domingo, 27 de abril de 2008

Cadeia Alimentar


  • Trabalhar o uso de alimentos saudáveis como: frutas verduras e poucas massas

  • Falar da importância de uma alimentação balanceada.

  • Incentivar o uso dos sucos naturais.

  • Debater sobre o uso do açúcar e do sal.Sua importância e seus males.

  • Trabalhar a pirâmide alimentar para fixação dos alimentos.

  • Pesquisar sobre os males caudados pela gordura,óleo e açúcar.


Posted by Picasa

segunda-feira, 21 de abril de 2008

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Nos dias 14 a 18 de abril houve um seminário sobre Educação Inclusiva em Campo Belo MG.Tendo como tema central o"O atendimento educacional especializado das pessoas com necessidades educativas especiais". O curso foi de duração de 40 horas. Deixo aqui minhas palavras de agradecimento a todos os envolvidos neste projeto,porque foi um dos melhores cursos que tive a oportunidade de participar.Aprendi sobre:Atendimento educacional pra deficientes mentais,físicos e com alunos autistas.Deixo meu abraço a professora Ana Clara Maciel que nos colocou bem próximos da realidade e do calor humano que envolve essas pessoas diferentes e ao mesmo tempo cheias de calor humano para nos oferecer.
A nossa querida professora Tereza Coutinho deixo meu agradecimento por ser tão humana e ao mesmo tempo tão generosa com nossos alunos deficientes.Aprendi muito com ela.Principalmente acreditar que todos somos capazes de lidarmos com as diferenças,basta acreditar e lutar para vencer os obstáculos.A ela também agradeço por nos ensinar a vencer esses desafios na escola infantil e cuidar das nossas crianças com igualdade.
A professora Célia Moreira deixo aqui meu carinho e também meu agradecimento por nos mostrar como detectar em nossas crianças aspectos de surdez.
A Fundação Aprender com essas educadoras tão competentes nos deixou muito felizes por nos abrir tantos caminhos que estavam obscuros e só precisava de alguém para nos ajudar a encontrar a luz.
A prefeitura de Campo Belo os meus sinceros parabéns por uma hospitalidade e uma competência em realizações espetaculares como esta. A todos vocês que estiveram envolvidos neste projeto junto com o MEC, meus sinceros cumprimentos.
A todas as cidades que estavam participando nas pessoas de meus colegas que tive a felicidade de poder conviver mais de perto com alguns, deixo a eles o meu abraço e um até breve.
A minha cidade Santana do Jacaré e a Prefeitura Municipal na figura de sua secretária da Educação e a minha querida Diretora, agradeço-lhes a oportunidade de poder aprender tantas coisas boas que me serão úteis no futuro para ajudar meu semelhante.
Obrigado.
Ailce Costa

Métodos e atividades para o EJA: ATIVIDADES DE CIÊNCIAS - PARTES DAS PLANTAS

Métodos e atividades para o EJA: ATIVIDADES DE CIÊNCIAS - PARTES DAS PLANTAS

sexta-feira, 18 de abril de 2008

ACRÓSTICO


INFINITAMENTE TU
NA CERTEZA QUE A SUA BONDADE E
DEDICAÇÃO,NAS MISTURAS DE NOSSAS RAÇAS
INDIO AMIGO E IRMÃO
OS NOSSOS LAÇOS DE SANGUE
ZELA SEMPRE PELA LIBERDADE
ISSO E PARTE DE UMA LUTA
NA ESPERANÇA DE IGUALDADE, A TODOS
HOJE E SEMPRE, É
O DESEJO DA NAÇÃO.

Autora: Ailce Costa

calendários







Muitas pessoas me pediram calendários, ai está.

Ei,Mãe


Vejo o sol brilhar em seus olhos
E sinto sua luz encobrir meu sorriso
Sinto o beijo no semblante o riso
Nas mãos do amor de quem acolhe.

Falar de mãe é tão difícil
Não porque ela seja
É porque todos ensejam
Dizer-lhes do orgulho mil

Obrigado minha ninfa
Pelos dias acordados
Perdoa os maus tratos
E aquelas que estão no melhor da vida
Deixo a você querida
O amor de Maria.
E a todas as mães desse mundo
Que refletem sua luz

Rezo para todas,
Junto com Jesus

Autora: Ailce Costa


domingo, 13 de abril de 2008

Com essa posia foi possível eu trabalhar:
. Rimas,estrofes e versos
. Trabalhei a leitura poética e ritmo.
. Incentivei pesquisa
.Levei os alunos a biblioteca e incentivei a leitura de outras poesias.
.Explorei a descrição,aproveitando o texto das vacas para descreverem o cavalo.
.Pedi que montassem sua redação de acordo com as respostas dadas na folha.
. Com um só material ,você pode ir descobrindo várias formas de trabalhar ,depende da criatividade de cada um.Boa Sorte!!!!
Posted by Picasa

sábado, 12 de abril de 2008

Ata 4

No dia 11 de abril de 2008, na Escola Municipal "João Alves Duca", em Santana do Jacaré, Minas Gerais, houve o quarto encontro de professores para o curso de aperfeiçoamento dado pelo CEALE ( Centro de Aperfeiçoamento, Leitura e Escrita) da UFMG ( Universidade Federal de Minas Gerais). Neste encontro foi nos explicado sobre as capacidades de leitura e escrita.O professor nos esclareceu sobre o livro 2 ( Capacidades de Alfabetização), tirou nossas dúvidas em relação a gênero, contextualizações e no restante do tempo ele nos ensinou a avaliar um livro .Propôs uma verificação com o livro didático adotado pela escola.Tiramos textos dos nossos livros e verificamos se estava dentro das capacidades sugeridas pelo CEALE.Depois foi pedido que fizéssemos uma atividades e a avaliássemos usando o livro 6 "Planejamento da Alfabetização: capacidades e atividades."

Santana do Jacaré,11 de abril de 2008.

Ailce Zulmira da Costa

OBSERVAÇÃO: NO ÚLTIMO PARÁGRAFO DA ATA 4, DEI MINHA OPINIÃO PESSOAL A RESPEITO DO CURSO.PEÇO DESCULPAS AOS MEUS LEITORES POR MINHA FALHA.AGRADEÇO AO PROFESSOR SAMUEL PELA AJUDA ME INFORMANDO SOBRE O ERRO.

Minha opinião

Fizemos e refizemos o relatório,mas eu não sei se eu terminei este dia sabendo ou se complicou mais ainda um curso que para mim não estava sendo claro e nem objetivo.Mas mesmo assim fiz o que foi pedido.

Esta foi a opinião minha a respeito do curso do CEALE dado no dia 11 de abril de 2008.A data também estava digitada errada. A todos vocês peço novamente desculpa pelo meu erro.



ATIVIDADE PROPOSTA


HABILIDADE DE ESCRITA

EIXO: Produção de texto

CAPACIDADE: Planejar a escrita do texto considerando o tema central e seus desdobramentos.

ATIVIDADES: Elaborar o relatório das etapas do passeio em um sítio

TURMA: 2ª Série

DURAÇÃO: 1 semana

MATERIAIS: ónibus,folhas avulsas,atividades de registros,atividades de grupo e debates.

AVALIAÇÃO: Produção de texto em grupo

NUMEROS DE ETAPAS: 4


1ª etapa : Consultar o interesse da turma.Promover um debate sobre os assuntos necessários a viagem.


2ª etapa: Consultar a direção da escola. Ver a disponibilidade da escola em conseguir automóvel e pessoas para dividir a tarefa de olhar as crianças .

3ª etapa Consultar os pais sobre a viagem e ver a disponibilidade de algum
deles virem juntos.
4 - CRIANDO O TEXTO

RELATÓRIO:


1 : Escrevam uma lista do que vocês vão precisar na viagem como:lanche,sapato ,vara de pescar, etc

2: Escrevam o que vocês gostariam de fazer no passeio:brincar de pique esconde,

brincar de estátua,pescar,jogar bola etc.

3: Na visita ao sítio registrem o que for mais importante pra você:visita ao estábulo,plantações de café,ordenha das vacas,cavalgada e pescaria.

4: Na volta pra casa não deixem de registrar outros momentos que te chamaram a atenção,como:galinhas, pintinhos, cachorrinhos.etc
5: Na escola você vai apresentar o relatório ao professor e lê-los aos colegas se assim desejar.
6: Terminemos o relatório construindo uma poesia em grupo.

7: Cada aluno dita uma frase a respeito do passeio e a professora escreve essa frase no quadro.

8: Para terminar todos escrevam a poesia no caderno e todos a leiam em coro.

Obsevação: Agradeço as professoas:Elâine,Elenice e Dirlene,que me ajudaram a pensar neste relatório.