Matriz de Referência de Língua Portuguesa do Saeb 2001:
Tópicos e seus Descritores – 4ª Série do Ensino Fundamental
I. Procedimentos de Leitura
D1 – Localizar informações explícitas em um texto.
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.
D6 – Identificar o tema de um texto.
D11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
– Estabelecer relações entre as informações num texto;
– Inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir do contexto imediato;
– Utilizar informações oferecidas por um glossário ou verbete na compreensão ou interpretação do texto;
– Relacionar informações do texto com conhecimentos do senso comum.
II. Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto
D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
– Realizar inferências e antecipações em relação ao conteúdo do texto a partir de indicadores como o tipo de texto e características gráficas;
– Diferenciar características de diferentes gêneros (notícias, narrativa, ficcional, propaganda, anúncio, etc.)
III. Relação entre Textos
D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
IV. Coerência e Coesão no Processamento do Texto
D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D8 – Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.
D12 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
– Estabelecer relação entre um problema apresentado e a solução oferecida;
– Estabelecer relação entre fato e opinião relativa a este fato;
– Estabelecer relações entre partes de um texto a partir de mecanismo de concordância verbal e nominal;
– Estabelecer relação lógico-semântica entre dois fatos apresentados.
V. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido
D13 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D14 –Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
VI. Variação Lingüística
D10 – Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
– Identificar características típicas da fala;
– Diferenciar em texto registro formal e registro informal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você será sempre bem-vindo aqui!!!