segunda-feira, 29 de junho de 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA

SEMPRE QUE POSSO EU UTILISO A MATRIZ DE REFERÊNCIA DO 5º ANO PARA
O 3º PERÍODO EJA.ASSIM QUE O MEC PROVIDENCIAR UMA MATRIZ DE REFERÊNIA PRÓPRIA PARA O EJA, QUE EU TOME CONHECIMENTO, EU INFORMAREI AS MINHAS
LEITORAS.SE ALGUMA DE VOCÊS SOUBER DE ALGO TAMBÉM ME COMUNIQUE.FICAREI AGRADECIDA.


Matriz de Referência - Língua Portuguesa – 4ª série do ensino fundamental


Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) são avaliadas habilidades e competências definidas
em unidades chamadas descritores, agrupadas em tópicos que compõem a Matriz de Referência
dessa disciplina.
As matrizes de Língua Portuguesa da Prova Brasil e do Saeb estão estruturadas em duas
dimensões. Na primeira dimensão, que é “objeto do conhecimento”, foram elencados seis tópicos,
relacionados a habilidades desenvolvidas pelos estudantes. A segunda dimensão da matriz de
Língua Portuguesa refere-se às “competências” desenvolvidas pelos estudantes. E dentro desta
perspectiva, foram elaborados descritores específicos para cada um dos seis tópicos.
Para a 4ª série do ensino fundamental, a Matriz de Referência completa, em Língua Portuguesa é
composta pelo conjunto dos seguintes descritores:
Descritores do Tópico I. Procedimentos de Leitura
D1 – Localizar informações explícitas em um texto.
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4 – Inferir uma informação implícita em um texto.
D6 – Identificar o tema de um texto.
D11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Descritores do Tópico II. Implicações do Suporte, do Gênero e /ou do Enunciador na
Compreensão do Texto
D5 – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
D9 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Descritores do Tópico III. Relação entre Textos
D15 – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que
tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que
será recebido.
Descritores do Tópico IV. Coerência e Coesão no Processamento do Texto
D2 – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que
contribuem para a continuidade de um texto.
D7 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D8 – Estabelecer relação causa /conseqüência entre partes e elementos do texto.
D12 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções,
advérbios, etc.
Descritores do Tópico V. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido
D13 – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D14 –Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Descritores do Tópico VI. Variação Lingüística
D10 – Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Um comentário:

  1. oi!!!!!!!estou fazendo 1 visitinha ao seu cantinho.e tbm vim dizer q postei algo prar o dia da vovo!!!!!
    vc não vai deixar passar em branco né?

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