O professor da Educação de Jovens e Adultos, antes de tudo tem que ser original, verdadeiro sem muita burocracia.Nossos alunos já perderam anos de escola.Eles estão a procura de um ensino que lhes facilite a vida.Mas nada impede o professor de diversificar suas aulas. Mas não se esqueçam que eles não são mais crianças.Eles precisam de ajuda no básico.
Já percebi que a primeira coisa que pedem é que lhes ensinem o nome.Porque não ensinar logo nos primeiros dias.Façam isso que vocês vão perceber que no final da semana todos estarão assistindo suas aulas e nenhum deles desistiu.Ensinem o que desejam, assim você terá uma sala com alunos que sentem prazer em estar ali.Faça um apanhado com logo de início para saber quais são as prioridades deles.Assim você montará seu planejamento de acordo com o que querem.
Mas logo de cara eu já posso citar pra vocês alguns itens que vão contar nas prioridades deles:
- Escrever o nome
- Aprender palavras e frases
- Escrevê-las
- Aprender os números ( de início até 10 )
- Aprender a escrever por extenso os números.
- Fazer contas
- Usar o sistema monetário brasileiro.
- Isto na alfabetização
- Mas também nas outras séries estas atividades vão estar presentes mas com um grau de dificuldade maior.Também entra os textos e interpretações. A grande dificuldade é encontrar textos compátiveis com a idade deles, porque todo material didático existente é para o 1º ao 5º ano.Aí o professor tem que fazer uma verdadeira caçada nestes livros e separar os que são menos infantis.Eu particularmente prefiro trabalhar com textos de ciências,geografia e história, porque estes não vem com linguagem infantil.
Textos de português eu predfiro anedotas, receitas ,poesias,histórias e causos ( porque os clássicos da literatura agradam a qualquer idade) entre outros.
Ser original é ser simples.Não invente e nem procure palavras difíceis para seu relacionamento com eles.Você está lidando com pessoas analfabetas.Procure a forma mais fácil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você será sempre bem-vindo aqui!!!