segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Projeto Rimas e Versos

 Projeto Rimas e Versos

Várias cartas com figuras de objetos que rimam de três formas diferentes são colocadas diante das crianças. Por exemplo, pode haver três terminações: /ão/, /ta/, /ço/. Cada criança deve então retirar uma carta, dizer o nome da figura e colocá-la numa pilha com outras figuras que tenham a mesma rima. O teste serve para mostrar as palavras que terminam com o mesmo som. Ao separá-las de acordo com o seu final, juntam-se as figuras em três pilhas com palavras de terminações diferentes.

Exemplo:



             




Treino de aliterações

Em uma folha com figuras, a criança deve colorir as que comecem com a mesma sílaba de um desenho-modelo (por exemplo, desenho-modelo: casa; desenhos com a mesma sílaba inicial: caminhão, cama, caracol; desenhos com sílabas iniciais diferentes: xícara, galinha, tartaruga). A mesma atividade pode ser depois repetida enfatizando-se a sílaba final das palavras (por exemplo, desenho-modelo: coração; desenhos com o mesmo final: televisão, leão, balão, mão; desenhos com finais diferentes: dado, uva, fogo).

Um comentário:

  1. Passando para conhecer seu blog ele realmente é fantástico e muito instrutivo, os seus métodos de didáticas são ótimos fui professor durante dez anos, hj estou aposentado da educação mas mantenhos sempre minha criatividade.
    Ótimo post! Parabéns!
    Abraços!!
    Estaremos seguindo e divulgando seu blog em nossos blogs.

    ResponderExcluir

Você será sempre bem-vindo aqui!!!