domingo, 17 de maio de 2009

CIÊNCIAS - OS OLHOS E A VISÃO - EJA



Para algumas pessoas enxergarem bem, é preciso entender como funciona a visão. Então, vamos fazer uma viagem diferente! Que tal seguir os raios luminosos do olho até o cérebro para descobrir como enxergamos?
A luz é fundamental para a visão. Os olhos captam os raios de luz que podem ser emitidos por fontes luminosas -- como o sol, a lâmpada, a tela da TV ou do computador -- ou serem refletidos pelos mais diversos objetos -- cadeiras, mesas, livros etc

No olho, os raios luminosos atravessam primeiro uma estrutura curva, dura e transparente: a córnea, que funciona como uma lente e inicia a focalização das imagens. Os raios de luz passam, então, por um líquido incolor chamado humor aquoso, que separa a córnea da íris. A íris é o círculo colorido do olho e pode ser castanha, azul ou verde. Sua pigmentação impede que a luz a atravesse. Mas, no centro da íris, há um orifício, a pupila. É por ele que os raios luminosos passam. A íris regula o tamanho da pupila para evitar a entrada excessiva de luz no interior do olho. Quando há pouca luz, a pupila está mais aberta. Com muita luz, acontece o contrário.

Atrás da pupila, há uma lente transparente, chamada cristalino. Músculos presos a ele podem torná-lo mais ou menos curvo. Graças a essa capacidade de curvar-se, o cristalino focaliza a imagem sobre a retina, uma membrana muito sensível à luz que existe no fundo do olho. Como isso acontece? Os raios luminosos entram nos olhos de forma paralela. O papel do cristalino é fazê-los convergir, isto é, dirigi-los para um mesmo ponto sobre a retina. A imagem será formada invertida e de cabeça para baixo!
As imagens se formam sobre a retina de cabeça para baixo.Só no cérebro elas se formam corretamente.
Por que a retina é sensível à luz? Porque apresenta dois tipos de célula: os cones e os bastonetes. Os cones permitem que vejamos as cores e os detalhes dos objetos. Há, aproximadamente, sete milhões de células deste tipo em cada olho. Já os cerca de 120 milhões de bastonetes presentes no globo ocular são responsáveis pela visão em preto e branco em ambientes com pouca luz.
A luminosidade faz com que substâncias presentes nos cones e nos bastonetes sofram transformações e gerem impulsos elétricos que são captados por células nervosas e transmitidos ao cérebro, onde a imagem se formará de maneira correta.
Ciência Hoje das Crianças 121, janeiro/fevereiro 2002





Um comentário:

  1. oi eu sou a professora jane , tenho muitas dificuldades em trabalhar as matérias de ciências ,história ´geografia...por falta de material pedagógico.

    ResponderExcluir

Você será sempre bem-vindo aqui!!!