajuda:

( ) A matar a sede da população
( ) A diminuir a poluição das águas, ar e solo.
( ) Fazer economia de água.
( ) Gastar menos energia.

3 – Marque V se for verdadeiro e F se for Falso:

A. ( ) O lixo orgânico ( sobras de vegetais,frutas, etc.) è utilizado como adubo orgânico na agricultura.
B. ( ) Vidros demoram 2 anos para serem absorvidos pelo meio ambiente.
C . ( ) Pontas de cigarro demoram de 10 a 20 anos para seem absorvidos pelo meio ambiente.
D . ( ) A reciclagem do lixo é de pouca importância para a natureza.



Poluição do ar: gerador de problemas respiratórios para a população

terça-feira, 3 de março de 2009

Jogo Stop - 3º EJA

Stop



Material necessário

- Lápis/Caneta

- Folhas


Objetivo

Desenvolver raciocínio lógico matemático, atenção, agilidade e integração.

Procedimento

- Forme uma equipe com mais dois colegas. Se não for possível, forme equipe com mais um só.

- Sua equipe escreve num papel cinco números, todos menores que 10.

- Atenção! Três números devem ser números com vírgula!

- Sua equipe também deve fazer no caderno uma tabela como esta:

Maior número


Menor número


Subtração de maior resultado


Subtração de menor resultado


Resultado de uma multiplicação


- Tudo pronto? Agora a questão é escolher a equipe adversária.

- Quando o professor disser "Já!", as duas equipes trocam suas listas de números e tentam preencher as tabelas.

- Veja só: sua equipe preenche a tabela com os números dados pela outra equipe!

- Veja uma tabela preenchida:

Maior número

9,999

Menor número

0,25

Subtração de maior resultado

9,999 - 0,25 = 9,749

Subtração de menor resultado

3 - 2 = 1

Resultado de uma multiplicação

2 x 5,1 = 10,2

- A equipe que completar primeiro a sua tabela grita STOP! E vence o jogo. Mas atenção! A outra equipe deve conferir! Se houver erro...


Pontuação - 3º período EJA

Pontuação



O bilhete a seguir está sem pontuação. Copie-o no caderno, usando sinais de pontuação e letras maiúsculas onde for necessário.

Queridos alunos

vocês estão voltando de férias espero sinceramente que estejam com muita vontade de passar para a quinta série para isso todo empenho é pouco procure prestar atenção nas aulas sem conversar fora de hora e não faltar as aulas pois iremos aprender muitas coisas novas e interessantes conto com vocês

prof. suzana

Atividades de História - EJA

Meios de transporte



Os meios de transporte servem para transportar pessoas e cargas de um lugar para outro. São meios de transporte: carro, trem, ônibus, barco avião, cavalo, bicicleta, etc. Os meios de transporte podem ser: terrestres, aéreos ou aquáticos.

Os transportes terrestres

São aqueles que se movimentam por terra: o automóvel, o ônibus, o caminhão, o metrô, o trem, a motocicleta, a bicicleta, a carroça.


O trem é um meio de transporte terrestre.

Os transportes aéreos

Os transportes aéreos são aqueles que se movimentam pelo ar: o avião, o helicóptero.


O helicóptero é um meio de transporte aéreo.


Os transportes aquáticos

Os transportes aquáticos são aqueles que se movimentam pela água: o navio, a canoa, a lancha, o iate, a jangada, a balsa.


O navio é um meio de transporte aquático.

As pessoas que moram na zona rural costumam usar animais como cavalos, mulas e bois para o transporte.



O automóvel, a bicicleta e a motocicleta são transportes de uso pessoal. O ônibus, o trem e o metrô são chamados de transportes coletivos porque levam muitas pessoas ao mesmo tesmpo.

1) Dê exemplos de meios de transporte e escreva para que servem.

________________________________________________________.

2) Como podem ser os meios de transporte?

________________________________________________________.


3) Ligue o meio de transporte ao profissional que dirige e depois ao local de onde ele parte:

trem motorista aeroporto
navio piloto estação ferroviária
ônibus maquinista cais do porto
avião timoneiro estação rodoviária

Bingo para o EJA

Bingo

Data: 01/08/2008

Material necessário

- Cartolina

- Canetinhas

- Tesoura

- Marcadores (tampinhas de garrafa, sementes)

Objetivo

- É um jogo de fixação e identificação visual.

Procedimento

- Cortar uma cartolina no formato de um tabuleiro de xadrez e escrever, com letra de forma, em cada quadrado desenhado na cartolina, palavras que sejam do conhecimento dos alunos.

- Cada criança recebe um tabuleiro e alguns marcadores. A professora dita, uma a uma, palavras que os alunos deverão encontrar em seu tabuleiro. Ao encontrarem alguma devem marca-lás, como se faz em um bingo.

- Nas turmas mais adiantadas, os marcadores podem ser substituídos por cartelas nas quais estão escritas palavras em letra cursiva. Neste caso, a criança lê a palavra que está na cartela e a procura no tabuleiro, no qual ela estará escrita em letra de forma.

segunda-feira, 2 de março de 2009

A MULHER BRASILEIRA

Quero dizer em palavras simples
O quanto é bela a mulher brasileira
Mulher de todas as cores e raças
És forte e trabalhadeira

Não importa de onde tú és
Norte, sul,leste, oeste
Encanta o mundo com sua beleza
Sua simplicidade e sua grandeza

Sinto sua força na luta
Na falta de esperança
Na alegria e na bonança
Na cultura ou na ignorância

Você é o braço forte
que sustenta essa nação
não importa de onde vens
é a a potência que sustenta
Os filhos dessa nação
autora:Ailce costa
Posted by Picasa

¨¨¨¨¨¨¨¨ A você mulher ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Posted by Picasa