segunda-feira, 16 de novembro de 2009

AULA PARA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Leia também
O berço da humanidade
Tempo estimado
Duas aulas
Conteúdos
Origens do homem
Habilidades
Analisar a presença humana no planeta e em especial no continente americano
Mama África, Papa san
Examine com os alunos a difusão do Homo sapiens pelo planeta e sua chegada à América
Se Mama África é mãe solteira, como afirmou o compositor Chico César, o pai da espécie humana é conhecido: o povo san, grupo nômade de caçadores e coletores que se desloca pelas regiões áridas entre Angola e Namíbia. Baseada em pesquisas genéticas e linguísticas, a reportagem de VEJA informa que há cerca de 200.000 anos os ancestrais dos sans constituíram os primeiros grupos de Homo sapiens. Seus descendentes ocuparam a África e migraram para a Ásia há cerca de 50.000 anos, de onde teriam atingido a Europa, a Austrália e, mais tarde, a América. Use o texto como um roteiro de viagem para examinar com a moçada a fascinante aventura da espécie humana – e de outras espécies do gênero Homo – sobre a face da Terra.


Atividades
1ª aula – Lembre que a humanidade tem raízes africanas muito anteriores aos nômades sans. Registros fósseis indicam que um dos primeiros hominídeos – o Australopithecus – surgiu na África há, pelo menos, 4 milhões de anos. As características que os distinguiam de outros primatas eram o cérebro mais avantajado e desenvolvido, o andar bípede e a postura ereta. Há cerca de 2 milhões de anos apareceu outro ancestral nosso, o Homo habilis, o primeiro a utilizar instrumentos de pedra e a viver em sociedade. Veio a seguir o Homo erectus, entre 1,7 milhão e 200.000 anos atrás. Vestígios dessa espécie foram achados na ilha de Java, na China e na Tanzânia. Foi a partir do Homo erectus que, acredita-se, tenha evoluído a humanidade, e também o Homem de Neanderthal, espécie que se extinguiu.
Sugira pesquisas em revistas e sites para a montagem de uma linha do tempo sobre a trajetória do homem, desde os primeiros hominídeos até o Homo neanderthalensis e o Homo sapiens. Peça detalhes sobre as espécies abordadas. Que aspectos evolutivos elas apresentavam? Quais eram suas características físicas? Que tipos de instrumentos empregavam?
Aproveite a atividade para explicar aos estudantes o que são a antropologia e a arqueologia e de que forma trabalham os profissionais desses ramos do conhecimento.
Conte que a antropologia é a ciência que se ocupa em estudar o homem em sua totalidade, a evolução humana e a organização do homem no planeta. Nesse sentido, ela apresenta-se dividida em antropologia cultural e antropologia biológica. Quando falamos do estudo da origem do homem no planeta, abordamos os dois modelos de antropologia, pois a primeira explica como os primeiros grupos humanos se organizavam e fabricavam utensílios para sobreviver, enquanto a segunda explica aspectos evolutivos da biologia humana. Os antropólogos trabalham a partir da observação, da comparação e das entrevistas e observações etnográficas de grupos ainda existentes. Foi o que ocorreu no estudo dos sans, na África.
Os arqueólogos, por sua vez, focalizam objetos de cultura material, ou seja, vestígios realizados e deixados pelos homens do passado. Com base nesses vestígios, os pesquisadores podem avaliar a técnica e o grau de desenvolvimento de determinados grupos humanos. Desse modo, a arqueologia estuda os costumes e a cultura de povos antigos com base nos testemunhos materiais da vida desses povos.
2ª aula – Os primeiros homens a habitarem as terras americanas não eram autóctones, ou seja, não se desenvolveram por aqui. De onde eles teriam vindo? Pergunte aos jovens. Eles poderão responder fundamentados na própria reportagem, em pesquisas na internet ou em livros de História.
Destaque a seguinte passagem do texto: a hipótese mais aceita sobre a presença do homem na América afirmava "que os antepassados dos índios foram os primeiros a chegar ao continente, há 12.000 anos". Eles teriam vindo pelo estreito de Bering, no extremo norte da América, que, acredita-se, estava congelado na ocasião, formando uma ponte entre o leste da Ásia e a América. Depois da descoberta de vestígios como o de Luzia, o fóssil mais antigo de um brasileiro, datado de 11.500 anos, os pesquisadores recuaram a data da chegada dos primeiros grupos à América. Assim, a revista informa que, hoje, "os cientistas sabem que o mais provável é que um grupo aparentado dos aborígines australianos tenha saído do sul da China atual e atingido o continente americano há 15.000 anos". Outros pesquisadores sugerem um ponto de partida diferente para os descendentes dos sans: a Oceania. Utilizando as correntes marítimas, eles teriam atravessado o Pacífico em pequenas embarcações e aportado nas costas ocidentais da América Central e do Sul.
Mas as datações e hipóteses arqueológicas sobre os primeiros americanos continuam a ser um perigoso terreno movediço. Ensine que em Pikimachay, no Peru, os pesquisadores acharam vestígios humanos datados de 20.000 anos, e em Monte Verde, no Chile, foram encontrados fósseis ainda mais antigos, de idade estimada em 33.000 anos. Se esses números são questionados por boa parte da comunidade acadêmica, aqueles sugeridos pela antropóloga franco-brasileira Niède Guidon provocam arrepios. Em suas pesquisas no sítio arqueológico de Pedra Furada, no Piauí, Guidon datou numerosas fogueiras, algumas das quais chegariam a ter 50.000 anos. Até os dias atuais, suas idéias e seus achados são contestados por seus colegas arqueólogos.
Depois dessas observações, encomende uma investigação sobre a revolução arqueológica desencadeada pela datação e pela reconstituição facial do fóssil de Luzia, que apresenta traços semelhantes tanto ao grupo dos negros africanos, quanto ao dos aborígenes australianos. Qual seria o impacto da confirmação da idade dos vestígios de Monte Verde e da Pedra Furada?
Solicite aos alunos que observem o mapa-múndi deste plano de aula (abaixo) com as principais correntes migratórias responsáveis pela ocupação do continente americano. Eles concordam com a hipótese da utilização de vários percursos diferentes para a América? Proponha ainda que eles localizem os principais sítios arqueológicos do continente e indiquem as pesquisas que se desenvolvem atualmente em pelo menos três deles.

Para seus alunos

Robles/Pingado


Veja também:

Internet
O plano de aula "Era uma vez na América", de VEJA NA SALA DE AULA, aborda a difusão do homem pelo continente americano.
Bibliografia
Arqueologia – o estudo do nosso passado, Paul Devereux, Ed. Melhoramentos, tel. (11) 3874-0800
http://veja.abril.com.br
 Aula elaborada por Ricardo Barros, professor de História do Colégio Paulista, de São Paulo

2 comentários:

  1. Oi Alice, seu blog está maravilhoso.Estou trabalhando com turmas de EJa pela primeira vez e estou fascinada com essa modalidade de ensino.As atividades que encontrei em seu blog são muito pertinentes para a EJA. Parabéns

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  2. Oi Ailce, você como sempre se superando. Parabéns! Avisa teu pessoal que também tem o blog www.bravoafrobrasil.blogspot.com que tem bastante material legal sobre consciência negra.ABRAÇÃO!!!
    Simone

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