OBSERVAÇÃO: ESTE PROJETO EU TRABALHEI COM MEUS ALUNOS DO 2º PERÍODO DO EJA. COMO PROJETO DE PORTUGUÊS.É SÓ MUDAR OS TEXTOS
POR TEXTOS MAIS ADULTOS E O RESTANTE É A MESMA COISA.
PROJETO REFORÇAR PARA RECUPERAR
ESCOLA MUNICIPAL “JOÃO ALVES DUCA”
ALUNOS ASSISTIDOS: 20
SÉRIES: 3 º ano ( 2ª SÉRIE )
PROFESSORAS DOS ALUNOS ASSISTIDOS: Aleniris,Dirlene, Maria Inês
e Marilda
PROFESSORA DE REFORÇO ; Ailce Costa
DURAÇÃO: 4 MESES
OBJETIVOS GERAIS:
Ø Reconhecer que as letras combinam entre si e formam um conjunto com significado.
Ø Evoluir para a percepção de que a escrita representa o nome dos objetos e das pessoas.
Ø Compreender que as letras remetem partes da palavra, isto é, as sílabas.
Ø Desenvolver a leitura e a escrita através de pequenos textos.
Ø Produzir textos diversificados.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Introduzir progressivamente os vários aspectos que envolvem os diferentes tipos de textos: finalidade, assunto,foma, etc.
Ø Separar e juntar sílabas.
Ø Decompor palavras em sílabas. ( análise )
Ø Compor as palavras a partir da sílaba. ( síntese )
Ø Construir frases com ordenação de sílabas ou palavras dadas.
Ø Ler procurando estabelecer relação entre as hipóteses e a escrita.
Ø Interpretar textos como: passagem, anúncio, propaganda e
bilhetes.
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA
Ø O início será feito através de leitura de palavras e frases
para detectar as dificuldades dos alunos
Ø O trabalho será feito com atividades mimeografadas e livros didáticos.
2ª ETAPA
Ø Textos : ler, copiar, observar ilustrações e Interpretar.
Ø Fazer leitura em voz alta.
Ø Jogos com sílabas simples: dominó, formar frases com
sílabas e jogo de memória
Ø Escrever frases e ler silenciosamente.
3ª ETAPA
Ø Escrever ditado de palavras e frases.
Ø Formar palavras e frases com as sílabas trabalhadas.
Ø Leitura e produção de pequenos textos.
Ø Leitura: textos de ciências, anúncios, bilhetes
e propaganda.
> Interpretar textos como: propaganda, receita culinária
e passagem de ônibus
AVALIAÇÃO :
A avaliação será feita em aula, através da observação do professor de reforço e do professor do aluno em recuperação.Essa observação é: se está sendo sanado no aluno as dificuldades por ele encontrada, se está distinguindo anúncio de uma receita,se o aluno está sendo capaz de ler e escrever sílabas, frases e pequenos textos sem a ajuda do professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você será sempre bem-vindo aqui!!!