quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Um giro pela astronomia moderna/ Como funciona a TV digital?

Um giro pela astronomia moderna: o céu de diversas culturas
Sabia que astrônomos estudam os conhecimentos de povos antigos e atuais sobre os astros?
                                                                                                                                                 

(Ilustração: Fernando) 
Não só o futuro nos reserva descobertas; o passado, também!

Há milênios, o ser humano observa o céu. Hoje, alguns astrônomos se dedicam a pesquisar o que restou daquilo que os povos que viveram há muito tempo construíram e escreveram a respeito dessas observações.

Em algumas das antigas cidades em que esses povos moravam, resistem construções e monumentos que indicam certas posições onde os astros (Sol, Lua, planetas e estrelas muito brilhantes) nascem ou se põem no horizonte. Muitos destes monumentos apontam, por exemplo, a posição onde o Sol se põe em datas especiais que marcam o início das estações do ano. Esta era uma forma de se organizar um calendário para as épocas de plantio dos alimentos ou para as festas religiosas.

O estudo sobre o que os povos, ao longo da história e da pré-história, apreenderam dos fenômenos celestes, como utilizaram esses fenômenos e que papel tiveram em suas culturas se chama Arqueoastronomia. O termo Etnoastronomia (ou Astronomia Cultural) se aplica ao estudo dos saberes celestes relacionados aos povos existentes atualmente, como é o caso dos povos indígenas brasileiros. 


http://cienciahoje.uol.com.br/

Como funciona a TV digital? 

Entenda como esse equipamento vai melhorar a qualidade das imagens e dos sons exibidos na TV


(Ilustração: Cavalcante)
Sabe as imagens duplas e os chiados que volta e meia aparecem na tela dos televisores que não estão conectados a redes de transmissão a cabo? Estamos falando dos televisores que captam o sinal das emissoras pelo ar por uma antena que fica em cima da TV ou do telhado, sabe? Pois, dentro de alguns anos, essas interferências serão apenas lembranças do passado. O Brasil está entrando na era da TV digital. Em dezembro de 2007, as primeiras transmissões nesse novo formato foram feitas em São Paulo; em junho de 2008, foi a vez do Rio de Janeiro; e a expectativa é que todo o país tenha acesso a essa nova tecnologia em até dez anos. Mas qual a diferença entre a TV digital e a TV, digamos, tradicional ou analógica, para usar o termo técnico?

Na TV analógica, somente sons e imagens são carregados por ondas eletromagnéticas. Na TV digital, não apenas sons e imagens são transmitidos dessa maneira, mas, também, outros dados, como textos e material multimídia. Além disso, na TV digital, sons, imagens e dados são transmitidos na forma de bits, isto é, são escritos em uma seqüência de zeros e uns, uma linguagem facilmente entendida pelos computadores. E não é à toa que isso acontece!

Dentro dos aparelhos de TV digital existe um computador, que é um aliado no processamento de toda essa informação recebida. Esse equipamento recebe os bits e os transforma em imagens, sons, material multimídia, textos, enfim, uma infinidade de informações, que são exibidos na tela, totalmente livre de chiados ou fantasmas. Não há a possibilidade de isso acontecer porque, na TV digital, ou os bits chegam ou não chegam: não há chances de eles serem recebidos com problemas e, assim, afetarem a qualidade da imagem e dos sons exibidos.

A TV digital surgiu na Europa e nos Estados Unidos na década de 1990. No Japão, as transmissões começaram em 2000 e o Brasil é o primeiro país da América do Sul a ter essa tecnologia. O mais legal, porém, é saber que o sistema de TV digital que está sendo utilizado em nosso país foi parcialmente desenvolvido aqui. Ou seja, mais do que trazer de fora uma tecnologia, nós criamos parte dela no Brasil. 


Marcelo Zuffo

 OBSERVAÇÃO: ESTES TIPOS DE TEXTOS QUE DEVE SER USADOS EM SIMULADOS PARA O 5º ANO

terça-feira, 27 de outubro de 2009

MAIS ATIVIDADES =- 2º ANO

ATIVIDADES

1) Agora Complete:

• Edu desenhou 2 grupos de 4 bolas:
2 vezes 4 bolas são  bolas 
2 x 4 = 



• Edu desenhou 3 grupos de 4 bolas:
3 vezes 4 bolas são  bolas 
3 x 4 = 



• Edu desenhou 4 grupos de 4 bolas:
4 vezes 4 bolas são  bolas 
4 x 4 =



2) Observando as figuras, complete:


a) 3 vezes 2 flores, são  flores.

3 x 2 =



b) 2 vezes 4 triângulos, são  triângulos 
2 x 4 =



c) 3 vezes 6 bolas, são  bolas 
6 x 3 =




d) 4 vezes 3 aviões, são  aviões 
4 x 3 =



e) 2 vezes 6 palitos, são  palitos 
2 x 6 =



f) 3 vezes 5 bombons
são   bombons 
3 x 5 =
          


g) 4 vezes 9 bandeirinhas, são  bandeiras 
4 x 9 =

TABUADA DE 7 - 3º ANO

Agora Complete:

a- 1 vezes 7 é igual a
b- 2 vezes 7 é igual a
c- 3 vezes 7 é igual a
d- 4 vezes 7 é igual a
e- 5 vezes 7 é igual a
f- 6 vezes 7 é igual a
g-7 vezes 7 é igual a
h-8 vezes 7 é igual a
i- 9 vezes 7 é igual a
j- 10 vezes 7 é igual a


2- Vamos Completar?

a-  x 7 = 21 f- x 7 = 14
b-  x 7= 70 g- x 7 = 49
c-  x 7 = 42 h-  x 7 = 63
d-  x 7 = 7   i-  x 7 = 28
e-  x 7= 35 j- x 7 = 56  


3- Coloque o sinal de + ou de x:
a- 7  4= 28      g- 7 3 = 21
b- 7  7 = 14        h- 7 1 = 7
c- 7 8 = 56      i- 7 4 = 11   
d-7  3 = 10     j- 7 2 = 14  
e-7 9 = 16      l- 7 6 = 13
f- 7 5 = 12    m- 7 6 = 42
          
     
         
4- Veja as multiplicações indicadas nas fichas e responda:

  28   
  41   
  49   
  35   
  14 


7 x 7 = 
7 x 4 = 
7 x 2 = 
7 x 5 =

ATIVIDADES DE MULTIPLICAÇÃO -3º ANO

Agora Complete:

a- 1 vezes 10 é igual a
b- 2 vezes 10é igual a 
c- 3 vezes 10 é igual a
d- 4 vezes 10 é igual a
e- 5 vezes 10 é igual a
f- 6 vezes 10 é igual a 
g-7 vezes 10 é igual a 
h-8 vezes 10 é igual a 
i- 9 vezes 10 é igual a 
j- 10 vezes 10 é igual a


2- Vamos Completar?

a-  x 10 = 30 f- x 10 = 20
b-  x 10= 70 g- x 10 = 100
c-  x 10 = 10 h-  x 10 = 40
d-  x 10 = 90    i-  x 10 = 60
e-  x 10 = 80 j-  x 10 = 50  


3- Coloque o sinal de + ou de x:
a-10  10 = 20      g- 10  7 = 70
b- 10  8 = 80        h-10  2 = 12
c- 10 4 = 14      i- 10  60 = 70   
d-10 1 = 10     j- 10  90 = 100  
e-10  40 = 50      l- 10  10 = 100
f- 10  3 = 30    m- 10  5 = 50
          
        
4- Veja as multiplicações indicadas nas fichas e responda:

  80 
  90   
 100   
  30   
  60  


10 x 8 = 
10 x 6 = 
10 x 3 = 
10 x 10=

VÁRIAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

Vamos resolver:

1- Dê o resultado das multiplicações indicadas:


8 x 5

2 x 5

3 x 6

10 x 4


 

 

 


a) a cor azul e a cor verde têm o mesmo resultado qual é esse resultado?


2) Sou o número que expressa resultados da multiplicação 7 x 4.
Que número sou eu? 


3) Responda:

a) 7 vezes quanto é igual a 35?
b) 10 vezes quanto é igual a 40?
c) 5 vezes quanto é igual a 10?
d) 9 vezes quanto é igual a 27?


4) Dê o resultado:

a) 5 vezes 3 
b) 6 vezes 7 
c) 2 vezes 4
d)3 vezes 4 
e) 2 vezes 7 
f) 6 vezes 2 


5)A professora pediu aos alunos que efetuassem a multiplicação 6 x 4. Manuela achou 30 como resultado e Gabi achou 24. Qual delas deu o resultado correto? 


6) Efetue as subtrações indicadas:
 54 - 45

 93 - 87



Se você multiplicar os resultados dessas subtrações, que número vai obter?

7) Sou um número menor que 50. Para você descobrir que número eu sou, efetue a multiplicação 8 x 4 e adicione 12 ao resultado.
Quem sou eu?  


8) Observe:

7 x 5 =   5
Que algarismo devemos colocar no lugar da  para que a conta fique correta?

9)No quadro, cada casa representa 4 casas populares que foram construídas na minha cidade no mês de maio.



a) Usando a multiplicação, me responda: quantas casas populares foram  construídas?

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

PROJETO FOLCLORE - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

PROJETO FOLCLORE


ESCOLA MUNICIPAL “JOÃO ALVES DUCA” – 2008 - EJA


Justificativa


Como é maravilhoso trabalhar com folclore?
Mas o que está por trás de cada travalínguas,parlendas, mitos e lendas ? Que valores? Que mensagem há para a sua vida?Através de uma dessas atividades, você pode despertar nos alunos o hábito da leitura e da escrita, da criação e da produção.


Objetivos


. Favorecer o desenvolvimento criativo dos alunos, através de diferentes expressões, tais como: desenhos, músicas e produções de textos.
Conhecer as fábulas que são mais comentadas em cada local .
Refletir com os alunos os valores que são transmitidos através das fábulas
Metodologia
Motivar os alunos a ler algumas dessa fábulas.
Proporcionar espaço para os alunos expressarem as suas opiniões e comentários
Conversar sobre o que é uma fábula,lendas e mitos.
Disponibilizar para os alunos diversos parlendas ,travalínguas e culinária típica.


Atividades


Incentivar os alunos para que escolham uma ou duas fábulas e leiam
Dividir a turma em grupo e fazer trabalho sobre o folclore.
Montar um mural com desenhos e fotos das lendas do nosso folclore.
Desdobramentos


Língua Portuguesa


o Vocabulário
o Ortografia
o Produção de texto


Artes



o Músicas
o Desenhos


Estudos Sociais


o As regiões
o Os costumes


Produção Final



A formação de um mural com as atividades laboradas.

ATIVIDADES DE GEOGRAFIA - EJA

Perto e longe
Bloco de Conteúdo
Geografia

Conteúdo
Representação da Paisagem

Objetivos
- Discutir a importância do mapa e suas informações.
- Trabalhar as noções de perto e longe.
- Estimar distâncias entre a cidade em que se vive e outros pontos.

Conteúdos
- Leitura e decodificação de símbolos cartográficos.
- Identificação de topônimos (nomes próprios de lugares).

Anos
1º e 2º

Tempo estimado
3 aulas

Material necessário
Lápis preto e de cor, borracha e papel

Desenvolvimento
1ª ETAPA Pergunte aos alunos se conhecem o mapa do Brasil e fale sobre a utilidade dele. Peça que cada estudante desenhe o próprio mapa do país.

2ª ETAPA Apresente o mapa político do Brasil. Exercite a decodificação dos símbolos cartográficos (letras maiúsculas para estados, letras de diferentes tamanhos conforme a população da cidade). Ajude-os a localizar onde vivem.

3ª ETAPA Trabalhe a noção de perto e longe com perguntas. Qual é a capital mais distante de onde estamos? E a mais próxima? Estamos longe do litoral?

4ª ETAPA Peça que os estudantes comparem seus desenhos iniciais com o mapa político. Fale sobre o nome oficial do mapa e explique que ele revela as informações básicas que um cidadão precisa saber para se localizar e se deslocar pelo país.

Avaliação
Avalie o envolvimento e a produção dos alunos no desenho inicial e nos debates. Exatidão nas respostas não é fundamental, mas sim a criação de raciocínios espaciais.

Consultoria: Julia Pinheiro Andrade
Professora e formadora nas áreas de Geografia e Iniciação à Pesquisa da Escola Castanheiras, em São Paulo.

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS


Tabuada de Dividir Preto e Branco.doc

domingo, 25 de outubro de 2009

Our Blogger Templates: Templates novo Blogger

Our Blogger Templates: Templates novo Blogger

VOCE SABIA?


GUARANÁ: VOCE SABIA?

Por que bebemos refrigerante de guaraná, mas não encontramos a fruta guaraná para vender?


Nós não encontramos a fruta para comprar porque ela não é comestível. O pó de guaraná é, na verdade, obtido da semente da árvore e não do fruto. Assim, em produtos industrializados feitos com guaraná, como o refrigerante ou as pílulas, apenas a semente é utilizada.
Postado por Arquite

sábado, 17 de outubro de 2009

TRABALHANDO COM JOGOS

Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa

JOGOS

Posted by Picasa
Posted by Picasa

TRABALHANDO COM TEXTO

Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa
Posted by Picasa

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

COMO EVITAR PREOCUPAÇÃO E DEPRESSÃO

    Você sabia que Preocupação e Depressão são parentes próximos?

    1. Não se aflija por antecipação, porquanto é possível que a vida resolva o seu problema ainda hoje, sem qualquer esforço de sua parte.

    2. Não é a preocupação que aniquila a pessoa e sim a preocupação em virtude da preocupação.

    3. Antes das suas dificuldades de agora, você já faceou inúmeras outras e já se livrou de todas elas, com o auxílio invisível da mesma força que o criou.

    4. Uma pessoa ocupada em servir nunca dispõe de tempo para comentar injúria ou ingratidão.

    5. Disse um notável filósofo: "Uma criatura irritada está sempre cheia de veneno", e podemos acreditar: "e de enfermidade também".

    6. Trabalhe antes, durante e depois de qualquer crise e o trabalho garantirá sua paz.

    7. Conte com as bençãos que lhe enriquecem a vida, em anotando os males que porventura lhe visitem o coração, para reconhecer o saldo imenso de vantagens a seu favor.

    8. Em qualquer fracasso, compreenda que se você pode trabalhar, pode igualmente servir, e quem pode servir carrega consigo um tesouro em mãos.

    9. Analise com calma seus desejos e seja franco consigo mesmo. Serão todos eles mesmo necessários à sua vida. Sendo sincero consigo mesmo - quem mais pode ser? - você vai perceber que a maioria deles não são de fato necessários.

    10. E por maior que seja o fardo de sofrimento, lembre-se de que a mesma força invisível que o colocou sobre a Terra, que aguentou com você ontem, aguentará também hoje.

    11. Finalmente lembre-se; na Terra tudo é passageiro e vive melhor quem escolhe melhor seus problemas. Assim não deixe que todos os problemas do mundo o dominem, escolha os que merecem atenção e entenda de uma vez por todas: Se você está diante dele é porque é capaz de superá-lo.

    Observação importante:
    Esta lista pode estar incompleta, mas acho que a mensagem está muito clara.

Origem: De Fonte Anônima

MINHA VIDA ESCOLAR

HOJE SE COMEMORA O DIA DO PORFESSOR.COMO PROFESSORA ESTOU AQUI PARA LEMBRAR ESSA DATA COM CARINHO.LEMBRO MEUS PRIMEIROS DIAS DE AULA, EU CHEGANDO NA ESCOLA. NA MINHA ÉPOCA PARA ENTRAR NAS CLASSES A ( ALUNOS INTELIGENTES ) TÍNHAMOS QUE FAZER UM TESTE. LEMBRO QUE ME PEDIRAM PARA FAZER UM PALHAÇO. PERCEBI QUE ESTAVA CERTO PELO SORRISO QUE A PROFESSORA DONA MARIA ARRIEL FEZ AO ME VER DESENHANDO. ESTE SORRISO NUNCA SAIU DA MINHA MEMÓRIA. LEMBRO DA MINHA PRIMEIRA PROFESSORA DONA APARECIDA, APRENDI A LER COM O MÉTODO GLOBAL, ATRAVÉS DA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS. NÃO ESQUEÇO OS CARTAZES QUE LÍAMOS ATÉ HOJE.É DE UMA SAUDADE SEM TAMANHO. MAS DIZEM QUE VIVEMOS E SOMOS FELIZES PELAS BOAS LEMBRANÇAS QUE POSSUÍMOS.
HOJE SOU PROFESSORA NA MESMA ESCOLA QUE FUI ALFABETIZADA.ISSO NÃO É PARA QUALQUER UM NÃO! HOJE RECEBO EM MINHAS MÃOS CRIANÇAS INSEGURAS, IGUAL AQUELA QUE FUI UM DIA AO DESENHAR UM PALHAÇO. TENTO SER PRA ELAS O QUE AS MINHAS PROFESSORAS FORAM PRA MIM, E ACHO QUE CONSEGUI,PORQUE FAZ 20 ANOS QUE SOU PROFESSORA, PERCEBO O CARINHO QUE MEUS ALUNOS SENTEM POR MIM E EU POR ELES. MESMO HOJE ELES CASADOS E COM FILHOS.ME OLHAM E VEJO EM SEUS OLHOS O CUIDADO E O CARINHO PARA COMIGO.
POR ESSE MOTIVO DEIXO AQUI ESSAS PALAVRAS DESEJANDO HOJE AOS MEUS COLEGAS QUE TENHAMOS AMOR, CARINHO E DEDICAÇÃO PARA COM NOSSOS ALUNOS.
A TODOS VOCÊS DESEJO QUE A PAZ DO SENHOR BRILHE EM SUAS VIDAS, PORQUE SEI TAMBÉM DAS DIFICULDADES QUE ENFRENTAMOS. MAS TAMBÉM SEI QUE UM DIA ALÉM DO CARINHO E AMOR DE NOSSOS ALUNOS,SEREMOS RECONHECIDOS POR ESSA NAÇÃO.

BLOGAGEM COLETIVA - PROFESSORES DO BRASIL


Professores do Brasil

Ailce Costa

Ser professor depende muito do amor

Se você não acredita na educação

Deixe disso. Ela é pura vocação.

E também determinação.

Também devemos pensar
Que essa profissão
Além da vocação
Tem também a dedicação

Por isso eu fico triste
Com a falta de atenção
Para com todos que ensinam
Essa profissão.

Somos formadores

De cidadãos
E queremos formar pessoas
Que tenham opinião

Que façam a diferença

Neste mundo de competição

Que crie e use a inteligência
E a imaginação.

Peço a todos dessa nação
Que se unam a favor
De todos os professores

E os trate com amor


A todos que educam
Deixo aqui o meu abraço
Porque sei que vocês lutam
Para que reconheçam o seu trabalho.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

USO DO HÍFEN - REFORMA ORTOGRÁFICA















O USO DO HÍFEN EM VERSO


AILCE COSTA



O HÍFEN PARA SER ESTUDADO
TEM QUE TER MUITO CUIDADO
NOS PREFIXOS: INTER,HIPER E SUPER
ELE CONTINUA, HIPER-REQUINTADO

QUANDO O PREFIXO É: CONTRA, ANTI, EXTRA
AUTO E INFRA
JUNTA-SE ELE A PALAVRA DE VOGAL DIFERENTE:
AUTOESTRADA, INFRAESTRUTURA,EXTRAESCOLAR
ELE CAI FORA
PARA APRENDER É SÓ ESTUDAR

AS PALAVRAS QUE PERDERAM
A NOÇÃO DE COMPOSIÇÃO:
GIRASSOL,MADRESSILVA E PONTAPÉ.
O HIFÉM NÃO É USADO NÃO.

O HÍFEN É EXIGENTE
DIANTE DE PALAVRAS INICIADAS POR H
ELE CONTINUA MANDANDO
COMO EM: ANTI_HIGIÊNICO, MINI-HOTEL
E SOBRE-HUMANO
MAS TEM EXCEÇÃO:INÁBIL E SUBUMANO.

A EXIGÊNCIA PERMANECE
QUANDO O PREFIXO TERMINA EM VOGAL
E O SEGUNDO ELEMENTO TAMBÉM
É SÓ PRESTAR ATENÇÃO,
ANTI-IBÉRICO,MICRO-ONDAS E AUTO-OBSERVAÇÃO

O HÍFEN E RADICAL
NO PREFIXO TERMINADO EM CONSOANTE
E O SEGUNDO ELEMENTO TAMBÉM
ELE É USADO NOVAMENTE
SUPER-RACISTA,SUPER-RESISTENTE, INTER-RACIAL
É SÓ TER MUITO CUIDADO
QUANDO FOR ESCREVER SUB- BIBLIOTECÁRIO

NOS PREFIXOS: EX, SEM, ALÉM
USA-SE O HÍFEN TAMBÉM
EX-ALUNO,EX-PREFEITO, EX-DIRETOR
COMO EM PALAVRAS COMPOSTAS
SEM ELEMENTO DE LIGAÇÃO
ANO-LUZ,AZUL-ESCURO,BEIJA-FLOR
É SÓ QUESTÃO DE TEMPO E ADAPTAÇÃO
QUE ESTAREMOS USANDO O HÍFEN
SEM GRANDE CONFUSÃO

http://recantodasletras.uol.com.br/autores/ailcecosta

domingo, 4 de outubro de 2009

Você sabe como surgiu o Dia do Professor?


O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Fontes:
Site www.diadoprofessor.com.br
Site www.unigente.com

Dia do Professor em outros países:

Estados Unidos: National Teacher Day - na terça-feira da primeira semana completa de Maio.

World Teachers’ Day - UNESCO e diversos países - 5 de Outubro

Tailândia - 16 de Janeiro

Índia - 5 de Setembro

China - 10 de Setembro

México - 15 de Maio

Taiwan - 28 de Setembro

SALVE NOSSA SENHORA APARECIDA

A VOCÊ CRIANÇA, QUE AMO DE PAIXÃO

“A melhor maneira de tornar as crianças boas é torná-las felizes.’

“As crianças são quase sempre felizes, porque não pensam na felicidade. Os velhos são muitas vezes infelizes, porque pensam demasiadamente nela.”

Paolo Mantegazza

“Nenhum livro para crianças deve ser escrito para crianças. “ Fernando Pessoa

“As crianças têm mais necessidade de modelos do que de críticas.” Joseph Joubert

“Crianças gostam de fazer perguntas sobre tudo. Mas nem todas as respostas cabem num adulto.”

Arnaldo Antunes

“Não é o sofrimento das crianças que se torna revoltante em si mesmo, mas sim que nada justifica tal sofrimento.”

Albert Camus

“A vida é uma aventura aberta, exposta. Não protejam as crianças. Fortifiquem-nas interiormente para que brinquem bem com qualquer espécie de brinquedo.”

Emmanuel Mounier

“Não há crianças ilegítimas - só pais ilegítimos.”

Léon R. Yankwich

“O correr das águas,a passagem das nuvens,o brincar das crianças,o sangue nas veias.Esta é a música de Deus.”

Hermann Hesse

Todas as grandes personagens começaram por serem crianças, mas poucas se recordam disso.”

Antoine De Saint Exupery

O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade.”

Karl Mannheim

As crianças são o ornamento da vida neste mundo.”

Textos Islâmicos

A piedade não é natural ao homem.Crianças são sempre cruéis. Selvagens são sempre cruéis.A piedade é adquirida e aperfeiçoada pelo cultivo da razão.”

Samuel Johnson

A criança é a consagração da vida.”

S. Poniazem

No amor de uma criança tem tanta canção pra nascer, carinho e confiança, vontade e razão de viver.”

Cláudio Nucci

O trabalho irá esperar enquanto você mostra às crianças o arco-íris, mas o arco-íris não espera enquanto você está trabalhando”

Patricia Clifford

“A rua é a mãe de muitas crianças; o lixo é o berço de muitos bebês; nossa indiferença, o infanticídio.”

David Saleeby

Certas crianças são tão espirituosamente sábias, que encabulam certos adultos medíocres.”

Maciel Fátima Bindes FátimaSimplesmente Fátima

A TODOS MEUS COLEGAS PROFESSORES

Aos Professores
As bolas de papel na cabeça,
os inúmeros diários para se corrigir,
as críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente
para te fazer desistir do teu maior sonho:
Tornar possíveis os sonhos do mundo.
Que bom que esta tua vocação
tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,
quando em seu dia-a-dia
tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste.
Teu mundo é alegre, pois você
consegue olhar os olhos
de todos os outros e fazê-los felizes também.
Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida
o teu coração a cada dia,
dando-te tanto prazer em ensinar.
Homenagens, frases poéticas,
certamente farão parte do seu dia a dia
e quero de forma especial, relembrar
a pessoa maravilhosa que você é
e a importância daquilo do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagem
hoje e sempre, por aquilo que você é
e por aquilo que você faz.


Voltar para a página especial do Dia dos Professores do Portal da Família

Autor: desconhecido

COERÊNCIA E COESÃO

O QUE É COERÊNCIA E COESÃO?

A coerência está diretamente ligada à compreensão do sentido geral de um texto, isto é, à possibilidade de interpretação daquilo que se diz, escreve, ouve etc., sendo o que nos possibilita identificar se há uma unidade de sentido no texto.

Um dos mecanismos responsáveis pela interdependência entre as partes de um texto, isto é, por sua unidade de sentido, é a coesão: a ligação que se estabelece entre suas partes. Contribuem para estabelecer estas relações e ligações os elementos de natureza gramatical (como os pronomes, conjunções, preposições, categorias verbais), de natureza lexical (sinônimos, antônimos, repetições) e mecanismos sintáticos (subordinação, coordenação, ordem dos vocábulos e orações).

A coerência e os mecanismos de coesão não funcionam sempre da mesma forma em todos os textos, pelo contrário, se manifestam distintamente nos diferentes gêneros textuais, condicionados pela situação de produção. Vejamos rapidamente alguns exemplos.

Nos gêneros que se agrupam na ordem do narrar, a coerência existe, sobretudo, em função da organização temporal, isto é, do modo como se marca o tempo dos acontecimentos narrados.

Nos textos que se agrupam na ordem do argumentar, a coerência se constrói fundamentalmente pela ordenação lógica das idéias. Sabemos que há conectores específicos para expressar as diferentes articulações sintáticas - causa, finalidade, conclusão, condição etc – e que tais elementos devem ser usados adequadamente, de acordo com a relação que se quer exprimir ao desenvolver uma argumentação. Sabemos também que estes articuladores exigem a adequação dos tempos e modos verbais para funcionarem de maneira eficiente e possibilitar a coerência. Todos estes conhecimentos são fundamentais para o trabalho com a argumentação. Entretanto, saber isto não é suficiente para construir uma boa argumentação nos diferentes gêneros circunscritos neste grupo.

Convencer um conjunto de leitores de um artigo de opinião, por exemplo, é muito diferente do que convencer um interlocutor específico em uma carta reivindicatória. As estratégias argumentativas a serem mobilizadas para um e para outro caso se distinguem e precisam levar em conta elementos da situação de comunicação específica.

Se o professor quer que seus alunos produzam textos coerentes e coesos, é preciso mostrar o funcionamento destes mecanismos na situação de produção específica em que o texto está inseridas.

São muito comuns reclamações como não sei pontuar, não sei usar vírgulas... Estas dificuldades decorrem quase sempre da idéia de que as regras são rígidas e funcionam em quaisquer situações de produção. Muito mais produtivo do que insistir em regras é aliar o ensino da pontuação ao ensino dos mecanismos de coerência e coesão, mostrando a importância dela para o estabelecimento do sentido do texto em determinadas situações comunicativas. Assim como podemos usar conectores e outros elementos de coesão para articular vocábulos ou orações e indicar as relações existentes entre eles, os sinais de pontuação também contribuem para a "costura" do texto, orientando o leitor para a construçã

http://escrevendo.cenpec.org.bo do sentido.

sábado, 3 de outubro de 2009

Gifs by Oriza - Lindos gifs, poemas, mensagens, recadinhos, scraps

ATIVIDADES LÚDICAS

A técnica das letras codificadas

Esta técnica também se utiliza da codificação de palavras através de símbolos gráficos, mas exige um pouco mais de raciocínio. Apesar de ser uma atividade bastante comum nos livros de passatempo infantis, desmembrar e re-organizar palavras é uma tarefa bem complicada!

1. Divida a sala em grupos. Cada grupo recebe uma parte da letra da música (uma estrofe, aproximadamente) e um quadro com diversas gravuras pequenas. A partir do desmembramento das palavras em sílabas, os alunos tentarão codificar a estrofe recebida. Ex: Meu (figura da corda) -da +ação/, não (figura da semente)-mente + (figura da ilha)- lha/ (figura do porco) -co + que... (meu coração, não sei porque....)

2. Quando terminarem a tarefa, os grupos deverão passar a sua folha adiante para ser decodificada pelo grupo seguinte. Peça aos "decodificadores" que escrevam com letra maior possível numa folha de ofício. (Grande o suficiente para ser lida de longe, mas pequena o suficiente para que todo o trecho caiba numa folha.)

3. Quando todos os grupos tiverem decifrado o trecho recebido dos colegas, toque a música. Assim que ouvirem o seu trecho sendo tocado, um representante de cada grupo correrá para a frente da sala com a folha, colocando-se ao lado dos colegas na ordem em que o seu trecho apareceu na música.

4. Estando dispostos lado a lado, quando você tocar a música pela segunda vez, os colegas poderão verificar se a ordem está correta e se, depois de codificada e decodificada, a letra foi escrita corretamente por todos os grupos.

Loteria de frases

Esta atividade é uma adaptação de uma outra apresentada por Lilian Vaisman no Braz-Tesol de 1994, em Ribeirão Preto. Consiste em se elaborar um volante de loteria esportiva, só que em vez do nome dos times de futebol se escrevem frases certas e erradas. Se apenas a primeira frase estiver correta, o aluno marca um "X" na coluna um; se apenas a segunda estiver correta, ele marcará um "X" na coluna dois; se ambas estiverem corretas ou erradas, será assinalada a coluna do meio.

Como no jogo de loteria, cada aluno poderá marcar um jogo duplo (coluna dois e coluna do meio, por exemplo). O bom desta atividade é que as frases podem ser adaptadas para qualquer nível, variando-se o grau de dificuldade.

Pensando Ludicamente o Conceito de Sujeito e Predicado

Essa é uma atividade lúdica para despertar nos alunos um olhar observador sobre o que é e que função desempenha nos enunciados o sujeito e o predicado.

Primeiro passo (antes da aula): pesquise e recorte frases de jornal (em número equivalente ao da metade do número de alunos da turma) que tenham sujeito e predicado (períodos simples, ordem direta). Após, separe o sujeito do predicado e coloque cada segmento dentro de um balão diferente. Prepare tantos balões quantos alunos tiver na classe.

Segundo passo, na aula: divida a turma em equipes. Cada equipe escolhe seu codinome. Divida o quadro em duas colunas, com os seguintes cabeçalhos: (1) de quem ou do que se diz algo e (2) o que se diz de algo ou de alguém. Distribua um balão para cada aluno. Quando todos estiverem com os balões em mãos, dê o sinal para que sejam enchidos. (Peça que tenham cuidado para que os balões não estourem. Pode ser estipulada uma pena, caso isto ocorra.) Estipule um local onde serão depositados os balões cheios.

Terceiro passo: dê um palito para cada equipe, comunicando que o mesmo deve ser devolvido (preferencialmente inteiro) ao final desta etapa. Lembre seus alunos que atrás de um minúsculo palito há uma vida vegetal que merece nossa atenção. Ao sinal do professor, um elemento por vez de cada equipe deverá estourar um e somente um balão, fazendo a leitura do fragmento de oração que nele estiver contido. A seguir, o aluno deverá escrever no quadro, na coluna correspondente, a parte da oração que tenha em mãos. De volta ao grupo, ele passa o palito ao próximo elemento, que repetirá o procedimento, de forma que todos realizem a atividade.

Quarto passo: o professor explicará que se chama de sujeito a parte de um enunciado sobre a qual se declara algo. E de predicado a parte que declara algo de alguém ou de alguma coisa.

Quinto passo: cada equipe irá, em seu caderno, escrever a combinação de sujeitos e predicados retirados das colunas, de forma a que haja coerência nas orações resultantes.

Observação: Se a atividade for realizada competitivamente, a pontuação das equipes poderá levar em conta o capricho, a organização, a rapidez, o respeito, etc., conforme valores que se queiram desenvolver com a turma.

http://www.linguaestrangeira.pro.br


Olá Shuly!

As atividades de ciências foram retiradas do blog de minha amiga Shuly.Deem uma passada lá que o blog é interessante. http://ejanasuavida.blogspot.com

Atividades de Ciências