quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Um giro pela astronomia moderna/ Como funciona a TV digital?

Um giro pela astronomia moderna: o céu de diversas culturas
Sabia que astrônomos estudam os conhecimentos de povos antigos e atuais sobre os astros?
                                                                                                                                                 

(Ilustração: Fernando) 
Não só o futuro nos reserva descobertas; o passado, também!

Há milênios, o ser humano observa o céu. Hoje, alguns astrônomos se dedicam a pesquisar o que restou daquilo que os povos que viveram há muito tempo construíram e escreveram a respeito dessas observações.

Em algumas das antigas cidades em que esses povos moravam, resistem construções e monumentos que indicam certas posições onde os astros (Sol, Lua, planetas e estrelas muito brilhantes) nascem ou se põem no horizonte. Muitos destes monumentos apontam, por exemplo, a posição onde o Sol se põe em datas especiais que marcam o início das estações do ano. Esta era uma forma de se organizar um calendário para as épocas de plantio dos alimentos ou para as festas religiosas.

O estudo sobre o que os povos, ao longo da história e da pré-história, apreenderam dos fenômenos celestes, como utilizaram esses fenômenos e que papel tiveram em suas culturas se chama Arqueoastronomia. O termo Etnoastronomia (ou Astronomia Cultural) se aplica ao estudo dos saberes celestes relacionados aos povos existentes atualmente, como é o caso dos povos indígenas brasileiros. 


http://cienciahoje.uol.com.br/

Como funciona a TV digital? 

Entenda como esse equipamento vai melhorar a qualidade das imagens e dos sons exibidos na TV


(Ilustração: Cavalcante)
Sabe as imagens duplas e os chiados que volta e meia aparecem na tela dos televisores que não estão conectados a redes de transmissão a cabo? Estamos falando dos televisores que captam o sinal das emissoras pelo ar por uma antena que fica em cima da TV ou do telhado, sabe? Pois, dentro de alguns anos, essas interferências serão apenas lembranças do passado. O Brasil está entrando na era da TV digital. Em dezembro de 2007, as primeiras transmissões nesse novo formato foram feitas em São Paulo; em junho de 2008, foi a vez do Rio de Janeiro; e a expectativa é que todo o país tenha acesso a essa nova tecnologia em até dez anos. Mas qual a diferença entre a TV digital e a TV, digamos, tradicional ou analógica, para usar o termo técnico?

Na TV analógica, somente sons e imagens são carregados por ondas eletromagnéticas. Na TV digital, não apenas sons e imagens são transmitidos dessa maneira, mas, também, outros dados, como textos e material multimídia. Além disso, na TV digital, sons, imagens e dados são transmitidos na forma de bits, isto é, são escritos em uma seqüência de zeros e uns, uma linguagem facilmente entendida pelos computadores. E não é à toa que isso acontece!

Dentro dos aparelhos de TV digital existe um computador, que é um aliado no processamento de toda essa informação recebida. Esse equipamento recebe os bits e os transforma em imagens, sons, material multimídia, textos, enfim, uma infinidade de informações, que são exibidos na tela, totalmente livre de chiados ou fantasmas. Não há a possibilidade de isso acontecer porque, na TV digital, ou os bits chegam ou não chegam: não há chances de eles serem recebidos com problemas e, assim, afetarem a qualidade da imagem e dos sons exibidos.

A TV digital surgiu na Europa e nos Estados Unidos na década de 1990. No Japão, as transmissões começaram em 2000 e o Brasil é o primeiro país da América do Sul a ter essa tecnologia. O mais legal, porém, é saber que o sistema de TV digital que está sendo utilizado em nosso país foi parcialmente desenvolvido aqui. Ou seja, mais do que trazer de fora uma tecnologia, nós criamos parte dela no Brasil. 


Marcelo Zuffo

 OBSERVAÇÃO: ESTES TIPOS DE TEXTOS QUE DEVE SER USADOS EM SIMULADOS PARA O 5º ANO

Um comentário:

Você será sempre bem-vindo aqui!!!