terça-feira, 26 de janeiro de 2010

HORA DE PLANEJAR

Hora de Planejar

Pesquisando pela rede encontrei o número da revista Nova Escola. Li as 50 idéias propostas por eles para este ano.Olha se conseguíssemos vencer a metade, com certeza nosso ensino seria dez. Vale a pena dar uma conferida. só pra vocês terem um gostinho ai vai uma das idéias

PLANEJAMENTO
1. Adapte o currículo da rede à realidade
Um plano de trabalho anual baseia-se no projeto pedagógico e nas orientações curriculares da Secretaria da Educação e deve estar de acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos da instituição.

2. "O trabalho em classe depende do que é feito antes e depois dele. Por isso, estude o assunto e pense nas melhores maneiras de ensiná-lo. Crie as condições para a aprendizagem.”
Priscila Monteiro, coordenadora da formação em Matemática da prefeitura de São Caetano do Sul.

3. Administre bem o horário de trabalho
Distribuir os conteúdos pelo tempo das aulas é complicado. Para determinar as atividades prioritárias, baseie-se na experiência de anos anteriores e na de colegas. Pense na quantidade de horas que você vai dedicar aos estudos, à elaboração das aulas e à correção de tarefas.

4. Antecipe as respostas dos alunos
Cada problema proposto por você provoca um efeito no grupo. Os alunos podem apresentar respostas e dúvidas variadas e seguir estratégias diversas de resolução. Antes de iniciar a aula, pense em intervenções que colaborem para todos avançarem em relação ao conteúdo tratado.
http://revistaescola.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você será sempre bem-vindo aqui!!!