quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Objetivos Gerais para o EJA

Objetivos Gerais para o EJA
Objetivos Gerais
  • Valorizar a Matemática como instrumento para interpretar informações sobre o mundo, reconhecendo sua importância emnossa cultura.
  • Identificar em situações práticas, as principais funções do número: quantificar, ordenar e codificar.
  • Ler e escrever, comparar e ordenar números naturais familiares presentes nos contextos cotidianos.
  • Resolver problemas envolvendo contagem, medidas e alguns significados da adição e da subtração.
  • Construir procedimentos pessoais para efetuar cálculos exatos e aproximados e saber explicá-los.
  • Medir e fazer estimativas sobre medidas, utilizando unidades de medidas mais usuais.
  • Identificar valores de cédulas e moedas, estabelecer relações entre valores de cédulas e moedas e ler anotações convencionais do Sistema Monetário Brasileiro.
  • Interpretar e construir representações espaciais, trajetos itinerários simples, utilizando elementos de referência e estabelecendo relações entre eles.
  • Coletar, organizar e interpretar dados sobre fatos e fenõmenos do cotidiano.
  •  Desenvolver a possibilidade de compreender e expressar, oralmente e por escrito, opiniões, valores, sentimentos e informações.
  •  Entender a comunicação como troca de idéias e valores culturais, sendo estimulado a prosseguir os estudos.
  • Valorizar a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos.
  •  Respeitar a variedade lingüística que caracteriza a comunidade dos falantes da Língua Portuguesa.
  • Expressar-se oralmente com eficácia em diferentes situações, interessando-se por ampliar seus recursos expressivos e enriquecer seu vocabulário.
  •  Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
  •  Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
  •  Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
  • Buscar e selecionar textos de acordo com suas necessidades e interesses.
  • Expressar-se por escrito com eficiência e de forma adequada a diferentes situações comunicativas, interessando-se pela correção ortográfica e gramatical.
  • Experimentar e explorar as possibilidades de cada linguagem artística.• Experimentar e conhecer materiais, instrumentos e procedimentos artísticos diversos em Arte (artes visuais, dança,música, teatro), de modo a utilizá-los em trabalhos pessoais, identificá-los e interpretá-los na apreciação e contextualizá-los culturalmente.
  •  Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e o conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, sabendo receber e elaborar críticas.
  •  Identificar, relacionar e compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo,respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo cultural e natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos.
  •  Usar a divesidade cultural do nosso país na construção dos trabalhos artísticos.

Um comentário:

  1. Olá Alice!!!
    EStou me formando em Pedagogia estou com um projeto em mente para organizar turmas de EJA na empresa que a maioria dos func. não tem estudo... porem to meia sem rumo pois nao sei como começar, se preciso de alguma autorização do MEC para iniciar este projeto...
    ADOREI seu blog, vc tem muitas atividades e dicas para auxiliar o professor.
    Será que vc pode me orientar?????
    Vou te passar meu email caso seja mais facil nos falar
    pathy_frustaci@hotmail.com
    Mais uma vez Parabéns pelo blog
    Patricia

    ResponderExcluir

Você será sempre bem-vindo aqui!!!