domingo, 5 de abril de 2009

COMO COMEÇAR

Para atender bem a turma

Identifique quem são e o que fazem seus alunos antes de começar o trabalho pedagógico.
Disponha mesas e cadeiras de forma a facilitar o diálogo.
Identifique a sala como local onde estudam jovens e adultos, colocando o nome na porta ou trabalhos expostos nas paredes.
Contextualize novas informações e estabeleça relações com o cotidiano.
Valorize as habilidades dos estudantes, sua profissão e produções.
Elogie a capacidade de pensar e construir idéias, principalmente quando alguém demonstrar que se sente incapaz ou inseguro.
Mantenha a turma atenta usando o diálogo e debates, voz firme e em volume adequado e, ao escrever no quadro-negro, use letras grandes.
Conte a história das descobertas matemáticas e científicas, relacione a atividade proposta com sua aplicação no cotidiano e proponha leitura de temas pertinentes.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0167/aberto/mt_247756.shtml



Links interessantes:


Blog do EJA Centro Matutino Florianópolis
http://ejamcentrofloripa.blogspot.com/

Blog da Educação de Joven e Adultos do Município de Fpolis
http://www.nucleosejafloripa.blogspot.com/

Educação Continuada - Prefeitura Municipal de Florianópolis
http://www.pmf.sc.gov.br/educa/ed_continuada.htm

Educação de Jovens e Adultos - MEC
http://portal.mec.gov.br/secad/index.php?option=content&task=view&id=116&Itemid=248

Proposta Curricular de Geografia - IIº Segmento - MEC
http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/segundosegmento/vol2_geografia.pdf

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) http://encceja.inep.gov.br/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1

CEE - Conselho Estadual de Educação
Legislação > Educação Básica > Educação de Jovens e Adultos
http://www.cee.sc.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=59&Itemid=70

Fóruns EJAs Brasil
http://www.forumeja.org.br/enejas/

Legislação
http://portal.mec.gov.br/secad/index.php?option=content&task=view&id=123

Diretrizes do EJA
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/PCB11_2000.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você será sempre bem-vindo aqui!!!