sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

EJA - INCENTIVO A LEITURA

EJA - INCENTIVO A LEITURA


É necessário incentivar os alunos a ler. Mas, o desenvolvimento de um projeto que vise o incentivo da leitura para os alunos, principalmente da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, para obter resultados positivos, deve procurar conhecer o perfil de seus alunos e suas necessidades e interesses básicos, para que assim as leituras trabalhadas tenham um significado prático. É preciso também mostrar a importância da leitura na vida cotidiana dos mesmos, com exemplos de situações onde se evidencie a importância de ler.
Aulas na biblioteca para familiarizar os alunos com o espaço, debates e apresentações de trabalhos, onde os grupos deveriam ler e pesquisar sobre temas pré-definidos, discussões sobre assuntos diversos em sala de aula. Para tudo isso, os alunos verão que ler é importante, que através da leitura, você se informa, participa do que está acontecendo na sociedade e aprende à argumentar.

Realizar e solicitar trabalhos na biblioteca, indicar livros aos alunos como suporte para as aulas e trabalhá-los em sala de aula, já que sabemos que lidamos com um público de EJA, que tem como uma das maiores dificuldades de voltar a estudar a falta de tempo.

Outro problema foi verificar que existiam poucos livros no acervo da biblioteca destinados ao interesse do público de Educação de Jovens e Adultos. Assim, foi solicitada a compra de exemplares que os alunos gostariam de ter acesso.

Mesmo ainda alegando ter muito pouco tempo para atividades extraclasse, passaram a pegar livros de leitura. Isto acreditamos, se deve ao fato de terem visto a importância do ato de ler em nossa sociedade. Assim, sempre que possível dedicam um tempo para a leitura.

 Além da dificuldade relacionada com a falta de tempo enfrentada por alunos da Educação de Jovens e Adultos, muitos outros, ainda não dominam o código da escrita e o código da leitura e assim surge a necessidade de investimentos e projetos que intensifiquem o desenvolvimento de práticas pedagógicas que primem pela melhoria e valorização do ensino para alunos jovens e adultos. Além disso, os professores precisam estar capacitados para trabalhar com essa realidade.

Portanto há necessidade da leitura com estes alunos. Caso não haja possibilidade de adquirir livros próprios para sua idade, recomendo contos, notícias, poesias e editoriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você será sempre bem-vindo aqui!!!