sexta-feira, 5 de março de 2010

Quadro Valor de Lugar na EJA


         Para alcançar o objetivo final da sistematização e compreensão das características do Sistema de Numeração Decimal pelos alunos, devemos lançar mão de materiais os mais diversificados possíveis, desde aqueles que o mercado oferece (material dourado, ábaco), como os construídos pelos próprios alunos ou pelo professor (fichas coloridas, jogos, quadro de pregas) e até mesmo material sucata (palitos, tampinhas variadas, caixas); o professor pode ainda, com a sua percepção e intuição matemática lançar mão de vários materiais que o mercado oferece e adaptá-los às aulas de matemática.
Primeiramente o material deve ser manipulado livremente pelos alunos aonde ele irá descobrindo as regularidades existentes e realizando os devidos agrupamentos e as devidas trocas, esse contato inicial será com materiais do tipo que o aluno perceba a noção de quantidade total (palitos ou tampinhas agrupadas de dez em dez e reagrupadas em centenas,...) e depois fazendo trocas com materiais diferentes (10 palitos valem uma tampinha, 10 tampinhas valem uma caixinha, ...), sempre com a mediação do professor; num segundo momento o material será usado partindo-se de um referencial (quadro valor de lugar), também chamado por alguns matemáticos de “ábaco de papel”, pois será usado o mesmo tipo de material e da mesma cor, para representar as ordens que formam o número


Sugestão de Atividade: Jogo Dez Não Pode
            Atividade para alunos da alfabetização , 4ª série e EJA

Tópicos abordados: Compreensão do Sistema de Numeração Decimal; Idéia do valor posicional.

Material: 90 ou mais palitos de picolé, elástico, Q.V.L construído pelos próprios alunos em uma folha de papel oficio (que pode ser rascunho) e um dado para cada grupo.

CENTENA
DEZENA
UNIDADE



            O grupo espalha os palitos numa mesa e sorteia quem vai começar. Na sua vez, joga o dado e pega o número de palitos que o dado apontar. Quando tiver dez palitos, passa um elástico, formando um pacotinho. O jogo termina quando acabarem os palitos. Ganha quem tiver mais palitos.

Procedimentos do professor ao final do jogo:

            Quando os grupos acabarem de jogar o professor deverá fazer a devida mediação, com indagações do tipo:
·        Quem ganhou o jogo?
·        Como você descobriu?
·        Quantos palitos soltos você tem?
·        Quantos pacotinhos?
·        Quantos pontos você fez?
·        Quantos palitos o grupo recebeu?

Um comentário:

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