sábado, 3 de outubro de 2009

ATIVIDADES LÚDICAS

A técnica das letras codificadas

Esta técnica também se utiliza da codificação de palavras através de símbolos gráficos, mas exige um pouco mais de raciocínio. Apesar de ser uma atividade bastante comum nos livros de passatempo infantis, desmembrar e re-organizar palavras é uma tarefa bem complicada!

1. Divida a sala em grupos. Cada grupo recebe uma parte da letra da música (uma estrofe, aproximadamente) e um quadro com diversas gravuras pequenas. A partir do desmembramento das palavras em sílabas, os alunos tentarão codificar a estrofe recebida. Ex: Meu (figura da corda) -da +ação/, não (figura da semente)-mente + (figura da ilha)- lha/ (figura do porco) -co + que... (meu coração, não sei porque....)

2. Quando terminarem a tarefa, os grupos deverão passar a sua folha adiante para ser decodificada pelo grupo seguinte. Peça aos "decodificadores" que escrevam com letra maior possível numa folha de ofício. (Grande o suficiente para ser lida de longe, mas pequena o suficiente para que todo o trecho caiba numa folha.)

3. Quando todos os grupos tiverem decifrado o trecho recebido dos colegas, toque a música. Assim que ouvirem o seu trecho sendo tocado, um representante de cada grupo correrá para a frente da sala com a folha, colocando-se ao lado dos colegas na ordem em que o seu trecho apareceu na música.

4. Estando dispostos lado a lado, quando você tocar a música pela segunda vez, os colegas poderão verificar se a ordem está correta e se, depois de codificada e decodificada, a letra foi escrita corretamente por todos os grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você será sempre bem-vindo aqui!!!