AUTORIA:Tânia Sampaio
OBJETIVOS:
1. Trabalhar a diversidade em sala de aula e na sociedade.
2. Mediar a construção de identidades raciais, religiosa e de gênero
positivas.
3. Estimular o respeito às diferenças.
4. Proporcionar o conhecimento de diversas formas de mobilidade,
comunicação e integração das pessoas portadoras de necessidades
especiais.
PÚBLICO:
1º ao 5º ano do ENSINO FUNDAMENTAL
TEMPO ESTIMADO: de 24 de outubro a 20 de dezembro
MATERIAL NECESSÁRIO:
livros paradidáticos, Braille, CD, DVD, carimbos, vendas, máquina
braile , texturas, alfabeto em língua de sinais e cadeira de rodas.
1. Livros paradidáticos:
• Tudo bem ser diferente;
•Ninguém é igual a ninguém;
•De onde você veio? (Liliana Iacocca e Michele Iacocca/ editora Ática)
• A menina mutante ( Leila Seleguini / editora Adonis)
2. CD
•Música: Você é especial (Aline Barros)
•Música: Natiruts, com sua música “Quem planta Preconceito”,
•Música: Amigos do peito, interpretada pelos Trapalhões (Composição:
Michael Sullivan / Paulo Massadas )
•Música: Depende de nós (Composição: Ivan Lins / Vitor Martins )
3. DVD
a. Sempre amigos:
Quando o jovem Kevin Dillon (Kieran Culkin) e sua mãe (Sharon Stone)
mudam para a casa ao lado de Maxwell Kane e seus avós, uma nova vida
começa para os dois meninos. Max, de 13 anos, é um gigante.
Devagar na escola e sem coragem, nunca teve amigos. Já Kevin, tem
deficiência nas pernas, mas compensa as dificuldades físicas com
cérebro de gênio. Unidos, Kevin dá a Max suas idéias e Max dá à Kevin
a habilidade de se mover rapidamente. Uma amizade fantástica que dá
força e coragem para que ambos enfrentem as adversidades da infância
com o poder da imaginação.
Ano de Lançamento: 2005
Direção: Peter Chelsom
Atores/Artistas: Sharon Stone, Gena Rowlands, Harry Dean Stanton,
Kieran Culkin, Elden Henson, Gillian Anderson
País/Ano de Produção: EUA - 1998
Duração: 102 Minutos
b. Shrek I e II
c. Ponte para Terabithia
• Curta-metragens diversos retirados do Youtube
1) http://www.youtube.com/watch?
2) http://www.youtube.com/watch?
3) http://www.youtube.com/watch?
4. Livros:
Livros paradidáticos, textos e letras de músicas
• Livro didático em Braile ( Município de Limeira)
• Enciclopédia ilustrada trilíngue – Língua de Sinais Brasileira
(Fernando César Capovilla e Walkiria Duarte Raphael/ editora EDUSP)
:
5. AVALIAÇÃO:
A avaliação do projeto será durante todo seu desenvolvimento, onde
haverá registros do professor em relação ao desenvolvimento geral da
classe e individual; levando em consideração a importância da
aceitação do outro como indivíduo importante na sociedade.
DESENVOLVIMENTO: AULA 1: • Apresentação do tema do projeto e conversa com os alunos sobre diferenças encontradas na sociedade. • Levantamento e registro coletivo de diferenças (cultural, social, racial, religiosa, partidária, educacional e portadores de necessidades especiais). • Apresentação aos alunos do alfabeto e dos algarismos em Língua de Sinais • Explanação sobre os meios de comunicação utilizados pelos surdos. • Fazer com os alunos cada letra do alfabeto em Língua de sinais ( aluno recebe cópia do alfabeto em Língua de Sinais). • Alunos escolhem uma palavra na Enciclopédia Trilingue e a apresenta em Língua de Sinais. • Leitura: De onde você veio? (leitura em capítulos) AULA 2: • Apreciação do filme: Sempre amigos. AULA 3: • Resgate e continuação do filme : Sempre amigos. • Roda de conversa e registro coletivo sobre os pontos principais do filme AULA 4: • Leitura: De onde você veio? (leitura em capítulos) AULA 5: • Resgate e continuação da leitura do livro “De onde você veio”. • Produção textual – gênero: livre Tema: “tudo bem ser diferente” Título à escolha do aluno. AULA 6: • Leitura realizada pelos alunos das produções produzidas na aula anterior. • Explanação feita pelos alunos do título escolhido. • Ilustração da produção para o painel da escola. • Resgate e continuação da leitura do livro “De onde você veio”. AULA 7: • Resgate e finalização da leitura do livro “De onde você veio”. • Elencar, com os alunos as deficiências conhecidas e as dificuldades encontradas na sociedade por cada deficiência citada. • Em roda de conversa, fazer com os alunos um levantamento de sugestões para minimizar/ diminuir cada dificuldade encontrada. • Montar uma tabela : Deficiência – Dificuldade - Sugestão de melhoria. AULA 8: Ouvir e canta a música Quem Planta O Preconceito, interpretada por Natiruts. • Leitura: A menina mutante (leitura em capítulos) • Apresentação da Enciclopédia Trilingue. • Fazer com os alunos cada letra do alfabeto em Língua de sinais. • Cada aluno faz seu nome e sua idade em Língua de Sinais. • Alunos escolhem uma palavra na Enciclopédia Trilingue e a apresenta em Língua de Sinais. AULA 9: • Resgate e continuação da leitura do livro: A menina Mutante. • Conversa com os alunos sobre a deficiência visual (Conhecem alguém? Onde estudam? Meios de comunicação que utilizam) • Dinâmica: Reconhecendo o espaço escolar Os alunos realizarão esta dinâmica em duplas onde um aluno será vendado e o outro será seu “guia” para encontrar um ponto da unidade escolar. Após a chegada a esse ponto, a dupla fará a inversão de papéis: o aluno que estava vendado agora será o guia. • Roda de conversa: sensação de não enxergar; sensação de dependência para se locomover, principalmente se não há acessibilidade; como encarar os obstáculos; como ser um guia e não fazer tudo pelo outro, mas sim ensiná-lo a fazer. AULA 10: Entrevista com alunos de anos escolares diferentes Ouvir e canta a música • Resgate e finalização da leitura do livro: A menina Mutante. • Apresentar aos alunos uma apostila didática e algumas embalagens que fornecem em Braille informações de utilização necessárias aos cegos. • Professora Karina do Instituto Luiz Braille para socializar com os alunos uma Máquina de Sistema Braille para que os alunos recebam seus nomes escritos em Braille. AULA 10: • Explanação com os alunos: Deficiência Física (Conhecem alguém? Onde estudam? Meios de locomoção que utilizam) • Dinâmica: Reconhecendo o espaço escolar Os alunos realizarão esta dinâmica em duplas onde um aluno se locomoverá pelo espaço escolar em uma cadeira de rodas e o outro será seu parceiro para empurrar a cadeira de rodas e auxiliá-lo na execução da tarefa: Utilizar o bebedouro. Após a chegada a esse ponto, a dupla fará a inversão de papéis: o aluno que auxiliava será o “deficiente físico”. • Roda de conversa: sensação de não poder se locomover utilizando as pernas; sensação de dependência para se locomover, principalmente se não há acessibilidade; como encarar os obstáculos; como ser um amigo e não fazer tudo pelo outro, mas sim ajuda-lo ensiná-lo a fazer. AULA 11: • Finalização do projeto: leitura compartilhada do texto “Novo amigo” que é uma história que utiliza desenhos ao invés de palavras, em seguida será feita uma roda de conversa sobre a leitura feita - a utilização do desenho como uma forma de comunicação, a sensação de participar desse projeto, o que foi mais prazeroso, o que podemos fazer para melhorar a • socialização de novos alunos, amigos, pessoas conhecidas ou não em nossa escola e sociedade. • Ouvir e cantar a música: Amigos do peito que é interpretada pelos Trapalhões (Composição: Michael Sullivan / Paulo Massadas ) Amigos do Peito Os Trapalhões Composição: Michael Sullivan / Paulo Massadas Toda vez que a gente está sozinho E que está perdido no caminho Ele sempre chega de mansinho e mostra uma saída Toda vez que a gente está cansado E que vê o mundo desabando Ele sempre mostra o lado bom que tem a vida Ele sempre está do nosso lado E com a gente fica preocupado Ele nunca pede nada em troca, não Quantas vezes dá sem receber Ele ri nas nossas alegrias Ele chora com a nossa dor Ele é a forma mais sublime do amor Ter um amigo Na vida é tão bom Ter amigos A gente precisa de amigos do peito Amigos de fé, amigos-irmãos Iguais a eu e você Ter um amigo Na vida é tão bom Ter amigos A gente precisa de amigos do peito Amigos de fé, amigos-irmãos Iguais a eu e você Amigos De repente bate uma tristeza E ele chega cheio de energia E transforma toda a incerteza em alegria Ele sabe dos nossos segredos E conhece até os nossos medos Se a gente está chorando ele vem e diz: sorria Ele sempre está do nosso lado E com a gente fica preocupado Ele nunca pede nada em troca, não Quantas vezes dá sem receber Ele ri nas nossas alegrias Ele chora com a nossa dor Ele é a forma mais sublime do amor • Ouvir e cantar a música: Quem Planta O Preconceito Interpretada por Natiruts Quem planta preconceito Racismo, indiferença Não pode reclamar da violência Quem planta preconceito Racismo, indiferença Não pode reclamar da violência Quem planta preconceito Racismo, indiferença Não pode reclamar da violência Quem planta preconceito Racismo, indiferença Não pode reclamar... Lembra da criança No sinal pedindo esmola? Não é problema meu Fecho o vidro Vou embora... Lembra aquele banco Ainda era de dia Tem preto lá na porta Avisem a polícia... E os milhões e milhões Que roubaram do povo Se foi político ou doutor Serão soltos de novo Ooooooooooooh! Quem planta preconceito Racismo, indiferença Não pode reclamar da violência Quem planta preconceito Impunidade, indiferença Não pode reclamar da violência Quem planta preconceito Racismo, indiferença Não pode reclamar da violência Quem planta preconceito Impunidade, indiferença Não pode reclamar... -"Ainda há muito O que aprender Com África Bambata E Salassiê Com Bob Marley e Chuck D O reaggae, o hiphop Às vezes não é esse Que está aí Seqüela a violência Entrando pelo rádio Pela tela E você só sente quando falta O rango na panela Nunca aprende Só se prende, não se defende Se acorrenta, toma o mal Traga o mal, experimenta Por isso ainda há muito O que aprender Com África Bambata E Salassiê Com Bob Marley e Chuck D O reaggae, o hiphop pode ser O que se expressa aqui Jamaica O ritmo no pódium sua marca Várias medalhas Vários ouros, zero prata E no bater da lata Decreto morte é o gravata E no bater das palmas Viva a cultura rasta" Crianças não nascem más Crianças não nascem racistas Crianças não nascem más Aprendem o que Agente ensina... -"Por isso ainda há muito O que aprender Com África Bambata E Salassiê Com Bob Marley e Chuck D Todo dia algo diferente Que não percebi E na lição um novo Dever de casa Mais brasa na fogueira E o comédia vaza A moda acaba A gravadora trai E o fã já não Te admira mais Ainda há muito O que aprender Lado a lado, aliados Natiruts, GOG O DF, o cerrado Um cenário descreve Do Riacho a Ceilândia Cansei de ver A repressão policial A criança sem presente De natal O parceiro se rendendo ao mal Quem planta a violência Colhe odio no final" • Ouvir e cantar a música: Depende de Nós Composição: Ivan Lins / Vitor Martins Depende de nós Quem já foi ou ainda é criança Que acredita ou tem esperança Quem faz tudo pra um mundo melhor Depende de nós Que o circo esteja armado Que o palhaço esteja engraçado Que o riso esteja no ar Sem que a gente precise sonhar Que os ventos cantem nos galhos Que as folhas bebam orvalhos Que o sol descortine mais as manhãs Depende de nós Se esse mundo ainda tem jeito Apesar do que o homem tem feito Se a vida sobreviverá Que os ventos cantem nos galhos Que as folhas bebam orvalhos Que o sol descortine mais as manhãs Depende de nós Se esse mundo ainda tem jeito Apesar do que o homem tem feito Se a vida sobreviverá Depende de nós Quem já foi ou ainda é criança Que acredita ou tem esperança Quem faz tudo pra um mundo melhor http://youtu.be/ZQbbSZVNZW4 |
Oi, Ailce!
ResponderExcluirObrigada por citar meu trabalho.
Deixo outras sugestões de leitura, direcionadas a alunos de 5º ano e professores.
http://experimentando-a-vida.blogspot.com/
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http://aprender-a-gostar-de-ler.blogspot.com/
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http://contando-nossa-historia.blogspot.com/
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http://matematica-esta-em-tudo.blogspot.com/
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http://pro-tai.blogspot.com
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http://brincando-e-aprendendo.blogspot.com.br/
Um abraço,
Tânia Sampaio