quinta-feira, 10 de setembro de 2009

PROJETO MEIO AMBIENTE

VIVO DO LIXO - HISTÓRIA EM QUADRINHOS
PROJETO INTEGRADO:
I – CARACTERIZAÇÃO
OBJETIVOS:
• refletir sobre o equilíbrio necessário para a preservação da vida no planeta;
• conhecer, pesquisar e utilizar os elementos da comunicação visual.
ÁREAS ENVOLVIDAS: Arte, Língua Portuguesa.
ESTRATÉGIAS DE TRABALHO: discutir coletivamente o tema da história e produzirindividualmente, a partir das informações coletadas nas entrevistas.
PAPEL DO PROFESSOR:
• ler e discutir os temas no Caderno do Aluno: “A Embalagem e o Ambiente”;
• propor aos alunos um passeio pelo bairro e se possível uma visita ao lixão;
• fornecer informações e recursos para a montagem das histórias;
• acolher idéias e sugestões trazidas pelos alunos;
• fazer registro sobre o trabalho.
PAPEL DOS ALUNOS:
• participar das atividades com interesse, sugerindo e ouvindo as opiniões dos colegas;
• pesquisar elementos para criar suas histórias;
• registrar dados para melhor elaboração do seu trabalho.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: papéis, lápis de cor, canetinhas hidrocor, caneta fina pretapara contorno e color set colorido, para a capa do livrinho.
DURAÇÃO MÍNIMA: 8 aulas
II – ORGANIZAÇÃO E DESCRIÇÃO DAS AÇÕES
Informados e sensibilizados pelas entrevistas realizadas no Projeto “Vivo do Lixo”,iniciar a montagem dos trabalhos.
Processo de criação das histórias:
a) pesquisar e apreciar nas revistas em quadrinhos, recursos gráficos, expressõesfisionômicas, identificando personagens e ambientes;
b) montar um roteiro para suas histórias;
c) subdividir as histórias em cenas ou quadros, definindo gestos e diálogos;
d) programar paginação;
e) escolher a técnica de pintura, respeitando a unidade cromática;
f) contornar as imagens e os quadrinhos com a caneta fina preta;
g) fazer montagem de livrinhos com as histórias.
3
III – CULMINÂNCIA
Expor os livrinhos na escola para apreciação, convidando a população, as ONGs erepresentantes do Poder Público responsáveis por questões ambientais.
Nesse evento, pode-se apresentar pequenas dramatizações de suas histórias.
Outra sugestão seria uma minibiblioteca itinerante entre as escolas.
IV – AVALIAÇÃO
Antecedendo a avaliação, definir com clareza os pontos de chegada e os critériosdesejados, relacionando-os com os objetivos e as ações propostas no projeto.
Acompanhar todo o desenvolvimento das atividades investigando e analisando com osalunos seus avanços e dificuldades, levando em conta não só os resultados do produtorealizado, mas também o que ocorreu durante o processo.
O professor deve dar tempo para as crianças familiarizarem-se com as ações, fazendoavaliação contínua e percebendo se dominam cada etapa do trabalho.
Propor uma auto-avaliação, orientada para desenvolver a reflexão do aluno sobre seudesempenho.
V – REGISTRO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Fazer o registro de todo o processo de criação das histórias em quadrinhos.
Anotar as dificuldades, os relatos e as dúvidas dos alunos. Observar se as aulas foramsuficientes, se o espaço de trabalho foi adequado e bem organizado.
As informações, os procedimentos, as técnicas usadas deram suporte para a criação dashistórias? Como foi o resultado dos conteúdos artísticos e objetivos trabalhados? Amontagem dos livrinhos foi bem orientada?
Tais registros desempenham papel importante na avaliação e no desenvolvimento dotrabalho, constituindo-se em fontes e recursos que ajudam a enriquecer suas aulas.
VI – INTEGRAÇÃO DE ÁREA DE CONHECIMENTO
LÍNGUA PORTUGUESA
Orientar os alunos na redação dos textos.

http://www.tetrapak.com.br

OBSERVAÇÃO: ESTE PROJETO É PARA TODAS AS LEITORAS QUE ME ESCRREVE PEDINDO PROJETO COM ESTE TÍTULO EM ESPECIAL PRA MINHA AMIGA FLÁVIA
COM CARINHO.

Um comentário:

  1. Oi Ailce, como estamos na semana farroupilha comecei a pensar nos regionalismos e fiquei imaginando se não poderiamos realizar um projeto de integração de nossos alunos. Eles poderiam se corresponder por e mail (ou carta?) As diferenças na linguagem de nossas regiões são bem marcantes e eles teriam a oportunidade de fazer esta troca. O que tu acha de etapa VII(ultimo ano do fundamental)? Acho que "este trem ia ficar tri legal tchê!" Bjoooooo

    ResponderExcluir

Você será sempre bem-vindo aqui!!!