sábado, 12 de abril de 2008

Ata 4

No dia 11 de abril de 2008, na Escola Municipal "João Alves Duca", em Santana do Jacaré, Minas Gerais, houve o quarto encontro de professores para o curso de aperfeiçoamento dado pelo CEALE ( Centro de Aperfeiçoamento, Leitura e Escrita) da UFMG ( Universidade Federal de Minas Gerais). Neste encontro foi nos explicado sobre as capacidades de leitura e escrita.O professor nos esclareceu sobre o livro 2 ( Capacidades de Alfabetização), tirou nossas dúvidas em relação a gênero, contextualizações e no restante do tempo ele nos ensinou a avaliar um livro .Propôs uma verificação com o livro didático adotado pela escola.Tiramos textos dos nossos livros e verificamos se estava dentro das capacidades sugeridas pelo CEALE.Depois foi pedido que fizéssemos uma atividades e a avaliássemos usando o livro 6 "Planejamento da Alfabetização: capacidades e atividades."

Santana do Jacaré,11 de abril de 2008.

Ailce Zulmira da Costa

OBSERVAÇÃO: NO ÚLTIMO PARÁGRAFO DA ATA 4, DEI MINHA OPINIÃO PESSOAL A RESPEITO DO CURSO.PEÇO DESCULPAS AOS MEUS LEITORES POR MINHA FALHA.AGRADEÇO AO PROFESSOR SAMUEL PELA AJUDA ME INFORMANDO SOBRE O ERRO.

Minha opinião

Fizemos e refizemos o relatório,mas eu não sei se eu terminei este dia sabendo ou se complicou mais ainda um curso que para mim não estava sendo claro e nem objetivo.Mas mesmo assim fiz o que foi pedido.

Esta foi a opinião minha a respeito do curso do CEALE dado no dia 11 de abril de 2008.A data também estava digitada errada. A todos vocês peço novamente desculpa pelo meu erro.



ATIVIDADE PROPOSTA


HABILIDADE DE ESCRITA

EIXO: Produção de texto

CAPACIDADE: Planejar a escrita do texto considerando o tema central e seus desdobramentos.

ATIVIDADES: Elaborar o relatório das etapas do passeio em um sítio

TURMA: 2ª Série

DURAÇÃO: 1 semana

MATERIAIS: ónibus,folhas avulsas,atividades de registros,atividades de grupo e debates.

AVALIAÇÃO: Produção de texto em grupo

NUMEROS DE ETAPAS: 4


1ª etapa : Consultar o interesse da turma.Promover um debate sobre os assuntos necessários a viagem.


2ª etapa: Consultar a direção da escola. Ver a disponibilidade da escola em conseguir automóvel e pessoas para dividir a tarefa de olhar as crianças .

3ª etapa Consultar os pais sobre a viagem e ver a disponibilidade de algum
deles virem juntos.
4 - CRIANDO O TEXTO

RELATÓRIO:


1 : Escrevam uma lista do que vocês vão precisar na viagem como:lanche,sapato ,vara de pescar, etc

2: Escrevam o que vocês gostariam de fazer no passeio:brincar de pique esconde,

brincar de estátua,pescar,jogar bola etc.

3: Na visita ao sítio registrem o que for mais importante pra você:visita ao estábulo,plantações de café,ordenha das vacas,cavalgada e pescaria.

4: Na volta pra casa não deixem de registrar outros momentos que te chamaram a atenção,como:galinhas, pintinhos, cachorrinhos.etc
5: Na escola você vai apresentar o relatório ao professor e lê-los aos colegas se assim desejar.
6: Terminemos o relatório construindo uma poesia em grupo.

7: Cada aluno dita uma frase a respeito do passeio e a professora escreve essa frase no quadro.

8: Para terminar todos escrevam a poesia no caderno e todos a leiam em coro.

Obsevação: Agradeço as professoas:Elâine,Elenice e Dirlene,que me ajudaram a pensar neste relatório.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você será sempre bem-vindo aqui!!!