AQUI VOCÊ VAI ENCONTARAR ATIVIDADES, PLANEJAMENTOS, PROJETOS PARA A EJA.ESTE BLOG AJUDARÁ VOCÊ PROFESSOR NA PREPARAÇÃO DE SUAS AULAS. PREZADOS COLEGAS:COMO ESTOU RECEBENDO MUITOS EMALS PEDINDO ATIVIDADES PARA OS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, RESOLVI UTILIZAR ESTE BLOG PARA ESTE INTENTO, POR QUE MEU TEMPO É RESTRITO E NÃO CONSIGO ACHAR TEMPO PARA MONTAR OUTRO BLOG.ESPERO A COMPREENSÃO DE TODOS.
segunda-feira, 30 de março de 2009
Eixo de trabalho
Vou exemplificar:
Eixo de trabalho: ( conteúdo de trabalho )
> leitura
> texto e Interpretação
> ditado
> Atividades
Eixo temático: ( assunto trabalhado )
> leitura: Textos didáticos,leitura silenciosa,contos,poesia etc)
> texto e interpretação ( nome do texto)
sub tema ( se dentro do assunto tratado surge outro assunto)
assunto: desemprego sub tema: fome,miséria,separação,etc.
objetivo ( qual é o objetivo que você quer alcançar )
_ ler fluentemente
_ saber interpretar textos
_ conhecer os problemas da sociedade através do texto
_ dar ditado das palavras com dificuldades
Observação: Isso é um Plano de aula. Ele deve ser elaborado de acordo com seu planejamnto. Espero ter ajudado.
PÁSCOA...TEMPO DE REFLEXÃO
Mais tarde eles colocaram os coelhinhos como símbolo da páscoa que significa fertilidade,portanto a vida se faz presente de
novo.
Presentear com ovos coloridos já é uma tradição milenar,isso já acontecia na Ucrania para comemorar a entrada da primavera.
A mais importante de todas as comemorações é a dos cristãos.Na época de Jesus já comemoravam a páscoa,tanto é que Jesus celebrou com os discípulos a festa da páscoa,na Santa Ceia.Logo em seguida foi preso e crucificado.Assim a páscoa também ficou conhecida pela ressureição de Jesus.
Novamente há um outro recomeço.Portanto a páscoa é tempo de pensarmos em ressurgir,renascer e tornar a viver.
A páscoa é para pensarmos o que é viver.Como estamos vivendo.De que forma essa vida está sendo importante pra mim.
Tempo de pensar e agir.
ESCREVA EM UM PARÁGRAFO O QUE SIGNIFICA A PÁSCOA PRA VOCÊ.SE QUISER ILUSTRAR PODE USAR FOTOGRAFIA OU DESENHO.FAÇA BONITO.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
domingo, 29 de março de 2009
quinta-feira, 19 de março de 2009
PLANEJAMENTO TRIMESTRAL DE PORTUGUÊS/MATAMÁTICA/ CIÊNCIAS/ GEO/HIST PARA O EJA
3º PERÍODO
PROFESSORA: Ailce Zulmira da Costa
CONTEÚDOS
CAPACIDADES
DESENVOLVIMENTO
Lixo
Conseqüências do lixo
Desmatamento
Doenças causadas pelo desmatamento
Reciclagem do lixo
____________________________________________________________________________________
Conhecer as doenças causadas pelo desmatamento.
Aprender sobre as consquencias do desmatamento para o meio ambiente.
Conhecer produtos que levam anos para serem absorvidos pelo
Meio ambiente.
Aprender como se faz a coleta seletiva do lixo.
_____________________________________________________________________________________
Trabalhar com textos e atividades do livro
Leitura de textos sobre o assunto em livros e jornais.
Interpretar e produzir textos referentes aos conteúdos tratados.
Debate sobre a importância da preservação do ambiente.
PLANEJAMENTO DE PORTUGUÊS PARA O 1º TRIMESTTRE____ MESES: FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL.
3º PERÍODO
PROFESSORA: Ailce Zulmira da Costa
CONTEÚDO
CAPACIDADES
DESENVOLVIMENTO
_____________________________________________________________________________________
Várias formas de comunicação.
Leitura.
Acentuação
Textos variados
Parágrafos e pontuações.
Produção de textos.
Ortografia: r,rr,s.ss,ç,z.
Gramática: Substantivos próprios e comuns.
Bilhete,convite e anúncio
Texto e Interpretação
_____________________________________________________________________________________
Mostrar a importância da comunicação verbal e não verbal na sociedade e enfatizar a função histórico-social da escrita.
Ler oral e com rítimo.
Compreender a importância do dicionário.
Saber acentuar as palavras corretamente.
Identificar parágrafos no texto e colocar a pontuação necessária.
Diminuir dificuldades ortográficas.
Identificar substantivos.
Identificar verbosnos tempos:presente,passado e futuro Leitura ( silenciosa,oral e individual)
_____________________________________________________________________________________
Estudo do vocabulário.
Trabalhar as diferenças entre a linguagem verbal (fala e escrita ) e as outras formas de linguagem.
Saber interpretar textos ou outras formas de interpretação.
Treino ortográfico.
Texto para treinar parágrafos e pontuação.
Produção de textos
Textos para identificar substantivos e verbos.
Compreender os passos corretos de escrever um anúncio,um bilhete ,etc.
_____________________________________________________________________________________
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – ESCOLA MUNICIPAL JOÃO ALVES DUCA – 2009
PLANEJAMENTO DE MATEMÁTICA PARA O 1º TRIMESTRE________ MESES: FEVEREIRO,MARÇO E ABRIL
- 3º período
CONTEÚDO
CAPACIDADES
DESENVOLVIMENTO
_____________________________________________________________________________________
Operações
Problemas
Números cardinais e romanos.
Geometria
Sistema monetário brasileiro.
Sucessor e antecessor
Igual,diferente,maior,menor
Trabalhar problemas que envolvam,adição,subtração, multiplicação e divisão.
Trabalhar os numerais cardinais,ordinais e romanos:por extenso e algarismos.
Familiarizar com as formas geométricas simples.
Promover atividades que envolvam o sistema monetário brasileiro
_____________________________________________________________________________________
Atividades que envolvam as 4 operações.
Atividades para fixar a tabuada.
Resolução de problemas com as 4 operações
Utilizar fichas com numerais cardinais, ordinais e romanos;
escritos por extenso.
Reconhecimento das cédulas. e moedas em circulação.
Leitura e escrita de quantias em dinheiro.
Resolução de operações envolvendo o real
_____________________________________________________________________________________
sábado, 14 de março de 2009
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS/GEO/HIST/ENSINO RELIGIOSO E ALFABETIZAÇÃO PARA O EJA
No A encontro um Amigo
No B vejo Beleza
Se queres aprender
Cante o C com muita Certeza
A letra D não se pode Desprezar
E com o E aprendemos a Esperar
Com a letrinha F se escreve Fofinho
Com o G é meu Gatinho
A letra H é Hospital
O I se faz o Índio
A letra J é o Juvenal
E pra dizer a verdade
O K è da Karine
E por sinal muito legal
O L é a Lata
A letra M é o Macaco
O N é da Nair
O O é da Onça
O P é do Pato
A todos nós vou dizer
Que o Q é Querer
O R é Recomeçar
O S é do Sapo
O T é de ternura
Que devemos demonstrar.
O U é de União
A letra V é Violeta
O W é muito Wolts
O X é xis
O Y é do Yuri
O Z é do Zebu
Esse é o abecedário
Que devemos aprender
Ailce Costa
Nome__________________________________________
Conseqüências do Desmatamento
Uma das consequências do desmatamento é a destruição e extinção de diferentes espécies de animais. E de muitas espécies de ervas que podem ajudar na cura de doenças.
Um consequente agravante do desmatamento é o progresso dos processos de erosão. As árvores de uma floresta têm a função de proteger o solo, para que a água da chuva não passe pelo tronco e infiltre no subsolo. Elas diminuem a velocidade do escoamento superficial, e evitam o impacto direto das chuvas como o solo e suas raízes ajudam a retê-lo, evitando a sua desagregação.
A retirada da cobertura vegetal expõe o solo ao impacto das chuvas. As conseqüências dessa interferência humana são várias:
- aumento do processo erosivo, o que leva a um empobrecimento dos solos.
- assoreamento de rios e lagos, que provoca desequilíbrios nesses ecossistemas aquáticos, além de causar enchentes.
- extinção de nascentes.
- elevação das temperaturas locais e regionais
_ diminuição das chuvas, elevação das temperaturas, e, portanto, acentuada diminuição da biodiversidade.
- proliferação de pragas e doenças,
Atividades
1 – Marque V ou F:
• São consequências do desmatamento:
A ( ) destruição e extinção de animais.
B ( ) aumento da produção de alimentos.
C ( ) O progresso dos processos de erosão
D ( ) o enriquecimento dos solos.
2 _ Qual é a principal importância da árvore na natureza?
( ) Ela só serve para dar sombra.
( ) Tem a função de proteger o solo.
3 – Como as árvores protegem o solo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – O empobrecimento do solo causa:
( ) o aumento das chuvas ( ) o aumento da erosão
5 – O Desmatamento causa:
( ) a poluição ( ) diminuição das chuvas
( ) extinção de nascentes
5 – Cite duas consequências do desmatamento:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
VENDE-SE UMA BICICLETA NOVA, POUCO USADA, DA COR VERMELHA E AZUL. QUEM ESTIVER INTERESSADO EM COMPRAR PROCURAR O SENHOR JOSÉ DA SILVA, NO TELEFONE 555 444. O PREÇO SERÁ TRATADO PESSOALMENTE.
AGORA É SUA VEZ DE FAZER O ANÚNCIO DA VENDA DE UM RÁDIO.
ANÚNCIO
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
LEIA O TEXTO E DÊ UM FIANL DE ACORDO COM A HISTÓRIA. CONTE QUAL FOI O PRESENTE DIFERENTE QUE MILENA GANHOU:
O ANIVERSÁRIO DE MILENA
MILENA É UMA GAROTA MUITO SAPECA. NO DIA DE SEU ANIVERSÁRIO ELA GANHOU UM PRESENTE BEM DIFERENTE. ELA GANHOU ____________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
NOME _____________________________________________________________
1- Ilustrar a poesia.
2- Circule as palavras corretas. De acordo com o texto. A vida se vive para:
Maltratar- Amar- Agredir- Acreditar- Atrapalhar- Dividir -Desprezar- Evoluir-Mudar - Melhorar –Oprimir - Gargalhar
3- Crie bonitas frases com estas palavras extraídas do texto poético acima e depois às leia para os colegas: VIDA; NATUREZA; FELIZ; SORRIR; BRINCAR:
4- Complete a frase escolhendo a palavra certa abaixo. Muitas religiões ensinam que as pessoas serão mais felizes acreditando em uma força infinita do bem que é chamada de.............................
A vida se vive pra quê?
A vida se vive pra quê?
Homens e mulheres me respondam por favor
A vida se vive para amar e ser feliz?
Sim, e para brincar na água do chafariz.
A vida se vive para aceitar os encantos da natureza?
Sim, e para nadar na correnteza.
A vida se vive para cada vez mais aprender?
Sim, e para deixar acontecer.
A vida se vive para acreditar na força infinita do bem?
Sim, e para dividir tudo de bom que se tem.
A vida se vive para mudar o que precisa ser mudado?
Sim, e para brincar de marcha soldado.
A vida se vive para evoluir e sempre melhorar?
Sim, para sorrir e até gargalhar.
Invente uma frase para o desenho abaixo: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
“Deus é o meu defensor e ele nunca é injusto.” (Salmo 92)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggPapLQLoM6ckN4ospzjOS4br8WwednecOho7-LIkT9d6wYz5_5SfYv0iKbCCUJXQWhN7IUo18ZFZxf2U7dhQlISTqOrfJkZuTesIcjzEoWJjeLdR5BSHen9uUqgJsKjjvX56LgvPIMw4/s320/reciclagem.jpg)
Atividades de Ciências - Escola Municipal “João Alves Duca”.
Nome ______________________________________________
RECICLAGEM DO LIXO
Símbolo da Reciclagem
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera renda, os materiais mais reciclados são os vidros, os alumínios, os papéis e os plásticos. Esta reciclagem ajuda a diminuir significativamente a poluição da água, do ar e do solo.
Outro importante benefício gerado pela reciclagem é a quantidade de novos empregos que ela tem gerado nos grandes centros urbanos e também no interior.
Em regiões de zona rural a reciclagem também está acontecendo. O lixo orgânico (sobras de vegetais, frutas, grãos e legumes) é utilizado na produção de adubo orgânico para ser usado na agricultura.
Curiosidade: Você sabia que muitos produtos levam muitos anos para serem absorvidos pelo meio-ambiente? Veja abaixo uma relação das substâncias e o tempo que elas levam para serem absorvidas no solo.
• Papel comum: de 2 a 4 semanas
• Cascas de bananas: 2 anos
• Latas: 10 anos
• Vidros: 4.000 anos
• Tecidos: de 100 a 400 anos
• Pontas de cigarros: de 10 a 20 anos
• Couro: 30 anos
• Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos
• Cordas de náilon: de 30 a 40 anos
• Chicletes: 5 anos
• Latas de alumínio: de 80 a 100 anos
Fonte de pesquisa: http://www.todabiologia.com/
Atividades
1 – Responda:
a) Porque é importante a reciclagem do lixo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Quais são as materiais mais reciclados?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 _ De acordo com o texto, a reciclagem ajuda:
( ) A matar a sede da população
( ) A diminuir a poluição das águas, ar e solo.
( ) Fazer economia de água.
( ) Gastar menos energia.
3 – Marque V se for verdadeiro e F se for Falso:
A. ( ) O lixo orgânico ( sobras de vegetais,frutas, etc.) è utilizado como adubo orgânico na agricultura.
B. ( ) Vidros demoram 2 anos para serem absorvidos pelo meio ambiente.
C . ( ) Pontas de cigarro demoram de 10 a 20 anos para seem absorvidos pelo meio ambiente.
D . ( ) A reciclagem do lixo é de pouca importância para a natureza.
Poluição do ar: gerador de problemas respiratórios para a população
quinta-feira, 12 de março de 2009
terça-feira, 3 de março de 2009
Jogo Stop - 3º EJA
Stop | |||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||
Material necessário
Desenvolver raciocínio lógico matemático, atenção, agilidade e integração. Procedimento - Forme uma equipe com mais dois colegas. Se não for possível, forme equipe com mais um só. - Sua equipe escreve num papel cinco números, todos menores que 10. - Atenção! Três números devem ser números com vírgula! - Sua equipe também deve fazer no caderno uma tabela como esta:
- Tudo pronto? Agora a questão é escolher a equipe adversária. - Quando o professor disser "Já!", as duas equipes trocam suas listas de números e tentam preencher as tabelas. - Veja só: sua equipe preenche a tabela com os números dados pela outra equipe! - Veja uma tabela preenchida:
- A equipe que completar primeiro a sua tabela grita STOP! E vence o jogo. Mas atenção! A outra equipe deve conferir! Se houver erro... |
Pontuação - 3º período EJA
Pontuação | ||
| ||
|
Atividades de História - EJA
Meios de transporte | |||||||||||||
| |||||||||||||
Os meios de transporte servem para transportar pessoas e cargas de um lugar para outro. São meios de transporte: carro, trem, ônibus, barco avião, cavalo, bicicleta, etc. Os meios de transporte podem ser: terrestres, aéreos ou aquáticos. Os transportes terrestres São aqueles que se movimentam por terra: o automóvel, o ônibus, o caminhão, o metrô, o trem, a motocicleta, a bicicleta, a carroça.
Os transportes aéreos Os transportes aéreos são aqueles que se movimentam pelo ar: o avião, o helicóptero.
Os transportes aquáticos são aqueles que se movimentam pela água: o navio, a canoa, a lancha, o iate, a jangada, a balsa.
As pessoas que moram na zona rural costumam usar animais como cavalos, mulas e bois para o transporte. O automóvel, a bicicleta e a motocicleta são transportes de uso pessoal. O ônibus, o trem e o metrô são chamados de transportes coletivos porque levam muitas pessoas ao mesmo tesmpo. 1) Dê exemplos de meios de transporte e escreva para que servem. ________________________________________________________. 2) Como podem ser os meios de transporte? ________________________________________________________.
|
Bingo para o EJA
Bingo Data: 01/08/2008 | |
| |
Material necessário - Cartolina - Canetinhas - Tesoura - Marcadores (tampinhas de garrafa, sementes) Objetivo - É um jogo de fixação e identificação visual. Procedimento - Cortar uma cartolina no formato de um tabuleiro de xadrez e escrever, com letra de forma, em cada quadrado desenhado na cartolina, palavras que sejam do conhecimento dos alunos. - Cada criança recebe um tabuleiro e alguns marcadores. A professora dita, uma a uma, palavras que os alunos deverão encontrar em seu tabuleiro. Ao encontrarem alguma devem marca-lás, como se faz em um bingo. - Nas turmas mais adiantadas, os marcadores podem ser substituídos por cartelas nas quais estão escritas palavras em letra cursiva. Neste caso, a criança lê a palavra que está na cartela e a procura no tabuleiro, no qual ela estará escrita em letra de forma. |
segunda-feira, 2 de março de 2009
A MULHER BRASILEIRA
O quanto é bela a mulher brasileira
Mulher de todas as cores e raças
És forte e trabalhadeira
Não importa de onde tú és
Norte, sul,leste, oeste
Encanta o mundo com sua beleza
Sua simplicidade e sua grandeza
Sinto sua força na luta
Na falta de esperança
Na alegria e na bonança
Na cultura ou na ignorância
Você é o braço forte
que sustenta essa nação
não importa de onde vens
é a a potência que sustenta
Os filhos dessa nação
autora:Ailce costa