domingo, 18 de maio de 2008

Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa

alfabetário

Posted by Picasa

ALFABETÁRIO

MUITAS DE MINHAS LEITORAS ME PEDIU POR EMAIL O ALFABETÁRIO PARA AJUDÁ-LAS NA ALFABETIZAÇÃO. E A PEDIDOS DEIXAREI DE DOIS TIPOS: UM PARA COLORIR E OUTRO JÁ COLORIDO.A ESCOLHA SÃO DE VOCÊS.BEIJOS.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Alfabetização e Letramento

Terminei hoje dia 16 de maio de 2008 o curso de Instrumentos de alfabetização do CEAlE.Alguns pontos ficaram obscuros para mim e outros pontos me abriram novos horizontes.Não sei se aprendi tudo o que devia,mas aprendi tudo o que podia.O conceito de alfabetização por exemplo,quer dizer :"Tecnologia da escrita",que significa,na leitura, a capacidade de decodificar os sinais gráficos,transformando-os em sons, e na escrita,a capacidade de codificar os sons da fala,transformando-os em sinais gráficos.Resumindo: Leitura são os sinais gráficos e Escrita é a transformações destes sinais gráficos que são os sons em grafemas(letra).Alfabetização é o aprendizado inicial da leitura e escrita .No ponto de vista individual, o aprender a ler e escrever - alfabetizar-se, envolver-se nas práticas de leitura e de escrita, a construção de uma cultura escrita é Letramento.Devemos portanto ser professores que usa a fala escrita em nossas aulas,fazer com que nossos alunos exponham suas idéias, conte seus casos,fale sobre seu dia e interfira na sua aprendizagem opinando sobre o que deseja aprender.Dessa forma formaremos cidadãos formadores de opinião e não simplesmente alfabetizadores funcionais que tem a leitura e escrita simplesmente para usar no seu dia a dia e deixarem serem manipulados.Cuidemos dos nossos alunos.

domingo, 27 de abril de 2008

Cadeia Alimentar


  • Trabalhar o uso de alimentos saudáveis como: frutas verduras e poucas massas

  • Falar da importância de uma alimentação balanceada.

  • Incentivar o uso dos sucos naturais.

  • Debater sobre o uso do açúcar e do sal.Sua importância e seus males.

  • Trabalhar a pirâmide alimentar para fixação dos alimentos.

  • Pesquisar sobre os males caudados pela gordura,óleo e açúcar.


Posted by Picasa

segunda-feira, 21 de abril de 2008

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Nos dias 14 a 18 de abril houve um seminário sobre Educação Inclusiva em Campo Belo MG.Tendo como tema central o"O atendimento educacional especializado das pessoas com necessidades educativas especiais". O curso foi de duração de 40 horas. Deixo aqui minhas palavras de agradecimento a todos os envolvidos neste projeto,porque foi um dos melhores cursos que tive a oportunidade de participar.Aprendi sobre:Atendimento educacional pra deficientes mentais,físicos e com alunos autistas.Deixo meu abraço a professora Ana Clara Maciel que nos colocou bem próximos da realidade e do calor humano que envolve essas pessoas diferentes e ao mesmo tempo cheias de calor humano para nos oferecer.
A nossa querida professora Tereza Coutinho deixo meu agradecimento por ser tão humana e ao mesmo tempo tão generosa com nossos alunos deficientes.Aprendi muito com ela.Principalmente acreditar que todos somos capazes de lidarmos com as diferenças,basta acreditar e lutar para vencer os obstáculos.A ela também agradeço por nos ensinar a vencer esses desafios na escola infantil e cuidar das nossas crianças com igualdade.
A professora Célia Moreira deixo aqui meu carinho e também meu agradecimento por nos mostrar como detectar em nossas crianças aspectos de surdez.
A Fundação Aprender com essas educadoras tão competentes nos deixou muito felizes por nos abrir tantos caminhos que estavam obscuros e só precisava de alguém para nos ajudar a encontrar a luz.
A prefeitura de Campo Belo os meus sinceros parabéns por uma hospitalidade e uma competência em realizações espetaculares como esta. A todos vocês que estiveram envolvidos neste projeto junto com o MEC, meus sinceros cumprimentos.
A todas as cidades que estavam participando nas pessoas de meus colegas que tive a felicidade de poder conviver mais de perto com alguns, deixo a eles o meu abraço e um até breve.
A minha cidade Santana do Jacaré e a Prefeitura Municipal na figura de sua secretária da Educação e a minha querida Diretora, agradeço-lhes a oportunidade de poder aprender tantas coisas boas que me serão úteis no futuro para ajudar meu semelhante.
Obrigado.
Ailce Costa

Métodos e atividades para o EJA: ATIVIDADES DE CIÊNCIAS - PARTES DAS PLANTAS

Métodos e atividades para o EJA: ATIVIDADES DE CIÊNCIAS - PARTES DAS PLANTAS

sexta-feira, 18 de abril de 2008

ACRÓSTICO


INFINITAMENTE TU
NA CERTEZA QUE A SUA BONDADE E
DEDICAÇÃO,NAS MISTURAS DE NOSSAS RAÇAS
INDIO AMIGO E IRMÃO
OS NOSSOS LAÇOS DE SANGUE
ZELA SEMPRE PELA LIBERDADE
ISSO E PARTE DE UMA LUTA
NA ESPERANÇA DE IGUALDADE, A TODOS
HOJE E SEMPRE, É
O DESEJO DA NAÇÃO.

Autora: Ailce Costa

calendários







Muitas pessoas me pediram calendários, ai está.

Ei,Mãe


Vejo o sol brilhar em seus olhos
E sinto sua luz encobrir meu sorriso
Sinto o beijo no semblante o riso
Nas mãos do amor de quem acolhe.

Falar de mãe é tão difícil
Não porque ela seja
É porque todos ensejam
Dizer-lhes do orgulho mil

Obrigado minha ninfa
Pelos dias acordados
Perdoa os maus tratos
E aquelas que estão no melhor da vida
Deixo a você querida
O amor de Maria.
E a todas as mães desse mundo
Que refletem sua luz

Rezo para todas,
Junto com Jesus

Autora: Ailce Costa


domingo, 13 de abril de 2008

Com essa posia foi possível eu trabalhar:
. Rimas,estrofes e versos
. Trabalhei a leitura poética e ritmo.
. Incentivei pesquisa
.Levei os alunos a biblioteca e incentivei a leitura de outras poesias.
.Explorei a descrição,aproveitando o texto das vacas para descreverem o cavalo.
.Pedi que montassem sua redação de acordo com as respostas dadas na folha.
. Com um só material ,você pode ir descobrindo várias formas de trabalhar ,depende da criatividade de cada um.Boa Sorte!!!!
Posted by Picasa

sábado, 12 de abril de 2008

Ata 4

No dia 11 de abril de 2008, na Escola Municipal "João Alves Duca", em Santana do Jacaré, Minas Gerais, houve o quarto encontro de professores para o curso de aperfeiçoamento dado pelo CEALE ( Centro de Aperfeiçoamento, Leitura e Escrita) da UFMG ( Universidade Federal de Minas Gerais). Neste encontro foi nos explicado sobre as capacidades de leitura e escrita.O professor nos esclareceu sobre o livro 2 ( Capacidades de Alfabetização), tirou nossas dúvidas em relação a gênero, contextualizações e no restante do tempo ele nos ensinou a avaliar um livro .Propôs uma verificação com o livro didático adotado pela escola.Tiramos textos dos nossos livros e verificamos se estava dentro das capacidades sugeridas pelo CEALE.Depois foi pedido que fizéssemos uma atividades e a avaliássemos usando o livro 6 "Planejamento da Alfabetização: capacidades e atividades."

Santana do Jacaré,11 de abril de 2008.

Ailce Zulmira da Costa

OBSERVAÇÃO: NO ÚLTIMO PARÁGRAFO DA ATA 4, DEI MINHA OPINIÃO PESSOAL A RESPEITO DO CURSO.PEÇO DESCULPAS AOS MEUS LEITORES POR MINHA FALHA.AGRADEÇO AO PROFESSOR SAMUEL PELA AJUDA ME INFORMANDO SOBRE O ERRO.

Minha opinião

Fizemos e refizemos o relatório,mas eu não sei se eu terminei este dia sabendo ou se complicou mais ainda um curso que para mim não estava sendo claro e nem objetivo.Mas mesmo assim fiz o que foi pedido.

Esta foi a opinião minha a respeito do curso do CEALE dado no dia 11 de abril de 2008.A data também estava digitada errada. A todos vocês peço novamente desculpa pelo meu erro.



ATIVIDADE PROPOSTA


HABILIDADE DE ESCRITA

EIXO: Produção de texto

CAPACIDADE: Planejar a escrita do texto considerando o tema central e seus desdobramentos.

ATIVIDADES: Elaborar o relatório das etapas do passeio em um sítio

TURMA: 2ª Série

DURAÇÃO: 1 semana

MATERIAIS: ónibus,folhas avulsas,atividades de registros,atividades de grupo e debates.

AVALIAÇÃO: Produção de texto em grupo

NUMEROS DE ETAPAS: 4


1ª etapa : Consultar o interesse da turma.Promover um debate sobre os assuntos necessários a viagem.


2ª etapa: Consultar a direção da escola. Ver a disponibilidade da escola em conseguir automóvel e pessoas para dividir a tarefa de olhar as crianças .

3ª etapa Consultar os pais sobre a viagem e ver a disponibilidade de algum
deles virem juntos.
4 - CRIANDO O TEXTO

RELATÓRIO:


1 : Escrevam uma lista do que vocês vão precisar na viagem como:lanche,sapato ,vara de pescar, etc

2: Escrevam o que vocês gostariam de fazer no passeio:brincar de pique esconde,

brincar de estátua,pescar,jogar bola etc.

3: Na visita ao sítio registrem o que for mais importante pra você:visita ao estábulo,plantações de café,ordenha das vacas,cavalgada e pescaria.

4: Na volta pra casa não deixem de registrar outros momentos que te chamaram a atenção,como:galinhas, pintinhos, cachorrinhos.etc
5: Na escola você vai apresentar o relatório ao professor e lê-los aos colegas se assim desejar.
6: Terminemos o relatório construindo uma poesia em grupo.

7: Cada aluno dita uma frase a respeito do passeio e a professora escreve essa frase no quadro.

8: Para terminar todos escrevam a poesia no caderno e todos a leiam em coro.

Obsevação: Agradeço as professoas:Elâine,Elenice e Dirlene,que me ajudaram a pensar neste relatório.







sexta-feira, 28 de março de 2008

Planejamento da Alfabetização

Ata 3

No dia 28 de Março de 2008,na Escola Municipal João Alves Duca,houve o terceiro encontro de professores para o curso do CEALE (Centro de Alfabetização,Leitura e Escrita)da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais),neste dia foi tratado os seguintes tópicos:aquisição do sistema de escrita,variações linguísticas decorrentes de fatores regionais,sons sonoros da língua e a representação sonora..Houve uma explanação dentro da linguística dos sons das letras e suas colocações nas palavras.Houve uma explicação sobre os fonemas e os grafemas,atividades relacionadas as habilidades ou capacidades,os eixos e conceitos da língua e da escrita.Terminamos com um trabalho em que tínhamos que analisar as capacidades ,os eixos e conceitos usando como parâmetro o livro 6 e 2 do CEALE. Santana do Jacaré 28 de Março de 2008.
Ailce Zulmira da Costa