Nos primeiros dias de aula, o professor alfabetizador tem uma tarefa imprescindível: descobrir o que cada aluno sabe sobre o sistema de escrita. É a chamada sondagem inicial (ou diagnóstico da turma), que permite identificar quais hipóteses sobre a língua escrita os alunos têm e com isso adequar o planejamento das aulas de acordo com as necessidades de aprendizagem. Ela permite uma avaliação e um acompanhamento dos avanços na aquisição da base alfabética e a definição das parcerias de trabalho entre os alunos. Além disso, representa um momento no qual os alunos têm a oportunidade de refletir, com a ajuda do professor, sobre aquilo que escrevem. Comece ditando uma lista de palavras de mesmo campo semântico
O ditado deve ser iniciado por uma palavra polissílaba, seguida de uma trissílaba, de uma dissílaba e, por último, de uma monossílaba - sem que o professor, ao ditar, marque a separação das sílabas. Após a lista, é preciso ditar uma frase que envolva pelo menos uma das palavras já mencionadas, para poder observar se o aluno volta a escrevê-la de forma semelhante, ou seja, se a escrita da palavra permanece estável.
*Alguns termos adaptados para a EJA
Reportagem completa, com muitas novidades está disponível em: http://espacoeducar-liza.blogspot.com
Ailce
ResponderExcluirComo me lembro da minha primeira aula e da vontade de descobrir do que as crianças gostavam de fazer bem
com carinho Monica