TITULO
RESGATANDO VALORES
SUBTITUlo
TRADIÇÕES E CULTURA EM MOVIMENTO
PUBLICO ALVO
A COMUNIDADE ESCOLA
DURAÇÃO
APRESENTAÇÃO
Este tem por finalidade promover nesta UE a construção de uma cidadania sadia, critica, comparativa e consciente em seu educando, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem.
JUSTIFICATIVA
Justifica-se este projeto pela necessidade de se resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites materialista que tira do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola.
Resgatar as tradições e culturas de nosso país dando ênfase à cultura da paz e respeito;
Relacionar os modos de vida, passado e presente na sociedade brasileira
Agrupar que influenciaram a nossa cultura e deram base as tradições tão
as tradições tão presentes entre nós; os valores morais como fonte geradora de paz, segurança, dignidade e evolução social.
METODOLOGIA
Este abrangerá toda a comunidade escolar e em torno, com participação dos alunos e professores do primeiro e segundos segmentos divididos e organizados por disciplinas.
RECURSOS
Serão utilizadas todas as fontes de pesquisas possíveis:
Vídeos;
Revistas;
Jornais
Materiais recicláveis;
Entrevistas;
Palestra;
Aulas para pesquisa e levantamento de dados.
DESENVOLVIMENTO
Educação Preventiva
Fazer levantamento sobre o que se diz, se conta sobre o passado cultural em relação a gravidez prematura, vícios, desvios de conduta familiar e mortalidade infantil.
Ensino Religioso
Pesquisar e documentar a diversidade religiosa da localidade, promovendo danças, palestras, dramatizações, etc.
Língua Portuguesa
Registrar as diversas formas de expressão dos alunos e moradores. Suas perspectiva em relação ao futuro. (Confecção e montagem de livros)
Literatura
Pesquisar as influências regionais tão marcantes ( da localidade ) na cultura já existente. (Textos, desenhos, poesias, etc)
História
Levantar dados populacionais e histórias do bairro desde a sua fundação. (Origem do lugar onde vivem, quem fundou, porque, para que, etc)
Matemática
Criar gráficos (Com todos os dados obtidos: gravidez, vício, mortalidade infantil, etc)
Geografia
Situação geográfica do bairro, produção e consumo. (Localização do bairro em relação bairro em relação ao município, estado e país
Ciências
Pesquisar clima e poluição do meio ambiente (Impacto Ambiental, os riscos da pedreira, etc.)
Língua Portuguesa
Comparar a cultura do lugar onde vivem, modos de falar e viver com outras culturas. (Interferência do inglês , indígenas, africanas,etc)
Educação Artística
Descobrir através de pesquisa as diversas expressões e formas de artes existentes na localidade ( tipos de roupas,modo de falar, etc.)
Avaliação
A avaliação será feita através da observação, participação dos alunos nas proposta.
Quanto a avaliação quantitativa ficará a cargo de cada professor avaliar conforme ele achar que vale.Deve-se levar em conta que o tem a visão de mostrar que a vida se faz através de conquistas,respeito e luta.Que devemos valorizar nossa vida, nossa cidade e nosso país.Mesmo que os nossos governantes nos passe um exemplo ruim , não se deve tê-los como exemplo.Porque eles são e não a regra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você será sempre bem-vindo aqui!!!