Como estou fazendo o curso do CEALE resolvi trabalhar com meus alunos dentro da proposta dos livros apresentado no curso.No mês de março, abril e maio vou trabalhar com este projeto que desenvolvi dentro das capacidades apresentadas no volume 2 " Capacidades da Alfabetização" e posso garantir que já estou observando aproveitamento dentro da Alfabetização de Jovens e Adultos.
PROJETO DE PORTUGUÊS VENCER AS DIFILCULDEDES - EJA
ESCOLA MUNICIPAL “JOÃO ALVES DUCA”
ALUNOS ASSISTIDOS: 17
SÉRIES: 2º período - EJA
PROFESSORA:Ailce Costa
DURAÇÃO: 3 MESES
OBJETIVOS GERAIS:
Ø Reconhecer que as letras combinam entre si e formam um conjunto com significado.
Ø Evoluir para a percepção de que a escrita representa o nome dos objetos e das pessoas.
Ø Compreender que as letras remetem partes da palavra, isto é, as sílabas.
Ø Desenvolver capacidades de conhecer, utilizar e fazer usos da escrita em situações sociais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Introduzir progressivamente os vários aspectos que envolvem os diferentes tipos de textos: finalidade, assunto, forma, etc.
Ø Separar e juntar sílabas.
Ø Decompor palavras em sílabas. (análise )
Ø Compor as palavras a partir da sílaba. (síntese )
Ø Construir frases com ordenação de sílabas ou palavras dadas.
Ø Ler procurando estabelecer relação entre as hipóteses e a escrita.
Ø Reproduzir convites e bilhetes para se fazer entender.
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA
Ø O início será com o alfabeto maiúsculo e minúsculo,
de imprensa e manuscrito.
O trabalho será feito com fichas de sílabas, caderno, cartilhas, atividades mimeografadas e livros didáticos.
Ø .Atividades com letras maiúscula, minúscula, cursiva e de imprensa.
Ø Saber usar parágrafos, letra maiúscula após ponto final, separar as sílabas das palavras no final de cada linha.
2ª ETAPA
Ø Textos: ler, copiar, observar ilustrações e Interpretar.
Ø Fazer leitura em voz alta.
Ø Jogos com sílabas simples: formar frases com sílabas, jogo da memória, caça-palavras e cruzadinhas.
Ø Escrever frases e ler silenciosamente.
3ª ETAPA
Ø Escrever ditado de palavras e frases.
Ø Formar palavras e frases com as sílabas trabalhadas.
Ø Leitura e produção de pequenos textos.
Ø Leitura: trovas, parlendas e textos poéticos.
Ø Identificar verso, rimas e estrofes.
AVALIAÇÃO :
A Avaliação será feita através de:
Ø Atividades feita em sala de aula.
Ø Através de ditado de palavras e frases
Ø Observação do professor nas dificuldades encontradas
Ø Avaliações
PROJETO DE PORTUGUÊS VENCER AS DIFILCULDEDES - EJA
ESCOLA MUNICIPAL “JOÃO ALVES DUCA”
ALUNOS ASSISTIDOS: 17
SÉRIES: 2º período - EJA
PROFESSORA:Ailce Costa
DURAÇÃO: 3 MESES
OBJETIVOS GERAIS:
Ø Reconhecer que as letras combinam entre si e formam um conjunto com significado.
Ø Evoluir para a percepção de que a escrita representa o nome dos objetos e das pessoas.
Ø Compreender que as letras remetem partes da palavra, isto é, as sílabas.
Ø Desenvolver capacidades de conhecer, utilizar e fazer usos da escrita em situações sociais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Introduzir progressivamente os vários aspectos que envolvem os diferentes tipos de textos: finalidade, assunto, forma, etc.
Ø Separar e juntar sílabas.
Ø Decompor palavras em sílabas. (análise )
Ø Compor as palavras a partir da sílaba. (síntese )
Ø Construir frases com ordenação de sílabas ou palavras dadas.
Ø Ler procurando estabelecer relação entre as hipóteses e a escrita.
Ø Reproduzir convites e bilhetes para se fazer entender.
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA
Ø O início será com o alfabeto maiúsculo e minúsculo,
de imprensa e manuscrito.
O trabalho será feito com fichas de sílabas, caderno, cartilhas, atividades mimeografadas e livros didáticos.
Ø .Atividades com letras maiúscula, minúscula, cursiva e de imprensa.
Ø Saber usar parágrafos, letra maiúscula após ponto final, separar as sílabas das palavras no final de cada linha.
2ª ETAPA
Ø Textos: ler, copiar, observar ilustrações e Interpretar.
Ø Fazer leitura em voz alta.
Ø Jogos com sílabas simples: formar frases com sílabas, jogo da memória, caça-palavras e cruzadinhas.
Ø Escrever frases e ler silenciosamente.
3ª ETAPA
Ø Escrever ditado de palavras e frases.
Ø Formar palavras e frases com as sílabas trabalhadas.
Ø Leitura e produção de pequenos textos.
Ø Leitura: trovas, parlendas e textos poéticos.
Ø Identificar verso, rimas e estrofes.
AVALIAÇÃO :
A Avaliação será feita através de:
Ø Atividades feita em sala de aula.
Ø Através de ditado de palavras e frases
Ø Observação do professor nas dificuldades encontradas
Ø Avaliações
muito legal poder contar com idéias tão interessantes.Adoreiii !!!!!!!
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