sábado, 13 de março de 2010

ATIVIDADES NO EJA - O QUE DÁ CERTO?

QUE DÁ CERTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Misturar as disciplinas - já que no mundo elas não estão separadas -, integrar os alunos na vida escolar e usar a experiência deles em sala. Essas são algumas das chaves para você abrir as portas da escola àqueles que demoraram tanto para chegar até ela.
A necessidade de trabalhar, inexistência de escolas, paternidade e maternidade precoces e falta de dinheiro, transporte, comida e oportunidade.Tudo isso foi alguma causa de eles terem evadidos da escola.
Os alunos também vão em busca de instrumentos para viver no mundo da informação e elaborar pensamentos e ações de forma crítica. Disso depende a auto-estima, a identidade e até a possibilidade de conseguir um emprego.Nos últimos 30 anos, não houve articulação entre a escolarIzação e a alfabetização de jovens e adultos. Não se pode separar uma da outra.
Quem tem uma turma de EJA sabe das dificuldades de manter o interesse dos alunos - que chegam cansados do trabalho -, de planejar aulas que tenham relação com a vida deles e que não sejam uma versão empobrecida do que é dado a crianças e adolescentes. Mas já há inúmeras escolas trabalhando a EJA com sucesso. Selecionando experiências que trazem os fundamentos para que você possa dar aos estudantes oportunidade de se tornarem cidadãos autônomos e transformar a escola na porta de entrada de um mundo a ser descoberto 
Isso não quer dizer que na alfabetização de adultos não tenhamos que usar os mesmos métodos de ensino usado na alfabetização de crianças.A maneira é a mesma só muda a forma. Temos que lançar mão da silabação, do letramento, do construtivismo ...dando ênfase no método fônico, que é sem dúvida um dos principais na alfabetização dos adultos.

Um comentário:

Você será sempre bem-vindo aqui!!!