quinta-feira, 28 de maio de 2009

FELIZ DIA DOS NAMORADOS


Meu Sonho é Você
Mesmo você não me vendo
Estarei te Olhando;
Mesmo não te tocando
Estarei te sentindo
E por onde você estiver passando
Estarei te seguindo;
Nos teus olhos eu me vejo
Me encanto com teu sorriso
Nos teus sonhos está o meu desejo
Em tua alma , meus sentidos
Você é um sonho bonito
Que estarei vivendo
Até transformar-se em Realidade

PARA OS APAIXONADOS

SONETO DA FIDELIDADE
De tudo, meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor ( que tive ) :
Que não seja imortal, posto que é cham
Mas que seja infinito enquanto dure.

ATIVIDADES COM ENCONTROS CONSONANTAIS E SUBSTANTIVOS











segunda-feira, 25 de maio de 2009

METAMORFOSE - CIÊNCIAS - EJA


NESTA AULA PODEMOS ENSINAR AOS ALUNOS COMO OS ANIMAIS TEM DIVERSAS FORMAS DE SE CAMUFLAR PRA SE DEFENDER.o CAMALEÃO É O QUE MAIS SE CAMUFLA PARA DESPISTAR SEUS AGRESSORES.NA NATUREZA ELES SE DEFENDEM COMO PODEM.O ÚNICO ANIMAL QUE ELES NÃO CONSEGUEM DEFESA É DO HOMEM.É UMA BOA AULA TAMBÉM SOBRE MEIO AMBIENTE E SUAS DIVERSIDADES.COMO A NATUREZA TEM SEUS MEIOS DE PRESERVAÇÃO.

Nome popular: CamaleãoClasse :

RépteisFamília: Chamaeleontidae

Comprimento: até 60 cm

Característica: Língua protrátil, cauda preênsil, patas fortes.

Alimentação: alimenta-se de insectos e outros pequenos invertebrados.O camaleão se movimenta com extrema lentidão. Para apanhar a sua presa, utiliza a língua como se fosse um laço. Consegue, com a velocidade de um raio, estender a língua quase um metro. O insecto fica preso na ponta pegajosa da língua e logo é tragado.Há perto de oitenta espécies de camaleão, em que a maior parte na África,ao Sul do Soara.O camaleão é muito famoso pela capacidade que tem de mudar de cor. Ele não é incolor: possui uma cor básica, que varia conforme o seu habitat. A cor pode ser modificada por influência de luz ou pelas sensações do próprio animal. Um camaleão quando tem fome pode modar de marron para preto. Esta modificação acontece, porque é provocada pela actuação do sistema nervoso sobre as células de pigmento. Uma coisa que existe nele, é que não tolera a presença de outro em seu território, mesmo que seja uma femêa. O hábito solitário só é abandonado na época de acasalamento.Esta pesquisa foi retirada do site : " Saúde Animal "Autora : Lúcia Helena Savetti De Ciccohttp://www.saudeanimal.com.br/camaleao.htm

video

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS - EJA

Avaliação de Hist/ Geo/ Ciências – Escola Municipal “João Alves Duca”
Nome _______________________________ Data ________________
Série: 3º EJA Valor: _____________ Ailce Costa

1 _ No processo de Reciclagem, que além de preservar o meio ambiente
também gera renda. De acordo com essa informação, quais são os materiais
mais reciclados? _________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2 – Marque V se for Verdadeiro e F se for Falso:

a. ( ) O lixo orgânico ( sobras de vegetais,frutas,esterco, etc) é utilizado
como adubo adubo orgânico na agricultura.
b. ( ) Vidros demoram 2 anos para serem absorvidos pelo meio ambiente.
c. ( ) Pontas de cigarro demoram de 10 a 20 anos para serem absorvidos
pelo meio ambiente.
d. ( ) A reciclagem do lixo é de pouca importância para a natureza.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3 – Marque um x na resposta certa:

Ø O empobrecimento do solo é causado:

a. ( ) Pela dengue b. ( ) Pela sombra da árvore

c. ( ) Pelo aumento da erosão

Ø O desmatamento causa:

a. ( ) a poluição b. ( ) diminuição das chuvas

c. ( ) extinção de nascentes
4 – Qual é a importância da árvore na natureza?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5 – Cite 3 meios de comose previne a Dengue.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6 _ Quais são os sintomas da Dengue?

a. ( ) dor de barriga,cansaço e vômitos
b. ( ) febre, dor de cabeça e dores no corpo
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
7 – Crie um parágrafo onde contenha as seguintes palavras:

Solo – plantas - água – folhas – galhos - rios


OBSERVAÇÃO: Sempre que posso dou uma só avaliação para os três matérias.Sempre que os três conteúdos se identifiquem.

domingo, 24 de maio de 2009

DICAS PARA UMA BOA AULA

Como promover uma boa aula
Use a sua criatividade e promova jogos e atividades que ampliarão as possibilidades de LEITURA e ESCRITA .Tome nota das seguintes dicas e procure colocá-las em prática, fazendo as devidas adaptações, conforme a sua realidade:

-Use jogos educativos nas suas aulas.
- Desenvolva atividades lúdicas com seus alunos.
- Procure introduzir cada novo conteúdo de forma diferente.
-Mude a disposição das cadeiras e mesas na sala de aula.
-Faça os alunos participarem das aulas.
- Troque de ambiente e dê aula no pátio da escola, por exemplo.
-Explore cartazes, vídeos, filmes.
-Traga jornais e revistas para a sala de aula.
-Aproveite todo o ambiente escolar.
-Crie aulas diferentes e divertidas.
-Elabore situações problemas para os seus alunos resolverem.
-Busque auxílio nos meios de comunicação.
-Troque experiências com os colegas.
-Valorize as opiniões de seus alunos.
-Peça sugestões aos seus alunos quando for preparar suas aulas.
-Faça trabalhos em pequenos grupos ou grupos sucessivos.
-Solicite uma avaliação das suas aulas aos seus alunos.
- Incentive e estimule a aprendizagem dos seus alunos.
- Deixe transparecer que você acredita e valoriza o seu trabalho.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

AEDES AEGYPTI

Descoberta bactéria que afeta o aedes aegypti"Ouvi pela Rádio Nacional FM de Brasília que cientistas australianos isolaram uma bactéria que reduz o ciclo de vida do aedes aegypti à metade e diminui sua fertilidade. Resta saber se a tal bactéria não afeta mamíferos , especialmente os humanos, e desenvolver um método de sua propagação na população dos mosquitos assassinos. ."Fonte: Rádio Nacional FM Brasília

PRESTE ATENÇÃO!!!!!!!!!! EDUCADORES

Educação...educação...educação...
Tramita em Brasília um projeto do senador Cristovam Buarque (PDT) que obriga políticos a matricularem seus filhos em escolas públicas. Através da internet já circula um movimento de apoio à ideia do senador. O projeto de lei propõe que todo político eleito (vereador, prefeito, deputado etc.) seja obrigado a colocar os filhos na escola pública. Na visão do senador, quando os políticos se virem obrigados a colocar seus filhos na escola pública, a qualidade do ensino no país irá melhorar. Se aprovado, o projeto prevê um prazo para que os políticos coloquem seus filhos na escola pública: até 2014.

VAMOS NOS UNIR PARA QUE ESSA IDÉIA SEJA APROVADA,PORQUE SENDO ASSIM ELES TERÃO QUE MELHORAR A EDUCAÇÃO E COM CERTEZA MELHORAR OS SALÁRIOS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO.
BELA PROPOSTA SENADOR CRISTOVAN BUARQUE!

domingo, 17 de maio de 2009

CIÊNCIAS - OS OLHOS E A VISÃO - EJA



Para algumas pessoas enxergarem bem, é preciso entender como funciona a visão. Então, vamos fazer uma viagem diferente! Que tal seguir os raios luminosos do olho até o cérebro para descobrir como enxergamos?
A luz é fundamental para a visão. Os olhos captam os raios de luz que podem ser emitidos por fontes luminosas -- como o sol, a lâmpada, a tela da TV ou do computador -- ou serem refletidos pelos mais diversos objetos -- cadeiras, mesas, livros etc

No olho, os raios luminosos atravessam primeiro uma estrutura curva, dura e transparente: a córnea, que funciona como uma lente e inicia a focalização das imagens. Os raios de luz passam, então, por um líquido incolor chamado humor aquoso, que separa a córnea da íris. A íris é o círculo colorido do olho e pode ser castanha, azul ou verde. Sua pigmentação impede que a luz a atravesse. Mas, no centro da íris, há um orifício, a pupila. É por ele que os raios luminosos passam. A íris regula o tamanho da pupila para evitar a entrada excessiva de luz no interior do olho. Quando há pouca luz, a pupila está mais aberta. Com muita luz, acontece o contrário.

Atrás da pupila, há uma lente transparente, chamada cristalino. Músculos presos a ele podem torná-lo mais ou menos curvo. Graças a essa capacidade de curvar-se, o cristalino focaliza a imagem sobre a retina, uma membrana muito sensível à luz que existe no fundo do olho. Como isso acontece? Os raios luminosos entram nos olhos de forma paralela. O papel do cristalino é fazê-los convergir, isto é, dirigi-los para um mesmo ponto sobre a retina. A imagem será formada invertida e de cabeça para baixo!
As imagens se formam sobre a retina de cabeça para baixo.Só no cérebro elas se formam corretamente.
Por que a retina é sensível à luz? Porque apresenta dois tipos de célula: os cones e os bastonetes. Os cones permitem que vejamos as cores e os detalhes dos objetos. Há, aproximadamente, sete milhões de células deste tipo em cada olho. Já os cerca de 120 milhões de bastonetes presentes no globo ocular são responsáveis pela visão em preto e branco em ambientes com pouca luz.
A luminosidade faz com que substâncias presentes nos cones e nos bastonetes sofram transformações e gerem impulsos elétricos que são captados por células nervosas e transmitidos ao cérebro, onde a imagem se formará de maneira correta.
Ciência Hoje das Crianças 121, janeiro/fevereiro 2002





segunda-feira, 11 de maio de 2009

CURIOSIDADE - CIÊNCIAS

NA CRECHE DAS LEOAS
Na creche das leoas A mãe leoa é muito cuidadosa com seus filhotes. Só que ela também tem que trabalhar fora, já que, entre os leões, a fêmea é quem caça. Como não dá para correr atrás das presas com os filhotes a tiracolo, as leoas acharam uma solução para esse problema: elas se afastam do resto do grupo e formam um clube de mães. Assim, às vezes, enquanto uma mãe vai caçar, outras cuidam dos filhotes, como se fosse uma creche, numa boa! Elas até sincronizam o parto para que os filhotes nasçam na mesma época e, assim, uma possa amamentar os filhos da outra. Sob os cuidados de várias leoas, não há como o filhote ficar desprotegido enquanto a mãe busca alimento para o grupo.

domingo, 10 de maio de 2009

O ESCRAVISMO,PRETO NO BRANCO - EJA

O escravismo, preto no branco
Leia também• O Enigma de Zumbi
Tempo estimado• Duas aulas
Conteúdos• Escravismo, América e África portuguesas
Habilidades• Perceber os laços entre as capitanias do açúcar e a África, fornecedorade mão-de-obra escrava

Examine com os estudantes a história do quilombo dos Palmares e do Brasil Colonial, levando em conta os laços entre a América e a África portuguesas
A reportagem focaliza novas tendências na historiografia brasileira, segundo as quais o quilombo dos Palmares teria sido uma sociedade escravista. Os historiadores que sustentam essa tese analisaram revoltas escravas que ocorreram em outros lugares da América e da África. É um argumento em favor da perspectiva utilizada neste plano de aula: o exame da história do Brasil Colonial — considerando os laços entre a África e a América, respectivamente origem e destino dos escravos negros — e Portugal.
Liberdade Refugiada Quilombo do Tatu, na Bahia. Os demais redutos de africanos foragidos provavelmente tinham uma estrutura semelhante

Atividades1ª aula – Conte que o quilombo dos Palmares formou-se na primeira década do século XVII e só desapareceu em 1694. Peça que os alunos façam pesquisas para identificar alguns atores histórico-sociais desse período, especialmente a partir da década de 1630. Eles provavelmente vão destacar:
• os bandeirantes paulistas, que atacavam as missões jesuíticas meridionais e escravizavam milhares de indígenas;
• os administradores e colonos da América portuguesa, com importantes centros administrativos nas cidades de Salvador e Rio de Janeiro;
• os administradores e colonos do Brasil holandês, governado desde 1637 por Maurício de Nassau;
• os habitantes do quilombo dos Palmares, que se expandia enquanto os holandeses e os luso-brasileiros lutavam entre si.
Chame a atenção para as profundas mudanças na década de 1640. A ruptura da chamada União Ibérica nesse período tornou mais difícil os ataques dos bandeirantes às missões jesuíticas, pois os nativos passaram a ser armados pelos espanhóis. No ano seguinte, os holandeses se apoderaram de Luanda, em Angola, um dos principais pólos do tráfico negreiro. Desde então, a mão-de-obra para as regiões produtoras de açúcar do Brasil holandês estava assegurada. A resposta luso-brasileira veio em 1648, com a reconquista de Luanda por uma expedição organizada no Rio de Janeiro por Salvador Correia de Sá e Benevides. O comércio de escravos retornava ao controle português.
Ensine que, nas décadas seguintes, diversos veteranos da “guerra brasílica” contra os holandeses, como André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira, lutaram na África, procurando apoderar-se de escravos e outras riquezas. No livro O Trato dos Viventes, o historiador Luiz Felipe de Alencastro identifica várias táticas das guerrilhas brasileiras utilizadas contra os reinos africanos: uso dos gibões paulistas acolchoados contra flechas, matula de mandioca e milho, marchas rápidas a pé descalço e destruição sistemática das roças nativas. É uma evidência do contato permanente entre a América e a África portuguesas pelo Atlântico Sul, continuamente cruzado pelos navios negreiros.
Na década de 1650, o Brasil holandês deixou de existir. Enquanto os “brasílicos” tentavam enriquecer na África, os bandeirantes, diante da crescente resistência dos nativos das áreas meridionais, dirigiram-se ao Nordeste, sendo contratados pelas autoridades para subjugar os índios da região. Foi o que aconteceu com Domingos Jorge Velho, que enfrentou os cariris do Ceará na década de 1670, muito antes de assumir a missão de destruir o quilombo dos Palmares. Depois, bandeirantes e luso-brasileiros na África escreviam à metrópole solicitando nomeações e favores pelos serviços prestados.
Proponha que os estudantes construam uma linha do tempo do século XVII, considerando os eventos mencionados nesta aula e na revista — do bandeirismo de preação à morte de Zumbi.
2ª aula – Não faltam personagens históricos mitificados. Isso talvez tenha acontecido com Zumbi dos Palmares — e com certeza ocorreu com o bandeirante que destruiu o maior dos quilombos.
Aproveitando a imagem de Domingos Jorge Velho estampada na reportagem, sugira à moçada uma releitura da obra do pintor santista Benedito Calixto. A pintura, produzida no início do século XX, enaltece a figura do herói e do desbravador paulista. Estimule os jovens a imaginar como de fato seriam os bandeirantes.
Explique que a visão romantizada do desbravador bandeirante teria surgido no final do século XIX e início do século XX, época em que São Paulo se firmava como um dos estados mais poderosos do país. Para as elites locais, era necessário desenvolver um mito que representasse sua hegemonia política e econômica. Sabe-se hoje que Domingos Jorge Velho era mameluco e que não usava as vestimentas nem portava as armas retratadas na pintura. Ele manejava o arco e a flecha dos nativos tão bem quanto o arcabuz. É provável também que mal soubesse o português: os paulistas da época falavam o tupi, a língua geral utilizada nessa parte do Brasil.
Outra figura emblemática romantizada é a da rainha Jinga, do reino angolano de Matamba. Ela resistiu bravamente aos portugueses com os temíveis guerreiros jagas, que lhe eram fiéis, mas que acabaram se aliando aos “brasílicos”. Durante muito tempo, a rainha Jinga foi ligada ao tráfico e à utilização de escravos em seu reino. Nessa época, foi retratada como uma das figuras mais perversas já vistas na África. Segundo o primeiro historiador angolano, Antonio de Oliveira Cadornega, além de infanticida e antropófaga, Jinga mantinha um harém de homens para seu deleite. Ao final da vida, converteu-se ao cristianismo e passou a ser tratada como fazedora de milagres. Hoje, a rainha angolana é lembrada pelo movimento negro, no mundo inteiro, como um símbolo da resistência africana ao domínio do branco europeu.
Lance alguns temas para debate: será que uma trajetória semelhante aconteceu no caso de Zumbi dos Palmares? É oportuno para o movimento negro conservar uma visão historicamente equivocada de um de seus ícones? Ou convém perceber o líder de Palmares como o inspirador de uma comunidade necessariamente submetida à influência de sociedades mais amplas, da América e da África, nas quais a escravidão predominava?
Veja Também
Bibliografia• O Trato dos Viventes, Luiz Felipe de Alencastro, Cia. das Letras, tel. 0800-142829
Plano proposto por Ricardo Barros, professor de História do Colégio Paulista, de São Paulo

sábado, 9 de maio de 2009

ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA - EJA

O amor sem preconceitos

Vejo o mundo sem guerras
Vejo a paz na terra
Vejo os homens iguais
Na cor e na esperança
Vejo o mundo sem preconceito
Vejo as pessoas com direitos
Vejo escola pras crianças
Vejo tudo na bonança
Talvez eu seja otimista
Mas tudo depende da boa vontade
De termos o carinho e a paz
O amor pelos irmãos
Independente da raça e do credo
De gente que faz,
O amor nascer nos corações
autora: Ailce Costa
Obsevação: Esta poesia se encontra em minha página no Recanto das Letras.
ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA
Liberdade para todos os povos!
No dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, extinguindo a escravidão no Brasil! Os escravos por fim conseguiram suas alforrias (libertação).
A abolição da escravatura não aconteceu do dia para noite, vários movimentos antecederam a data. 3 anos antes em 1885, foi aprovada a Lei dos Sexagenários. Pela lei os escravos ao completarem 60 anos eram libertos. Esta era uma forma de ir gradualmente extinguindo com a escravatura.
Você também deve ter ouvido falar da Lei do Ventre Livre. Os filhos nascidos depois do dia 28 de setembro de 1871, após completarem 8 anos poderiam ser libertados caso o proprietário concordasse. O proprietário recebia uma indenização do governo, que criou este mecanismo como um instrumento de incentivo a libertação dos escravos.

www.smartkids.com

Responda:
Ø Quais foram as leis criadas antes da llibertação dos escravos no Brasil?
( a ) Lei da Liberdade e dos sexagenários
( b ) Lei dos Sexagenários e lei da Princesa Isabel
( c ) Lei do Ventre Livre e Lei da Liberdade.
( d ) Lei do Ventre livre e Lei dos Sexagenários..

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Documento Base preparatório a CONFINTEA volta a discussão

FRAGMENTO
RECOMENDAÇÕES
RECOMENDAÇÕES AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
...quanto a concepções de EJA
1. Promover o princípio do direito de aprender, ampliando conhecimentos ao longo da vida e não apenas escolarizando.
2. Promover a educação inclusiva pautada nos direitos humanos e no reconhecimento da diversidade.
3. Estimular a concepção de projetos que contemplem a pedagogia da alternância, segundo as necessidades dos educando.
4. Promover educação não-sexista que combata a homofobia e todas as formas de discriminação e preconceito.

...quanto a aspectos didático-pedagógicos
1. Construir para a EJA, intersetorialmente, matriz de referência curricular de formação integral (saúde, ambiente, cultura, comunicação, trabalho e segurança) com ampliação do conceito de sujeito de direito.Reafirmar a concepção de economia popular e solidária na organização de currículos de EJA, na perspectiva da formação humana e solidária, mais cooperativa e coletiva.
2. Estimular Conselhos dos Secretários Estaduais de Educação - CONSED e a União dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME, Conselhos Nacional, Estaduais, Municipais, Distrital e os próprios Fóruns de EJA para que apresentem e divulguem nas entidades e sistemas a lei que regulamenta o ensino de História e Cultura Afro-Descendente e Indígena.
3. Reafirmar a necessidade de inclusão, no currículo, de temas que valorizem o respeito a fases da vida, compreendendo-as no âmbito de suas culturas específicas e buscando a superação de conflitos geracionais.
4. Estimular a inclusão, nos projetos político-pedagógicos de EJA, de princípios e valores para um futuro sustentável definidos em documentos, particularmente a Carta da Terra e o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, com ênfase nos novos desafios que as mudanças climáticas trazem para a espécie humana e para toda a teia da vida.
5. Estimular o debate nacional sobre as formas de organização curricular da EJA – presencial, semi-presencial e à distância.
6. Fortalecer a discussão e a mobilização para a inserção do termo “ambiente virtual multimídia” como um dos espaços educativos previstos no art. 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN.
7. Assegurar recursos para publicação e divulgação da produção científica e cultural dos educadores e educandos de EJA.
8. Formular políticas de livros e materiais didático-pedagógicos para o ensino fundamental e médio da EJA nas redes públicas de ensino, e suas respectivas parcerias, assegurando distribuição gratuita.
9. Produzir e apoiar técnica e financeiramente a elaboração e publicação de materiais pedagógicos de EJA respeitadas a diversidade dos sujeitos e suas especificidades.
10. Realizar pesquisa nacional para avaliar a efetividade e o sentido dos exames em EJA, sejam eles de base estadual ou nacional, para estabelecer política adequada de certificação dos educandos.
http://www.forumeja.org.br/to/?q=node/29

terça-feira, 5 de maio de 2009

DESCRITORES

Exemplo de item do descritor D10:
Televisão

Televisão é uma caixa de imagens que fazem barulho.
Quando os adultos não querem ser incomodados, mandam as crianças ir
assistir à televisão.
O que eu gosto mais na televisão são os desenhos animados de bichos.
Bicho imitando gente é muito mais engraçado do que gente imitando
gente, como nas telenovelas.
Não gosto muito de programas infantis com gente fingindo de criança.
Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de
verdade com meus amigos e amigas.
Também os doces que aparecem anunciados na televisão não têm gosto
de coisa alguma porque ninguém pode comer uma imagem.
Já os doces que minha mãe faz e que eu como todo dia, esses sim, são
gostosos.
Conclusão: a vida fora da televisão é melhor do que dentro dela.
PAES, J. P. Televisão. In: Vejam como eu sei escrever. 1. ed. São Paulo, Ática, 2001. p. 26- 27.
O trecho em que se percebe que o narrador é uma criança é:
(A) “Bicho imitando gente é muito mais engraçado do que gente imitando gente, como
nas telenovelas.”
(B) “Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de
verdade...”

(C) “Quando os adultos não querem ser incomodados, mandam as crianças ir assistir à
televisão.”
(D) “Também os doces que aparecem anunciados na televisão não têm gosto de coisa
alguma...”

PARA TODAS AS MÃES

Posted by Picasa

domingo, 3 de maio de 2009

MÃE, PRESENTE DE DEUS

SE VOCÊ QUER UM AMOR SEM MEDIDA.RECORDE DAS NOITES QUANDO CRIANÇA E LEMBRE DOS CARINHOS QUE RECEBIA.
SE VOCÊ QUER UM AMOR AMIGO. PENSE NOS CONSELHOS E NAS PALAVRAS CARINHOSAS QUE RECEBIA QUANDO PENSAVA QUE SEU MUNDO CAIRIA.
SE VOCÊ QUER UM AMOR SOLIDÁRIO.PENSE EM ALGUÉM QUE MESMO EM SEUS MOMENTOS DIFÍCIES, ABRE MÃO DO SEU SOFRIMENTO E DÁ AMPARO PRA TE DEIXAR FELIZ.
SE VOCÊ QUER UMA AMIGA VERDADEIRA.É NA SUA CASA QUE VOCÊ ENCONTRA.É NO SORRISO SINCERO.É NO OLHAR QUE AMA.É NA FELICIDADE QUE COMPARTILHA.
SEJA NA ALEGRIA OU NA DOR,NA FELICIDADE OU NA TRISTEZA,NA ANGÚSTIA OU NA SINGELEZA.EM QUALQUER MOMENTO EM QUE VOCÊ SE ENCONTRA.LÁ ESTÁ SUA MÃE PRA TE ABRAÇAR, SEJA EM QUE MOMENTO FOR.
NA GRANDEZA DE DEUS, ELE TE DEU UM AMOR INCONDICIONAL.ALGUÉM QUE TE AMA INDEPENDENTE DE QUEM VOCÊ SEJA.
O AMOR DE MÃE É A BENÇÃO QUE DEUS, QUE EM SUA INFINITA BONDADE NOS PRESENTEOU,PARA NOS ENSINAR O QUE É O VEDADEIRO AMOR.
AUTORA: AILCE COSTA
Este texto se encontra na minha página no Recanto das Letras.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

OSTEOPOROSE, COMO CUIDAR - ATIVIDADES DE CIÊNCIAS - EJA

Atividades de Ciências – TRABALHO DE GRUPO - EJA
OSTEOPOROSE
A osteoporose é definida como uma doença esquelética sistêmica caracterizada por baixa massa óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo com conseqüente aumento na fragilidade dos ossos e susceptibilidade a fratura
Quando se alcança os 40 anos de idade. Pode se comprovar que normalmente essa doença ocorre com freqüência nas mulheres A atividade física é de fundamental importância para essas pessoas, pois sendo uma pessoa ativa ela tende a melhorar sua situação tanto física assim como mental.
O QUE SE ENTENDE POR OSTEOPOROSE?
É Conhecida na linguagem formal como “redução óssea” onde há uma perda de substâncias ósseas, ou seja, uma subtração de minerais no osso, sendo assim o córtex do osso reduz a sua espessura.
QUAIS FATORES DE RISCO FAVORECEM O SURGIMENTO DA OSTEOPOROSE:
· ingestão insuficiente de cálcio por meio da alimentação
· fumo
· abuso de bebidas alcoólicas
· consumo exagerado de café
· falta de peso
· baixos níveis de hormônios sexuais


COMO SE PODE EVITAR A OSTEOPOROSE?

Pode-se evitar a osteoporose praticando de forma correta atividade física, fazendo um treinamento de força, enfim sendo uma pessoa ativa, esses são meios para prevenir a osteoporose. Se a pessoa tem força musculosa conseqüentemente os ossos serão fortes também, exemplos são citados se baseando em pessoas que devido a sua profissão tem esse benefício, não perdem massa óssea e não diminuem sua estatura.

1- Marque V se for verdadeiro e F se for Falso:
A ( ) A osteoporose é conhecida pela baixa massa óssea.
B ( ) A falta de cácio nos ossos é uma das causas da osteoporose.
C ( ) Essa doença ocrre com mais frequebcia entre homnes e mulheres.
D ( ) As atividades físicas devem ser evitadas no tratamento dessa doença.

2 – Cite 3 fatores de risco que favorece a osteoporose.
______________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Como podemos evitar a osteoporose:
( ) Não praticando atividades físicas.
( ) Fazendo treinamento de força.
( ) Não sendo uma pessoa ativa.
( ) Perdendo massa óssea.

TRABALHANDO COM CARTAS - EJA

São Joaquim da Feicidade, 1 de maio de 2009
Ilmo.Sr. Pedro Pereira
Prezado cliente,
Informamos que o Loja Felicidade está em liquidação de seus produtos.Pedimos ao senhor que venha conferir os preços. A loja está em queima de estoques e estamos vendendo móveis a preço de custo.Na oportunidade agradecemos a prferência.
Atenciosamente,
Loja Felicidade.
1 - Responda:
a) Quem é o remetente desta carta? _________________________________________________
_________________________________________________
b) Quem é o destinatário?
_________________________________________________
_________________________________________________
c) Qual é o assunto tratado na carta?
_________________________________________________
_________________________________________________
d) Na sua opinião,porque a loja escreveu para Pedor Pereira?
_________________________________________________
_________________________________________________
e) Qual foi a forma de tratamento que a loja usou com o Sr. Pedro?
_________________________________________________
_________________________________________________
f) Faça de conta que você tem uma loja.Escreva uma carta a um cliente
informando a ele que ele está em débito com a loja.