quinta-feira, 24 de setembro de 2009

LINGUAGEM

Sugestões para o trabalho a ser realizado com os alunos que revelaram em suas composições deficiências relativas à Organização de Ideias, à pontuação e a Ortografia.


I - Organização de Ideias:

    a) Narrativas de histórias, passeios, viagens, etc.

    b) Apreciação de gravuras (enumeração de elementos, descrição, histórias sugeridas pelas gravuras, etc.)

    c) Excursões (Planejamento, execução, verificação - Aproveitamento de todas as situações que possam levar o aluno a expressar suas ideias, aquilo que observou, que lhe chamou atenção, que lhe despertou maior interesse, etc.)

    d) Formação de sentenças:

    1. Com palavras apresentadas pelo professor;
    2. Com palavras escolhidas pelo aluno;
    3. Referentes a uma história lida ou ouvida;
    4. Referente a uma gravura.

    e) Cópias de trechos escolhidos pelos alunos (em prosa e verso).

    f) Leituras interpretativas.

    g) Poesias e quadrinhas (recitativas - explicação pelo aluno, do conteúdo das mesmas.)

    h) Relato de experiências realizadas nas aulas de estudos naturais (germinação, gravidade, etc.)

    i) Preparação de notícias para o jornal de classe.( se tiver )

    j) Avisos, recados, etc.

    l) Jogos específicos.

II - Pontuação:

    a) Cópias motivadas:


    1. de pequenos textos

    b) Leituras:

    1. de histórias
    2. de trechos interessantes escolhidos pelo professor
    3. de trechos escolhidos pelo aluno.

    c) Apresentação de cartazes ilustrados e com sentenças ou contos devidamente pontuados (casas da pontuação ou estudo)

    d) Formação de sentenças

    e) Redação de avisos e ordens (Explicação prévia do professor referente à pontuação a ser usada)

    f) Notícias para serem afixadas no quadro de avisos da classe

    g) Ditado-exercício e ditado-prova

    h) Trechos para pontuação (Exercícios).

III - Ortografia

    a) Ditado-exercício

    b) Leitura com observância das palavras cuja grafia que o aluno deve fixar

    c) Cópias motivadas

    d) Organização de cartazes com a relação das palavras cuja grafia esteja sendo objeto de estudo. Emprego dessas palavras em sentenças e ditados.

    e) Auto-ditado

    f) Ditado-prova

    g) Jogos específicos.

Observação importante:
Esta lista de forma alguma está completa; serve no entanto como um guia básico e dependendo da criatividade do professor, muitas outras situações poderão ser acrescentadas.


Fonte:
Centro de Pesquisas o Orientação Educacionais da S.E.C. do RS. - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você será sempre bem-vindo aqui!!!