domingo, 25 de abril de 2010

FEBRE AMARELA

FEBRE AMARELA
Informações sobre a doença, transmissão pela mosquito Aedes Aegypti, tratamento, sintomas, vacina
febre 
amarela Aedes Aegypti: transmissor da febre amarela 

O que é 
A febre amarela é uma doença que faz milhares de vítimas no Brasil. Ela é provocada por um vírus, que é transmitido ao homem pela fêmea do mosquito “Aedes Aegypti”.
Áreas mais afetadas 
Esta enfermidade está presente, principalmente, nas áreas tropicais e subtropicais, em função das condições climáticas favoráveis para a o desenvolvimento deste tipo de inseto. A região amazônica, por exemplo, é um importante local de desenvolvimento da doença, pois o clima quente, as chuvas (alto índice pluviométrico) e a grande quantidade de rios facilitam a reprodução deste do mosquito e o alastramento da enfermidade.
Após ser picado pelo mosquito, o indivíduo contaminado começa a apresentar uma série de sintomas: febre alta (podendo chegar a 40 graus centígrados), fortes dores de cabeça, vômitos, problemas no fígado e hemorragias (sangramentos). 
Nome da doença 
O nome desta doença está relacionado à coloração a qual a pele da pessoa fica após pegar a doença. O doente fica com ictirícia, pois ocorre o derramamento da bilirrubina em vários tecidos do corpo. Quando se espalha pela corrente sanguínea, a pessoa fica com uma cor amarelada na pele e também nos olhos. 
Consequências 
Esta doença infecciosa pode permanecer no corpo do indivíduo doente por aproximadamente duas semanas. Em alguns casos, o doente pode morrer, em função do agravamento da doença e dos danos provocados pelo vírus no corpo e nos órgãos. 
Vacina 
A vacina contra a febre amarela foi descoberta, no começo do século XX, pelo médico e sanitarista brasileiro Osvaldo Cruz. Os médicos recomendam tomar esta vacina antes de viajar para as regiões norte e centro-oeste do país (locais em que o risco de contrair a doença é maior).

Curiosidade: após a picada pelo Aedes Aegypti, o período de incubação do vírus é de três a sete dias. 
                                                                                        http://www.todabiologia.com

              Faça uma síntese sobre  o que você descobriu sobre o Aedes Aegypt transmissor da Dengue e da Febre Amarela.Depois apresente seu trabalho para sua classe.Não se esqueça de colocar como prevenir que a doença não aconteça.O que você como cidadão tem como dever para com a sociedade.
             

3 comentários:

  1. Olá Ailce

    Como o seu espaço cresceu heim? Está maravilhoso. Parabéns!
    Agradeço pelo selinho oferecido. Desculpe por nao ter agradecido antes mas estive com problemas e só agora estou de volta.
    Aproveito pra te oferecer um selinho também com muito carinho. Passa lá pra pegar.
    Que Deus te abençoe sempre e que você continue compartilhando conosco o seu maravilhoso trabalho.
    Beijos
    Silvana Araújo

    ResponderExcluir
  2. E a deng?
    Explique uma hora destas. Vou gostar de ler.
    com carinho Monica

    ResponderExcluir

Você será sempre bem-vindo aqui!!!