No dia 11 de abril de 2008, na Escola Municipal "João Alves Duca", em Santana do Jacaré, Minas Gerais, houve o quarto encontro de professores para o curso de aperfeiçoamento dado pelo CEALE ( Centro de Aperfeiçoamento, Leitura e Escrita) da UFMG ( Universidade Federal de Minas Gerais). Neste encontro foi nos explicado sobre as capacidades de leitura e escrita.O professor nos esclareceu sobre o livro 2 ( Capacidades de Alfabetização), tirou nossas dúvidas em relação a gênero, contextualizações e no restante do tempo ele nos ensinou a avaliar um livro .Propôs uma verificação com o livro didático adotado pela escola.Tiramos textos dos nossos livros e verificamos se estava dentro das capacidades sugeridas pelo CEALE.Depois foi pedido que fizéssemos uma atividades e a avaliássemos usando o livro 6 "Planejamento da Alfabetização: capacidades e atividades."
Santana do Jacaré,11 de abril de 2008.
Ailce Zulmira da Costa
OBSERVAÇÃO: NO ÚLTIMO PARÁGRAFO DA ATA 4, DEI MINHA OPINIÃO PESSOAL A RESPEITO DO CURSO.PEÇO DESCULPAS AOS MEUS LEITORES POR MINHA FALHA.AGRADEÇO AO PROFESSOR SAMUEL PELA AJUDA ME INFORMANDO SOBRE O ERRO.
Minha opinião
Fizemos e refizemos o relatório,mas eu não sei se eu terminei este dia sabendo ou se complicou mais ainda um curso que para mim não estava sendo claro e nem objetivo.Mas mesmo assim fiz o que foi pedido.
Esta foi a opinião minha a respeito do curso do CEALE dado no dia 11 de abril de 2008.A data também estava digitada errada. A todos vocês peço novamente desculpa pelo meu erro.
ATIVIDADE PROPOSTA
HABILIDADE DE ESCRITA
EIXO: Produção de texto
CAPACIDADE: Planejar a escrita do texto considerando o tema central e seus desdobramentos.
ATIVIDADES: Elaborar o relatório das etapas do passeio em um sítio
TURMA: 2ª Série
DURAÇÃO: 1 semana
MATERIAIS: ónibus,folhas avulsas,atividades de registros,atividades de grupo e debates.
AVALIAÇÃO: Produção de texto em grupo
NUMEROS DE ETAPAS: 4
1ª etapa : Consultar o interesse da turma.Promover um debate sobre os assuntos necessários a viagem.
2ª etapa: Consultar a direção da escola. Ver a disponibilidade da escola em conseguir automóvel e pessoas para dividir a tarefa de olhar as crianças .
3ª etapa Consultar os pais sobre a viagem e ver a disponibilidade de algum
deles virem juntos.
4 - CRIANDO O TEXTO
RELATÓRIO:
1 : Escrevam uma lista do que vocês vão precisar na viagem como:lanche,sapato ,vara de pescar, etc
2: Escrevam o que vocês gostariam de fazer no passeio:brincar de pique esconde,
brincar de estátua,pescar,jogar bola etc.
3: Na visita ao sítio registrem o que for mais importante pra você:visita ao estábulo,plantações de café,ordenha das vacas,cavalgada e pescaria.
4: Na volta pra casa não deixem de registrar outros momentos que te chamaram a atenção,como:galinhas, pintinhos, cachorrinhos.etc
5: Na escola você vai apresentar o relatório ao professor e lê-los aos colegas se assim desejar.
6: Terminemos o relatório construindo uma poesia em grupo.
7: Cada aluno dita uma frase a respeito do passeio e a professora escreve essa frase no quadro.
8: Para terminar todos escrevam a poesia no caderno e todos a leiam em coro.
Obsevação: Agradeço as professoas:Elâine,Elenice e Dirlene,que me ajudaram a pensar neste relatório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você será sempre bem-vindo aqui!!!