domingo, 31 de janeiro de 2010

Bem Vindos de Volta às Aulas

Bem Vindos de Volta às Aulas
 


 
Prezado(a) Aluno(a)


No momento em que iniciamos o ano de 2010, queremos manifestar a nossa satisfação em vê-lo(a) retornar para dar continuidade ao seu curso e desfrutar do ambiente amigo e acolhedor.

Mais uma vez recomendamos que seja assíduo, participe intensamente das atividades da escola e use todos os recursos colocados à sua disposição a fim de alcançar um ótimo desempenho em todas as disciplinas.

Sempre que necessário, procure o professor para esclarecer possíveis dúvidas sobre seu andamento e aprendizado.

Sendo assim desejo que todos tenham um 2010 proveitoso, onde possamos ter um relacionamento amistoso onde haja a ajuda de todos.Que Deus proteja todos nós e que o ano seja cheio de paz e amor para todos.Com a graça de Deus.

Obrigado e atenciosas saudações.



'' ... O tempo é algo que não volta atrás. Por isso plante seu jardim e decore sua alma, Ao invés de esperar que alguém lhe traga flores ... ''
 

sábado, 30 de janeiro de 2010

CARNAVAL:PURA MAGIA

CARNAVAL:PURA MAGIA
                                                                 
VEM BRINCAR COM ALEGRIA                         
VENHA FAZER FOLIA                                        
TRAGA SUA FANTASIA
E VENHA SAMBAR NA AVENIDA

É PURO MISTÉRIO E MAGIA
É DEIXAR LEVAR PELA POESIA
É ABRAÇAR A VIDA
VIVER A FESTA A CADA DIA

SENTIR A MÚSICA, VIBRAÇÃO
DEIXÁ-LA TOMAR CONTA DO CORAÇÃO
E ENCANTAR  COM AS PAIXÕES

MAIS VIBRANTES QUE AS CANÇÕES  
                              Ailce Costa

CARNAVAL
Tempo estimado
• 30 MINUTOS
Conteúdo
• Texto poético
Habilidades

  • Analisar um  texto poético.  
  • Aprender rimas.estrofes e verso
1 - De acordo com a poessia o que devemos fazer no carnaval?           
_______________________________________________
______________________________________________

2 - Escreva o que rima com:

alegria ________________________________________________
_____________________________________________________

vibração _______________________________________________
_____________________________________________________

3 - Quantas estrofes tem o poema? _________________________
4 - Quantos versos tem o poema? __________________________
5 - Escreva uma estrofe sobre o carnaval, se desejar ilustre sua estrofe.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
____________________________________________________

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

CARNAVAL:O INÍCIO DE TUDO

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

HORA DE PLANEJAR

Hora de Planejar

Pesquisando pela rede encontrei o número da revista Nova Escola. Li as 50 idéias propostas por eles para este ano.Olha se conseguíssemos vencer a metade, com certeza nosso ensino seria dez. Vale a pena dar uma conferida. só pra vocês terem um gostinho ai vai uma das idéias

PLANEJAMENTO
1. Adapte o currículo da rede à realidade
Um plano de trabalho anual baseia-se no projeto pedagógico e nas orientações curriculares da Secretaria da Educação e deve estar de acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos da instituição.

2. "O trabalho em classe depende do que é feito antes e depois dele. Por isso, estude o assunto e pense nas melhores maneiras de ensiná-lo. Crie as condições para a aprendizagem.”
Priscila Monteiro, coordenadora da formação em Matemática da prefeitura de São Caetano do Sul.

3. Administre bem o horário de trabalho
Distribuir os conteúdos pelo tempo das aulas é complicado. Para determinar as atividades prioritárias, baseie-se na experiência de anos anteriores e na de colegas. Pense na quantidade de horas que você vai dedicar aos estudos, à elaboração das aulas e à correção de tarefas.

4. Antecipe as respostas dos alunos
Cada problema proposto por você provoca um efeito no grupo. Os alunos podem apresentar respostas e dúvidas variadas e seguir estratégias diversas de resolução. Antes de iniciar a aula, pense em intervenções que colaborem para todos avançarem em relação ao conteúdo tratado.
http://revistaescola.abril.com.br

sábado, 16 de janeiro de 2010

ATENÇÃO!! PROFESSORES DO EJA

 O GOVENO FEDERAL, JU NTO COM O PNLA, COLOCOU GUIAS DE LIVROS DIDÁTICOS PARA A ESCOLHA PRO EJA.VEJA SÓ QUE IRONIA, O LIVRO SÓ PODERÃO SEREM ESCOLHIDOS ATÉ O DIA 22 DE JANEIRO DE 2010.QUE COMPROMISSO ELES ESTÃO TENDO COM O EJA.ESTE MÊS TODOS OS PROFESSORES ESTÃO DE FÉRIAS.COMO SERÁ FEITA A ESCOLHA? E AINDA NO GUIA ESTÁ ESCRITO O SEGUINTE:
A escolha de um livro de alfabetização para jovens, adultos e idosos não é, entretanto, uma tarefa simples e fácil. Estudos atuais sobre os livros didáticos têm demonstrado que os manuais escolares são um objeto de natureza complexa, de difícil definição, e que apresenta múltiplas dimensões. O livro didático pode ser visto como uma mercadoria, um objeto material, como um depositário dos conteúdos escolares e um instrumento pedagógico ou, ainda, como um veículo portador de um sistema de valores, de uma ideologia, de uma cultura.
É devido a essa complexidade e às consequências que cada uma dessas dimensões pode ter para o trabalho em sala de aula que a seleção do livro didático deve ser respaldada por uma avaliação coletiva criteriosa
 COMO ESSA AVALIAÇÃO SERÁ CRITERIOSA SE OS PROFESSORES NÃO ESTÃO NAS ESCOLAS?

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

EJA - INCENTIVO A LEITURA

EJA - INCENTIVO A LEITURA


É necessário incentivar os alunos a ler. Mas, o desenvolvimento de um projeto que vise o incentivo da leitura para os alunos, principalmente da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, para obter resultados positivos, deve procurar conhecer o perfil de seus alunos e suas necessidades e interesses básicos, para que assim as leituras trabalhadas tenham um significado prático. É preciso também mostrar a importância da leitura na vida cotidiana dos mesmos, com exemplos de situações onde se evidencie a importância de ler.
Aulas na biblioteca para familiarizar os alunos com o espaço, debates e apresentações de trabalhos, onde os grupos deveriam ler e pesquisar sobre temas pré-definidos, discussões sobre assuntos diversos em sala de aula. Para tudo isso, os alunos verão que ler é importante, que através da leitura, você se informa, participa do que está acontecendo na sociedade e aprende à argumentar.

Realizar e solicitar trabalhos na biblioteca, indicar livros aos alunos como suporte para as aulas e trabalhá-los em sala de aula, já que sabemos que lidamos com um público de EJA, que tem como uma das maiores dificuldades de voltar a estudar a falta de tempo.

Outro problema foi verificar que existiam poucos livros no acervo da biblioteca destinados ao interesse do público de Educação de Jovens e Adultos. Assim, foi solicitada a compra de exemplares que os alunos gostariam de ter acesso.

Mesmo ainda alegando ter muito pouco tempo para atividades extraclasse, passaram a pegar livros de leitura. Isto acreditamos, se deve ao fato de terem visto a importância do ato de ler em nossa sociedade. Assim, sempre que possível dedicam um tempo para a leitura.

 Além da dificuldade relacionada com a falta de tempo enfrentada por alunos da Educação de Jovens e Adultos, muitos outros, ainda não dominam o código da escrita e o código da leitura e assim surge a necessidade de investimentos e projetos que intensifiquem o desenvolvimento de práticas pedagógicas que primem pela melhoria e valorização do ensino para alunos jovens e adultos. Além disso, os professores precisam estar capacitados para trabalhar com essa realidade.

Portanto há necessidade da leitura com estes alunos. Caso não haja possibilidade de adquirir livros próprios para sua idade, recomendo contos, notícias, poesias e editoriais.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Objetivos Gerais para o EJA

Objetivos Gerais para o EJA
Objetivos Gerais
  • Valorizar a Matemática como instrumento para interpretar informações sobre o mundo, reconhecendo sua importância emnossa cultura.
  • Identificar em situações práticas, as principais funções do número: quantificar, ordenar e codificar.
  • Ler e escrever, comparar e ordenar números naturais familiares presentes nos contextos cotidianos.
  • Resolver problemas envolvendo contagem, medidas e alguns significados da adição e da subtração.
  • Construir procedimentos pessoais para efetuar cálculos exatos e aproximados e saber explicá-los.
  • Medir e fazer estimativas sobre medidas, utilizando unidades de medidas mais usuais.
  • Identificar valores de cédulas e moedas, estabelecer relações entre valores de cédulas e moedas e ler anotações convencionais do Sistema Monetário Brasileiro.
  • Interpretar e construir representações espaciais, trajetos itinerários simples, utilizando elementos de referência e estabelecendo relações entre eles.
  • Coletar, organizar e interpretar dados sobre fatos e fenõmenos do cotidiano.
  •  Desenvolver a possibilidade de compreender e expressar, oralmente e por escrito, opiniões, valores, sentimentos e informações.
  •  Entender a comunicação como troca de idéias e valores culturais, sendo estimulado a prosseguir os estudos.
  • Valorizar a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos.
  •  Respeitar a variedade lingüística que caracteriza a comunidade dos falantes da Língua Portuguesa.
  • Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
  •  Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
  •  Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
  •  Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
  • Buscar e selecionar textos de acordo com suas necessidades e interesses.
  • Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.
  • Experimentar e explorar as possibilidades de cada linguagem artística.• Experimentar e conhecer materiais, instrumentos e procedimentos artísticos diversos em Arte (artes visuais, dança,música, teatro), de modo a utilizá-los em trabalhos pessoais, identificá-los e interpretá-los na apreciação e contextualizá-los culturalmente.
  •  Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e o conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, sabendo receber e elaborar críticas.
  •  Identificar, relacionar e compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo,respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo cultural e natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos.
  •  Usar a divesidade cultural do nosso país na construção dos trabalhos artísticos.

Dica para o EJA - Projetos

Dicas para o EJA 
Os Projetos
O trabalho por meio de projetos ainda  causa polêmica entre os docentes, pois certas dúvidas aparecem com freqüência tentarei elucidar algumas delas:
Por onde começar?
O elemento central de um projeto é a resolução de problemas, isto é, o desafio de encontrar soluções para uma situação.
Quanto tempo deve durar?
Um projeto deve ter etapas de duração definidas previamente. Mas, é um trabalho dinâmico que será repensado e reconstruído continuamente. Dessa forma, exige uma flexibilidade no uso do tempo.
Deve ser interdisciplinar?
Não, obrigatoriamente. Porém, um projeto visa estabelecer ligações entre vários pontos de vista, contemplando uma pluralidade de dimensões. Ou seja, ganhará mais riqueza e
significado se for compartilhado e construído conjuntamente com outras áreas de conhecimento.
Além disso, não podemos esquecer de levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema a ser estudado, construindo hipóteses e incentivando a curiosidade científica.

Apresento, a seguir, um encadeamento bem simplificado de
proposituras, com o intuito de facilitar a elaboração desse trabalho.
• O quê? (Nome do Projeto)
• Por quê? (Justificativa)
• Para quê? (Objetivos)

   Como? (Ações)
• Para quem? (Público-alvo)
• Quando? (Cronograma)
• Com quê? (Recursos Materiais)
• Com quem? (Recursos Humanos)
• Como saber? (Avaliação do Projeto)
• Onde pesquisar? (Bibliografia).
Apenas depois de realizado este primeiro momento de  reflexão e sistematização de idéias, é que o projeto terá um perfil definido e poderá ser colocado em prática.
Reflexão e prática
Espero que as reflexões acima possibilitem a construção e a manutenção de uma EJA flexível e democrática, no qual o objetivo seja de rompimento com qualquer forma de exclusão e com o academicismo,onde o trabalho produtivo de toda a escola aliado a uma práxis humana formem a matéria primada Educação de Jovens e Adultos durante todo o ano letivo.
Um bom trabalho a todos em 2010.


Dica para o EJA - Seja original

Dica para o EJA - Seja Original              
O professor da Educação de Jovens e Adultos, antes de tudo tem que ser original, verdadeiro sem muita burocracia.Nossos alunos já perderam anos de escola.Eles estão a procura de um ensino que lhes facilite a vida.Mas nada impede o professor de diversificar suas aulas. Mas não se esqueçam que eles não são mais crianças.Eles precisam de ajuda no básico.
Já percebi que a primeira coisa que  pedem é que lhes ensinem o nome.Porque não ensinar logo nos primeiros dias.Façam isso que vocês vão perceber que no final da semana todos estarão assistindo suas aulas e nenhum deles desistiu.Ensinem o que  desejam, assim você terá uma sala com alunos que sentem prazer em estar ali.Faça um apanhado com  logo de início para saber quais são as prioridades deles.Assim você montará seu planejamento de acordo com o que querem.
Mas logo de cara eu já posso citar pra vocês alguns itens que vão contar nas prioridades deles:
  • Escrever o nome
  • Aprender palavras e frases
  • Escrevê-las
  • Aprender os números ( de início até 10 )
  • Aprender a escrever por extenso os números.
  • Fazer contas
  • Usar o sistema monetário brasileiro. 
  • Isto na alfabetização
  • Mas também nas outras séries estas atividades vão estar presentes mas com um grau de dificuldade maior.Também entra os textos e interpretações. A grande dificuldade é encontrar textos compátiveis com a idade deles, porque todo material didático existente é para o 1º ao 5º ano.Aí o professor tem que fazer uma verdadeira caçada nestes livros e separar os que são menos infantis.Eu particularmente prefiro trabalhar com textos de ciências,geografia e história, porque estes não vem com linguagem infantil.
Textos de português eu predfiro anedotas, receitas ,poesias,histórias e  causos ( porque os clássicos da literatura agradam a qualquer idade) entre outros.
Ser original é ser simples.Não invente e nem procure palavras difíceis para seu relacionamento com eles.Você está  lidando com pessoas analfabetas.Procure a forma mais fácil.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

fICHA DE LEITURA - A BELA ADORMECIDA

TEXTOS COMO A BELA ADORMECIDA, CINDERELA E
BRANCA DE NEVE, AGRADAM A QUALQUER IDADE, DESDE A
EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ A
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.DESENVOLVE A CRIATIVIDADE, VALORES E
ACIMA DE TUDO ENSINA O AMOR.POR ISSO PASSAM-SE OS ANOS E AS HISTÓRIAS ESTÃO FAZENDO SUCESSO.
DEVE-SE APROVEITAR DELAS
PARA ATIVIDADES DE LEITURA E TAMBÉM FICHAS LITERÁRIAS.



EXPERIÊNCIA COM O AR - VEJA COMO É FÁCIL

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

1ª OLIMPÍADA DA MATEMÁTICA - EJA


                                                                   
VAMOS RACIOCINAR?
LEIA, PENSE, INTERPRETE E FAÇA.
NÃO SE ESQUEÇAM DE QUE A LEITURA É  A BASE DA SABEDORIA.










MÉTODOS E ATIVIDADES PARA O EJA: Alvoroço de festa no ceu

MÉTODOS E ATIVIDADES PARA O EJA: Alvoroço de festa no ceu

OS REIS MAGOS


              Os Reis Magos foram homens que guiados por uma estrela conseguiram visitar Jesus logo após seu nascimento. Reconhecidos como Baltasar, rei da Arábia de cor negra, Melchior, rei da Pérsia de cor clara e Gaspar, rei da Índia de cor amarela, representam os povos de toda cor e nação.
             Traziam consigo presentes a Jesus que tinham um significado especial:
             O ouro representava nobreza e era presente oferecido apenas para reis;
             O incenso representava a fé e era presente oferecido apenas para sacerdotes;
             A mirra representava perfume suave e sacrifício e era presente oferecido a profetas.
             Na simbologia, os reis magos também representavam os ricos e poderosos que apesar de suas posses e conquistas se curvaram a Jesus, homem humilde que nasceu de um ventre virgem em uma estrebaria rodeada de animais mostrando que todos nós nascemos para servir o próximo independente de etnia e classe social.
            No século XIX, os reis magos se tornaram distribuidores de presentes às crianças.
            No Brasil comemora-se o dia dos Reis no dia seis de Janeiro.Em determindas localidades do Brasil há a homenagem através das folias que cantam nas casas para comemorar a visita dos reis Magos.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

DEIXO O SELO ABAIXO PARA OS SEGUINTES BLOGS

Para todos os blogs que sigo





Posted by Picasa