domingo, 21 de fevereiro de 2010

Ovo de Páscoa na Matemática

 Ovo de Páscoa na Matemática

Título - Ovos de Páscoa na Matemática ( rever os fatos de Matemática Básica)
Assunto - Matemática Nível de classe - Todos os níveis ( modifica-se os graus das dificuldades). Esta lição destina-se a ser um divertimento. Aproveita-se para rever os fatos matemáticos básicos.  No 2º, 3º , 4º anos e na  EJA, estudantes que esperamos conhecer os fatos matemáticos básicos e às vezes não têm a prática de usá-los.
. Os estudantes tendem a se sentar em sua mesa e fazer cálculo com lápis e papel. Não há nada de errado com isso, mas pode ficar chato!
Esta é uma maneira de fazer exame um pouco mais interessante. 

 
MATERIAIS: 
  • Ovos de plástico (o número depende de quanto tempo você quer gastar e quantos  grupos de alunos que vão ter.) Lápis, papel e cestas de Páscoa.
  • Os ovos de plásticos podem ser substituídos por ovos feitos com jornais e embrulhados com papéis brilhantes. 
  • Ou podem ser com ovos de páscoa de verdade. Isso depende da criatividade de cada professor.
PROCESSO:
1. 1. Para configurar a atividade de colocar um problema de matemática em cada ovo. Pode ser adição, subtração, multiplicação, divisão, etc.
Para tornar mais fácil a mim mesmo marco  todos os ovos com um número de grupo. Coloco o mesmo problema nos ovos de cada grupo. . Então eu posso ter 10 problemas, mas 30 ovos.
Esconder os ovos fora da escola ( em uma praça ), na sala de aula, ou colocá-los no espaço da escola para procurá-los.
2. 2. Divida os alunos em grupos de dois ou três.
3. 3. Dê a cada grupo um número.
4. 4. Cada grupo deve ter papel e lápis e todos tem que trabalhar para resolver os problemas.
5. 5. Cada grupo irá caçar os ovos com seus números e de resolver os problemas de matemática.  Cada grupo resolve o problema, por escrito,  em seguida, escrever a resposta.  Isto permite-lhe verificar o ( s)  problemas.
6. 6. Quando terminarem eles vão para uma área designada para a verificação.. Se eles tiverem qualquer erro devem voltar a trabalhar o seu problema. . Se estiver tudo correto, então eles podem concluir outra atividade. . Se você estiver  fora da sala de aula, então você coloque-os a pular corda, pega-pega, ajudar os outros grupos etc até que todos tenham feito.
6.7 - Na EJA você pode trabalhar com os ovos dentro da sala de aula.Cada grupo que acertar primeiro ganham pontos.É vencedora a equipe que fizer mais rápido e correto.
 
ENCERRAMENTO:
Problemas do trabalho que parecer ser difícil para a classe como um todo.  Pegue este tempo para rever fatos. Trabalhar naquilo que foi mais difícil para a classe.

Feliz Páscoa!!

Um comentário:

  1. Esse plano de aula com os ovos, já deu-me diferentes idéias. Acrescentou muito e quero continuar sempre acompanhando cada novidade que aqui será apresentada. Valeu!!!!
    Zilda

    ResponderExcluir

Você será sempre bem-vindo aqui!!!