quarta-feira, 18 de maio de 2011

PARLENDA

Parlenda - 1º ano

Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, no fim do mês;
Sete, oito, comer biscoito.
Nove, dez, comer pastéis.

Atividades sugeridas

Leitura compartilhada

Leia com os alunos a parlenda várias vezes, até perceber que decoraram o texto.

Texto coletivo

Escrever o texto da parlenda na lousa ou em papel kraft, à medida que os alunos forem ditando e antecipando a escrita das palavras.
Deixar o texto escrito na lousa ou em papel kraft, pendurado no varal, ou fixado no mural da classe por alguns dias.
Distribuir para cada aluno uma cópia do texto da parlenda escrita no papel sulfite, na forma impressa. Pedir a eles que façam uma cópia com letra de mão e também uma linda ilustração.
Observar os alunos individualmente, para perceber se todos conseguem pronunciar corretamente todas as palavras do texto. Se for o caso, reforçar com cada um deles a articulação das palavras. Observar a pronúncia dos “erres” intercalados, dos “erres” e “esses” no final das palavras.

Lista de palavras / texto coletivo

Escrever na lousa, com a ajuda dos alunos, uma lista dos nomes dos alimentos que aparecem no texto. Treinar com eles a escrita e a leitura dessas palavras, pedindo que as copiem no caderno e façam ao lado da palavra um pequeno desenho para ilustrar cada uma delas.

Elaborar na lousa, com a ajuda dos alunos, uma lista dos numerais de um a dez.
Pedir que copiem no caderno a escrita do numeral com o valor correspondente ao
lado da palavra.

Fonte: Assessoria Pedagógica Eu Gosto

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR DIVERSAS PARLENDAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você será sempre bem-vindo aqui!!!