AQUI VOCÊ VAI ENCONTARAR ATIVIDADES, PLANEJAMENTOS, PROJETOS PARA A EJA.ESTE BLOG AJUDARÁ VOCÊ PROFESSOR NA PREPARAÇÃO DE SUAS AULAS. PREZADOS COLEGAS:COMO ESTOU RECEBENDO MUITOS EMALS PEDINDO ATIVIDADES PARA OS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, RESOLVI UTILIZAR ESTE BLOG PARA ESTE INTENTO, POR QUE MEU TEMPO É RESTRITO E NÃO CONSIGO ACHAR TEMPO PARA MONTAR OUTRO BLOG.ESPERO A COMPREENSÃO DE TODOS.
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Amigos do peito!
Amigo Do Peito
Banda Legal
Amigo do Peito
Amigo palavra de se falar
Às vezes difícil de se guardar
Que bom ter você amigo de coração
Perto ou longe nunca desista não
Um abraço, um aperto de mão
Amigo, tenha Deus no coração
Amigo do peito
Amigo irmão
Amigo é aquele que estende a mão
Nas horas difíceis
Amigo de fé
Está sempre pronto para o que der e vier.
É tão bom ter um amigo
E poder contar contigo
Sem ter hora e lugar
Sem ter medo de te procurar
Amigo palavra de se falar
Às vezes difícil de se guardar
Que bom ter você amigo de coração
Perto ou longe nunca desista não
Um abraço, um aperto de mão
Amigo, tenha Deus no coração
Amigo do peito
Amigo irmão
Amigo é aquele que estende a mão
Nas horas difíceis
Amigo de fé
Está sempre pronto para o que der e vier.
É tão bom ter um amigo
E poder contar contigo
Sem ter hora e lugar
Sem ter medo de te procurar
PROJETO: “TUDO BEM SER DIFERENTE. NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM”
PROJETO: “TUDO BEM SER DIFERENTE. NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM”
AUTORIA:Tânia Sampaio
OBJETIVOS:
1. Trabalhar a diversidade em sala de aula e na sociedade.
2. Mediar a construção de identidades raciais, religiosa e de gênero
positivas.
3. Estimular o respeito às diferenças.
4. Proporcionar o conhecimento de diversas formas de mobilidade,
comunicação e integração das pessoas portadoras de necessidades
especiais.
PÚBLICO:
1º ao 5º ano do ENSINO FUNDAMENTAL
TEMPO ESTIMADO: de 24 de outubro a 20 de dezembro
MATERIAL NECESSÁRIO:
livros paradidáticos, Braille, CD, DVD, carimbos, vendas, máquina
braile , texturas, alfabeto em língua de sinais e cadeira de rodas.
1. Livros paradidáticos:
• Tudo bem ser diferente;
•Ninguém é igual a ninguém;
•De onde você veio? (Liliana Iacocca e Michele Iacocca/ editora Ática)
• A menina mutante ( Leila Seleguini / editora Adonis)
2. CD
•Música: Você é especial (Aline Barros)
•Música: Natiruts, com sua música “Quem planta Preconceito”,
•Música: Amigos do peito, interpretada pelos Trapalhões (Composição:
Michael Sullivan / Paulo Massadas )
•Música: Depende de nós (Composição: Ivan Lins / Vitor Martins )
3. DVD
a. Sempre amigos:
Quando o jovem Kevin Dillon (Kieran Culkin) e sua mãe (Sharon Stone)
mudam para a casa ao lado de Maxwell Kane e seus avós, uma nova vida
começa para os dois meninos. Max, de 13 anos, é um gigante.
Devagar na escola e sem coragem, nunca teve amigos. Já Kevin, tem
deficiência nas pernas, mas compensa as dificuldades físicas com
cérebro de gênio. Unidos, Kevin dá a Max suas idéias e Max dá à Kevin
a habilidade de se mover rapidamente. Uma amizade fantástica que dá
força e coragem para que ambos enfrentem as adversidades da infância
com o poder da imaginação.
Ano de Lançamento: 2005
Direção: Peter Chelsom
Atores/Artistas: Sharon Stone, Gena Rowlands, Harry Dean Stanton,
Kieran Culkin, Elden Henson, Gillian Anderson
País/Ano de Produção: EUA - 1998
Duração: 102 Minutos
b. Shrek I e II
c. Ponte para Terabithia
• Curta-metragens diversos retirados do Youtube
1) http://www.youtube.com/watch? v=u5651tdwyXo
2) http://www.youtube.com/watch? v=6R38MtEiIC4&feature=related
3) http://www.youtube.com/watch? v=j3v70bmk4eE&feature=related
4. Livros:
Livros paradidáticos, textos e letras de músicas
• Livro didático em Braile ( Município de Limeira)
• Enciclopédia ilustrada trilíngue – Língua de Sinais Brasileira
(Fernando César Capovilla e Walkiria Duarte Raphael/ editora EDUSP)
:
5. AVALIAÇÃO:
A avaliação do projeto será durante todo seu desenvolvimento, onde
haverá registros do professor em relação ao desenvolvimento geral da
classe e individual; levando em consideração a importância da
aceitação do outro como indivíduo importante na sociedade.
AUTORIA:Tânia Sampaio
OBJETIVOS:
1. Trabalhar a diversidade em sala de aula e na sociedade.
2. Mediar a construção de identidades raciais, religiosa e de gênero
positivas.
3. Estimular o respeito às diferenças.
4. Proporcionar o conhecimento de diversas formas de mobilidade,
comunicação e integração das pessoas portadoras de necessidades
especiais.
PÚBLICO:
1º ao 5º ano do ENSINO FUNDAMENTAL
TEMPO ESTIMADO: de 24 de outubro a 20 de dezembro
MATERIAL NECESSÁRIO:
livros paradidáticos, Braille, CD, DVD, carimbos, vendas, máquina
braile , texturas, alfabeto em língua de sinais e cadeira de rodas.
1. Livros paradidáticos:
• Tudo bem ser diferente;
•Ninguém é igual a ninguém;
•De onde você veio? (Liliana Iacocca e Michele Iacocca/ editora Ática)
• A menina mutante ( Leila Seleguini / editora Adonis)
2. CD
•Música: Você é especial (Aline Barros)
•Música: Natiruts, com sua música “Quem planta Preconceito”,
•Música: Amigos do peito, interpretada pelos Trapalhões (Composição:
Michael Sullivan / Paulo Massadas )
•Música: Depende de nós (Composição: Ivan Lins / Vitor Martins )
3. DVD
a. Sempre amigos:
Quando o jovem Kevin Dillon (Kieran Culkin) e sua mãe (Sharon Stone)
mudam para a casa ao lado de Maxwell Kane e seus avós, uma nova vida
começa para os dois meninos. Max, de 13 anos, é um gigante.
Devagar na escola e sem coragem, nunca teve amigos. Já Kevin, tem
deficiência nas pernas, mas compensa as dificuldades físicas com
cérebro de gênio. Unidos, Kevin dá a Max suas idéias e Max dá à Kevin
a habilidade de se mover rapidamente. Uma amizade fantástica que dá
força e coragem para que ambos enfrentem as adversidades da infância
com o poder da imaginação.
Ano de Lançamento: 2005
Direção: Peter Chelsom
Atores/Artistas: Sharon Stone, Gena Rowlands, Harry Dean Stanton,
Kieran Culkin, Elden Henson, Gillian Anderson
País/Ano de Produção: EUA - 1998
Duração: 102 Minutos
b. Shrek I e II
c. Ponte para Terabithia
• Curta-metragens diversos retirados do Youtube
1) http://www.youtube.com/watch?
2) http://www.youtube.com/watch?
3) http://www.youtube.com/watch?
4. Livros:
Livros paradidáticos, textos e letras de músicas
• Livro didático em Braile ( Município de Limeira)
• Enciclopédia ilustrada trilíngue – Língua de Sinais Brasileira
(Fernando César Capovilla e Walkiria Duarte Raphael/ editora EDUSP)
:
5. AVALIAÇÃO:
A avaliação do projeto será durante todo seu desenvolvimento, onde
haverá registros do professor em relação ao desenvolvimento geral da
classe e individual; levando em consideração a importância da
aceitação do outro como indivíduo importante na sociedade.
DESENVOLVIMENTO: AULA 1: • Apresentação do tema do projeto e conversa com os alunos sobre diferenças encontradas na sociedade. • Levantamento e registro coletivo de diferenças (cultural, social, racial, religiosa, partidária, educacional e portadores de necessidades especiais). • Apresentação aos alunos do alfabeto e dos algarismos em Língua de Sinais • Explanação sobre os meios de comunicação utilizados pelos surdos. • Fazer com os alunos cada letra do alfabeto em Língua de sinais ( aluno recebe cópia do alfabeto em Língua de Sinais). • Alunos escolhem uma palavra na Enciclopédia Trilingue e a apresenta em Língua de Sinais. • Leitura: De onde você veio? (leitura em capítulos) AULA 2: • Apreciação do filme: Sempre amigos. AULA 3: • Resgate e continuação do filme : Sempre amigos. • Roda de conversa e registro coletivo sobre os pontos principais do filme AULA 4: • Leitura: De onde você veio? (leitura em capítulos) AULA 5: • Resgate e continuação da leitura do livro “De onde você veio”. • Produção textual – gênero: livre Tema: “tudo bem ser diferente” Título à escolha do aluno. AULA 6: • Leitura realizada pelos alunos das produções produzidas na aula anterior. • Explanação feita pelos alunos do título escolhido. • Ilustração da produção para o painel da escola. • Resgate e continuação da leitura do livro “De onde você veio”. AULA 7: • Resgate e finalização da leitura do livro “De onde você veio”. • Elencar, com os alunos as deficiências conhecidas e as dificuldades encontradas na sociedade por cada deficiência citada. • Em roda de conversa, fazer com os alunos um levantamento de sugestões para minimizar/ diminuir cada dificuldade encontrada. • Montar uma tabela : Deficiência – Dificuldade - Sugestão de melhoria. AULA 8: Ouvir e canta a música Quem Planta O Preconceito, interpretada por Natiruts. • Leitura: A menina mutante (leitura em capítulos) • Apresentação da Enciclopédia Trilingue. • Fazer com os alunos cada letra do alfabeto em Língua de sinais. • Cada aluno faz seu nome e sua idade em Língua de Sinais. • Alunos escolhem uma palavra na Enciclopédia Trilingue e a apresenta em Língua de Sinais. AULA 9: • Resgate e continuação da leitura do livro: A menina Mutante. • Conversa com os alunos sobre a deficiência visual (Conhecem alguém? Onde estudam? Meios de comunicação que utilizam) • Dinâmica: Reconhecendo o espaço escolar Os alunos realizarão esta dinâmica em duplas onde um aluno será vendado e o outro será seu “guia” para encontrar um ponto da unidade escolar. Após a chegada a esse ponto, a dupla fará a inversão de papéis: o aluno que estava vendado agora será o guia. • Roda de conversa: sensação de não enxergar; sensação de dependência para se locomover, principalmente se não há acessibilidade; como encarar os obstáculos; como ser um guia e não fazer tudo pelo outro, mas sim ensiná-lo a fazer. AULA 10: Entrevista com alunos de anos escolares diferentes Ouvir e canta a música • Resgate e finalização da leitura do livro: A menina Mutante. • Apresentar aos alunos uma apostila didática e algumas embalagens que fornecem em Braille informações de utilização necessárias aos cegos. • Professora Karina do Instituto Luiz Braille para socializar com os alunos uma Máquina de Sistema Braille para que os alunos recebam seus nomes escritos em Braille. AULA 10: • Explanação com os alunos: Deficiência Física (Conhecem alguém? Onde estudam? Meios de locomoção que utilizam) • Dinâmica: Reconhecendo o espaço escolar Os alunos realizarão esta dinâmica em duplas onde um aluno se locomoverá pelo espaço escolar em uma cadeira de rodas e o outro será seu parceiro para empurrar a cadeira de rodas e auxiliá-lo na execução da tarefa: Utilizar o bebedouro. Após a chegada a esse ponto, a dupla fará a inversão de papéis: o aluno que auxiliava será o “deficiente físico”. • Roda de conversa: sensação de não poder se locomover utilizando as pernas; sensação de dependência para se locomover, principalmente se não há acessibilidade; como encarar os obstáculos; como ser um amigo e não fazer tudo pelo outro, mas sim ajuda-lo ensiná-lo a fazer. AULA 11: • Finalização do projeto: leitura compartilhada do texto “Novo amigo” que é uma história que utiliza desenhos ao invés de palavras, em seguida será feita uma roda de conversa sobre a leitura feita - a utilização do desenho como uma forma de comunicação, a sensação de participar desse projeto, o que foi mais prazeroso, o que podemos fazer para melhorar a • socialização de novos alunos, amigos, pessoas conhecidas ou não em nossa escola e sociedade. • Ouvir e cantar a música: Amigos do peito que é interpretada pelos Trapalhões (Composição: Michael Sullivan / Paulo Massadas ) Amigos do Peito Os Trapalhões Composição: Michael Sullivan / Paulo Massadas Toda vez que a gente está sozinho E que está perdido no caminho Ele sempre chega de mansinho e mostra uma saída Toda vez que a gente está cansado E que vê o mundo desabando Ele sempre mostra o lado bom que tem a vida Ele sempre está do nosso lado E com a gente fica preocupado Ele nunca pede nada em troca, não Quantas vezes dá sem receber Ele ri nas nossas alegrias Ele chora com a nossa dor Ele é a forma mais sublime do amor Ter um amigo Na vida é tão bom Ter amigos A gente precisa de amigos do peito Amigos de fé, amigos-irmãos Iguais a eu e você Ter um amigo Na vida é tão bom Ter amigos A gente precisa de amigos do peito Amigos de fé, amigos-irmãos Iguais a eu e você Amigos De repente bate uma tristeza E ele chega cheio de energia E transforma toda a incerteza em alegria Ele sabe dos nossos segredos E conhece até os nossos medos Se a gente está chorando ele vem e diz: sorria Ele sempre está do nosso lado E com a gente fica preocupado Ele nunca pede nada em troca, não Quantas vezes dá sem receber Ele ri nas nossas alegrias Ele chora com a nossa dor Ele é a forma mais sublime do amor • Ouvir e cantar a música: Quem Planta O Preconceito Interpretada por Natiruts Quem planta preconceito Racismo, indiferença Não pode reclamar da violência Quem planta preconceito Racismo, indiferença Não pode reclamar da violência Quem planta preconceito Racismo, indiferença Não pode reclamar da violência Quem planta preconceito Racismo, indiferença Não pode reclamar... Lembra da criança No sinal pedindo esmola? Não é problema meu Fecho o vidro Vou embora... Lembra aquele banco Ainda era de dia Tem preto lá na porta Avisem a polícia... E os milhões e milhões Que roubaram do povo Se foi político ou doutor Serão soltos de novo Ooooooooooooh! Quem planta preconceito Racismo, indiferença Não pode reclamar da violência Quem planta preconceito Impunidade, indiferença Não pode reclamar da violência Quem planta preconceito Racismo, indiferença Não pode reclamar da violência Quem planta preconceito Impunidade, indiferença Não pode reclamar... -"Ainda há muito O que aprender Com África Bambata E Salassiê Com Bob Marley e Chuck D O reaggae, o hiphop Às vezes não é esse Que está aí Seqüela a violência Entrando pelo rádio Pela tela E você só sente quando falta O rango na panela Nunca aprende Só se prende, não se defende Se acorrenta, toma o mal Traga o mal, experimenta Por isso ainda há muito O que aprender Com África Bambata E Salassiê Com Bob Marley e Chuck D O reaggae, o hiphop pode ser O que se expressa aqui Jamaica O ritmo no pódium sua marca Várias medalhas Vários ouros, zero prata E no bater da lata Decreto morte é o gravata E no bater das palmas Viva a cultura rasta" Crianças não nascem más Crianças não nascem racistas Crianças não nascem más Aprendem o que Agente ensina... -"Por isso ainda há muito O que aprender Com África Bambata E Salassiê Com Bob Marley e Chuck D Todo dia algo diferente Que não percebi E na lição um novo Dever de casa Mais brasa na fogueira E o comédia vaza A moda acaba A gravadora trai E o fã já não Te admira mais Ainda há muito O que aprender Lado a lado, aliados Natiruts, GOG O DF, o cerrado Um cenário descreve Do Riacho a Ceilândia Cansei de ver A repressão policial A criança sem presente De natal O parceiro se rendendo ao mal Quem planta a violência Colhe odio no final" • Ouvir e cantar a música: Depende de Nós Composição: Ivan Lins / Vitor Martins Depende de nós Quem já foi ou ainda é criança Que acredita ou tem esperança Quem faz tudo pra um mundo melhor Depende de nós Que o circo esteja armado Que o palhaço esteja engraçado Que o riso esteja no ar Sem que a gente precise sonhar Que os ventos cantem nos galhos Que as folhas bebam orvalhos Que o sol descortine mais as manhãs Depende de nós Se esse mundo ainda tem jeito Apesar do que o homem tem feito Se a vida sobreviverá Que os ventos cantem nos galhos Que as folhas bebam orvalhos Que o sol descortine mais as manhãs Depende de nós Se esse mundo ainda tem jeito Apesar do que o homem tem feito Se a vida sobreviverá Depende de nós Quem já foi ou ainda é criança Que acredita ou tem esperança Quem faz tudo pra um mundo melhor http://youtu.be/ZQbbSZVNZW4 |
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
ATENÇÃO AMIGOS PROFESSORES!!!!! VOTE CONTRA OS 220 DIAS LETIVOS.
ATENÇÃO PROFESSORES!! MUDANÇA EM VISTA. DE 200 DIAS LETIVOS PRA 220. NÃO PERMITA QUE ACONTEÇA.
Se você é Professor, da Rede Pública ou Particular, LEIA com Atenção!!! Urgente e Atual. O ministro da Educação Fernando Haddad solicitou uma pesquisa científica sobre o aumento do número de horas do aluno na Escola e sua correlação com o aumento do Rendimento Escolar. No dia 21 de setembro (21/09/11) ele apresentou os resultados à imprensa, pois deseja um Grande Debate sobre o Assunto.A pesquisa realizada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo revelou que mais tempo (mais horas) na Escola leva a uma melhoria dos resultados do aluno na aprendizagem e nas avaliações (ENEM, SAEB, etc.). Até aí nenhuma surpresa, pois vários países desenvolvidos têm uma carga horária anual maior do que a brasileira e têm resultados melhores. O que vêm a seguir é que é preocupante.Diante do resultado deste estudo, Ricardo Paes de Barros, subsecretário que coordenou a pesquisa apontou alternativas (que seriam, na verdade, Propostas) ao ministro: Proposta 1– O Estudo de Ricardo Paes de Barros mostrou que um bom professor em sala de aula tem o impacto de 9,6 pontos no Saeb, 20 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 68% de melhoria do desempenho do aluno. Mostrou também que a melhoria dos resultados acadêmicos pode ser feita com a diminuição das faltas dos alunos e dos professores durante o no letivo. Esta proposta implica a) criar programas de formação e projetos de incentivo aos docentes, para que mais bem remunerados, reparados e motivados, possam faltar menos e dar melhores aulas; b) modificar a atual LDB, diminuindo o percentual máximo permitido de faltas aos alunos (25%); c) Reduzir o número de faltas, abonos e licenças permitidas por lei aos docentes. A Proposta 1 requer modificação na legislação educacional e investimentos em Salários e em Programas de Formação Continuada para os Docentes Formação profissional Especialização, Mestrado e Doutorado). Proposta 2– Paes de Barros aponta que a Diminuição do número de alunos em Sala potencializa o rendimento de todos, ao permitir que os Docentes tenham mais tempo para auxiliar os alunos que apresentarem dificuldades. Nesta proposta: a) estabelecer qual é o número mínimo de alunos por sala e série; b) ampliar o número de salas e, consequentemente, de escolas; c) criar incentivos para a carreira docente, pois mais salas e mais escolas demandarão mais professores mais bem preparados (hoje, desestimulados, muitos estão deixando a carreira docente).A Proposta 2 demanda investimento em infraestrutura e investimento no rofissional da educação (Salários e Capacitação). Se a carreira docente for valorizada, atrairá e manterá nela os mais capacitados. Proposta 3- Aumento do número de horas diárias do aluno na Escola. Essa proposta segue o modelo europeu (período integral) e implica em alguns investimentos: a) melhorar as cantinas escolares para que possam servir almoço aos alunos; b)readequação do currículo para que todo o período de permanência seja bem aproveitado; c) maior número de salas de aulas (hoje, os alunos do matutino e vespertino utilizam as mesmas salas); d) readequação e aumento da carga horária dos professores (o professor receberia o valor das aulas adicionais); e) aumento dos espaços esportivos e culturais da Escola (necessidades de uma Escola de Tempo Integral). Ou seja, a Proposta 3 requer significativos investimentos em infraestrutura. Entretanto, o aumento do salário dos professores seria apenas em função do aumento do trabalho (mais aulas, mais remuneração) e não de um aumento real no valor da hora/aula. É verdade que a Escola de Tempo Integral é um modelo seguido na Europa, mas lá o professor recebe melhores salários (quando comparados com outros profissionais de formação superior) do que aqui. Proposta 4– Aumento dos dias letivos. Dos atuais 200 para 220 dias letivos. Sendo subsecretário da Secretaria de Assuntos Estratégicos da presidência, Paes de Barros julga ser essa a alternativa mais atraente e interessante ao governo pois praticamente não haverá nenhum custo para os cofres públicos. Na prática, esta Proposta levará: a) a um aumento dos dias letivos em detrimento de sábados e feriados; b) aumento da jornada de trabalho (em dias) sem o consequente aumento da remuneração (pois o governo já divide o salário anual em doze meses + o décimo terceiro); c) diminuição dos dias de recesso e férias docentes. A Proposta 4 não requer do Governo praticamente nenhum investimento – só uma mudança na Lei. Já para o docente, significa mais dias de trabalho, mais matéria a ser lecionada e mais avaliações, provas e trabalhos para corrigir e nenhum aumento ou remuneração adicional. Para o aluno, mais matéria, mais pressão por resultados e menos dias livres em casa. Fique Atento e Pense Corretamente como PROFESSOR O Governo tem a intenção, segundo o ministro, de realizar um DEBATE com a SOCIEDADE para, em seguida, implementar a medida – aumento para 220 dias letivos. Proposta 1 - Investir na Formação e Salários dos Professores e Diminuir a permissão para Faltas (docentes e discentes). Proposta 2 - Menos alunos por Sala e Professores melhor Preparados e Melhor Remunerados. Proposta 3 - Escola de Tempo Integral (ainda precisa de muitos ajustes, mas levará o governo à necessidade de INVESTIR muito para sua implantação). CUIDADO, Professor Como mais UMA PROVA de que o Governo não quer INVESTIR em Educação, o subsecretário da Pasta já está indicando o aumento dos dias como a MELHOR proposta para o GOVERNO. Isso é ÓBVIO, pois é a única alternativa que não requer investimentos. O Governo tentará neste DEBATE jogar a população contra os professores que se opuserem aos 220 dias . Mas na verdade, NÓS PROFESSORES sabemos que aumentar para 220 dias não vai mudar em NADA O ATUAL DESCASOcom que as autoridades tratam a Educação. Além disso, a proposta de aumento dos Dias Letivos é a única que não apresentará nenhuma contrapartida positiva para o DOCENTE. Existem, ainda, outras PROPOSTAS com melhores OPÇÕES. Diga isso aos seus colegas e diretores. Diga isso aos seus vizinhos. Diga isso aos seus ALUNOS, sejam eles do Ensino Fundamental, do ENSINO MÉDIO, do Ensino Superior, da Pós Graduação, do Mestrado ou do Doutorado. TODOS OS PROFESSORES DEVEM SE UNIR neste Debate, pedindo ao Governo que aumente os INVESTIMENTOS na Educação do País. É fato que Todos os Professores Conscientes querem MUDANÇAS na Educação. Mas queremos MUDANÇAS que realmente façam a DIFERENÇA, que AUMENTEM a QUALIDADE do Ensino e que FAÇAM o governo Investir naquilo que é mais precioso – a Educação de nossas Crianças. NÃO ACEITE OS 220 DIAS. Os 220 dias serão uns ENGODOS para que o GOVERNO não gaste e não invista mais. Queridos Professores e Professoras da rede Pública e Particular, de todos os níveis Sejam conscientes - Repassem este COMUNICADO aos Educadores que vocês Conhecem.
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