domingo, 1 de fevereiro de 2009

Vamos começar pelo... PLANEJAMENTO! Bloco 1 Z Texto 2
de Língua Portuguesa, chamando a atenção uns dos outros para alguns
trechos que enriqueciam a discussão. Por fim, decidiram fazer uma lista do que
achavam fundamental utilizar e produziram um relatório, com tudo que haviam
discutido: objetivos, conteúdos, atividades e propostas de avaliação. Estava
pronto um plano de ensino útil.
Outra idéia interessante, sugerida por Fátima, foi o planejamento da rotina
semanal. Ela e os colegas listaram quais as áreas a ser trabalhadas naquele
ano – Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação
Artística e Educação Física – e cada professora planejou a rotina de sua
própria classe.
Em seguida, planejaram como distribuir o trabalho de Língua Portuguesa
dentro do horário previsto. Além de especificar o gênero de texto (ver quadro
do texto "Por trás do que se faz"), precisariam definir as atividades – ler, ouvir,
escrever de memória, reescrever, criar, revisar. Ficou assim:
• Leitura pelo professor de diferentes tipos de texto.
• Leitura pelos alunos – inclusive propostas para alunos ainda não-
alfabetizados.
• Produção de texto (oral ou escrito) coletiva e individual.
Organizaram as atividades de Língua Portuguesa para a primeira semana,
tendo como preocupação central garantir a realização de todas as atividades
necessárias, com diferentes tipos de texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você será sempre bem-vindo aqui!!!